Como utilizar a inteligência de dados no trade marketing?

trade marketing

Produtos inovadores, atendimento personalizado e experiências impactantes são apenas algumas das diversas estratégias que as empresas estão buscando para conquistar clientes. No entanto, o que fazer quando o foco do negócio é mais voltado para o B2B? O trade marketing é um caminho interessante e que pode trazer resultados impactantes para as empresas que atuam neste mercado.

O principal objetivo do trade marketing é criar demandas para um produto entre os parceiros da cadeia de suprimentos (supply chain), como varejistas e atacadistas, por exemplo. Porém, com a evolução da tecnologia e o uso frequente de dados em diferentes áreas, não podemos mais olhar para essa estratégia da mesma forma. 

Então, como é possível conectar o monitoramento, a análise e o monitoramento de dados ao trade marketing e que tipo de resultados essa iniciativa pode trazer para o seu negócio? Confira a resposta a seguir!

O que é trade marketing?

Trade marketing é uma área que tem como principal objetivo aumentar a procura e a venda de produtos entre distribuidores, atacadistas e varejistas e não apenas para consumidores finais. Esse conceito visa criar valor para toda a cadeia de suprimentos, desde o fabricante até o varejista que comercializa os produtos nos pontos de venda (PDVs). 

Entre as suas estratégias estão as campanhas promocionais, merchandising, demonstrações de produtos em PDVs, descontos em preços e ações promocionais, co-branding e até treinamentos para os varejistas.

Cada uma dessas iniciativas é fundamental para gerar reconhecimento da marca entre aqueles que fazem a ponte entre a marca e o consumidor final, gerando maior demanda para os seus produtos.

Por que o trade marketing é importante para as empresas?

Segundo uma pesquisa realizada pela Social Miner, 49% dos consumidores planejam misturar as oportunidades de compra online e off-line. 

A conexão entre os mundos físico e digital mostram que os clientes já têm a experiência omnichannel na mente e, por isso, as marcas precisam se preparar para oferecer essa jornada com a máxima eficiência. Neste cenário, o trade marketing faz diferença.

Essa vertente é fundamental para os fabricantes estabelecerem relacionamentos consolidados com os seus parceiros de negócio. Ao aproximar essa relação é possível aumentar as vendas, ampliar a participação de mercado e ainda obter uma lucratividade maior. 

Do lado dos varejistas, o trade marketing ainda dá a oportunidade da sua marca se diferenciar dos concorrentes ao oferecer produtos e promoções exclusivas e mais atraentes. No entanto, isso só é possível com as informações certas que, por sua vez, vão nutrir a estratégia para tomadas de decisão muito mais inteligentes. 

Como criar um planejamento de trade marketing para a sua empresa?

Os dados captados de forma qualitativa e inteligente são o combustível para que a estratégia de trade marketing acelere os resultados. Veja a seguir os passos necessários para elaborar um bom planejamento de trade na sua empresa e você vai entender do que estamos falando aqui:

Entenda o mercado

Faça uma análise criteriosa do seu mercado de atuação. Observe o quanto a empresa já explorou do potencial existente dentro desse segmento e, inclusive, compare essas iniciativas com o que foi feito pelos seus concorrentes.

Conheça a cadeia de distribuição

Procure entender as necessidades dos seus clientes e como a sua cadeia de distribuição atua para atenuar esses problemas. Entenda como a sua empresa pode apoiar lojistas ou distribuidores para conquistar clientes e engajar o público final. 

Estabeleça critérios para seus parceiros

Conhecer o seu parceiro estratégico é tão importante quanto conhecer o seu cliente. Ao entender quais são as oportunidades, crie programas de reconhecimento pelos resultados do PDV e traga os parceiros que dão conta do recado para perto. 

Defina métricas e indicadores de desempenho

Objetivos e metas devem estar alinhados aos planos de ação da sua empresa e com as métricas e indicadores de desempenho. Dessa forma,as tomadas de decisão se tornam muito mais inteligentes e assertivas, pois tem base em dados concretos e contextualizados. 

Prepare a equipe, ofereça estrutura

Analisar o desempenho dos colaboradores e os processos da área de distribuição vai ajudar a entender melhor onde os investimentos devem ser feitos. Seja na capacitação e preparação dos profissionais ou na aquisição de ferramentas, equipamentos e novas tecnologias. Com essa informação em mãos, fica mais fácil definir os próximos passos e evoluir sua estratégia.

Aproxime marketing e vendas 

Quando as áreas de marketing e vendas trabalham juntas, os negócios que atuam no setor potencializam seus resultados, pois é simples de decifrar o que o cliente quer e oferecer essa solução para ele. Crie objetivos e metas em conjunto e aproxime os times dentro de um mesmo propósito. A experiência do consumidor se tornará muito melhor e os resultados vão aparecer.

Onde entram os dados na estratégia de trade marketing?

Mesmo que o trade marketing seja um conceito tradicional, não podemos olhar para ele da mesma forma. Existem diversas ferramentas de monitoramento, levantamento e análise de dados que tornam o processo muito mais ágil e inteligente. 

Vale ressaltar que o auxílio da tecnologia ajuda a agilizar o processo de trade marketing e tornar a área muito mais estratégica. Outro ponto positivo é que as decisões sobre comportamento, região, horários de pico, audiência, público e muitas outras informações se tornam mais lógicas e menos experimentais para o negócio.

Lembrando sempre que a tecnologia é uma ferramenta. Para extrair o máximo do seu potencial, as equipes devem estar preparadas para utilizá-la e, assim, captar, processar e analisar grandes volumes de dados. Em outras palavras, olhar para a inovação e tecnologia é fundamental para a evolução da área dentro da sua empresa. 

Monitoramento, inteligência e resultados

O trade marketing é uma estratégia eficiente, pois amplia a atuação e a presença da marca para além do consumidor final, complementando outras áreas como o marketing digital e o marketing tradicional, como o conhecemos.

Foto de Knewin

Knewin

Os artigos do blog da Knewin fazem parte do maior portal de gestão de reputação no Brasil e são produzidos pelo nosso time de Marketing. Atuando no mercado desde 2011, reunimos mais de 14 anos de experiência para oferecer conteúdos sobre gestão de reputação, gestão de crise, exposição de marca, monitoramento de mídia, mercado, tendências e concorrentes — sempre com foco em apoiar profissionais de comunicação na tomada de decisões estratégicas.

Assine nossa Newsletter

Receba e-mails com novos conteúdos