Dashboard: como interpretar dados de comunicação com eficiência?

Mais do que monitorar o maior número de canais disponíveis ou captar o máximo possível de dados em diferentes plataformas, é importante que a equipe de comunicação saiba o que fazer com todas essas informações. Em mercados cada vez mais competitivos, contar com um dashboard simples, interativo e ágil pode garantir uma boa vantagem competitiva para a empresa. 

Afinal, não existe inteligência em comunicação se não soubermos planejar as ações com o apoio dos dados, certo? Nos próximos parágrafos, vamos falar um pouco mais sobre os dashboards e por que essa tecnologia é fundamental para buscar resultados cada vez melhores. Acompanhe!

Qual é o significado de dashboard e como a tecnologia funciona?

Dashboard é um termo em inglês para descrever o painel de controle. É um quadro que organiza de forma visual todas as informações, métricas, indicadores e dados relevantes com origem no monitoramento de determinada ação. Os dashboards podem reunir comentários em redes sociais, horas trabalhadas pela sua equipe, menções da marca na empresa e mais.

Nesse quadro interativo estarão os números relevantes para a estratégia de negócio e para o alcance dos objetivos de uma empresa. Algumas plataformas, inclusive, já contam com o apoio da Inteligência Artificial para oferecer insights ou apontar soluções para determinadas situações que uma empresa está passando no momento. 

Por isso, usar dashboards é essencial para a rotina corporativa, já que agiliza processos e ajuda a atender as demandas de cada organização e setor. A partir das informações que estão no dashboard, as lideranças têm uma visão mais clara dos desafios e podem tomar decisões de forma mais inteligente, assertiva e segura. 

Como interpretar dados de comunicação de forma mais eficiente?

Existem alguns pontos que não podem ser deixados de lado se a empresa pretende usar os dados em sua estratégia de comunicação com o apoio de dashboards. 

Vale destacar que o monitoramento e a tecnologia são partes importantes no processo, mas a inteligência para estabelecer as métricas de acompanhamento e o que fazer com as informações levantadas é essencial para um trabalho mais estratégico.

Veja algumas dicas que a nossa equipe de especialistas separou a seguir:

  • Entenda as necessidades do seu projeto

O primeiro passo para otimizar o uso do seu dashboard é entender os objetivos do projeto e definir o que você precisa para chegar lá. Quais são os dados necessários? Como eles podem ser segmentados dentro da plataforma? O que eu quero que a tecnologia me entregue, otimizando processos burocráticos? 

Todas essas respostas vão auxiliar na hora de usar dados na estratégia de comunicação. Esse cuidado permite definir quais informações você deseja que apareçam em seu dashboard, oferecendo conteúdo para criar indicadores relevantes para o objetivo da estratégia.

  • Defina as palavras-chave monitoradas

O segundo passo rumo à comunicação orientada por dados é a escolha de palavras-chave estratégicas para a marca que você gerencia. Esta etapa faz toda a diferença, pois muitas informações valiosas estão no digital.

Por exemplo, se você deseja entender o posicionamento da concorrência, categorize o assunto por empresas, campos de atuação, entre outros temas. Assim, vai ficar mais fácil visualizar quais termos são relevantes para pesquisar e monitorar no meio digital.

  • Conte com uma ferramenta que tenha um design simples e seja fácil de acessar

Existem diferentes tipos de tecnologia, com diversos objetivos. No entanto, é importante escolher algo que faça mais sentido para o dia a dia da sua equipe de comunicação. Elas devem ser fáceis de acessar por diversas plataformas, além de ter uma visão clara, didática e com gráficos detalhados, além de padrões de cores corretos para melhor navegabilidade. 

Outros pontos técnicos que podem fazer a diferença é a periodicidade e agilidade de atualização da ferramenta, além do apoio da Inteligência Artificial para segmentar informações e até oferecer soluções para problemas menos complexos. 

Esse apoio será fundamental para ganhar agilidade e assertividade no processo de monitoramento e resposta.

Por que usar um dashboard na sua estratégia de comunicação?

Para obter os indicadores de desempenho mensais da empresa e apresentá-los para a sua equipe. 

Quando uma empresa faz o monitoramento de diferentes canais de conteúdo e relacionamento, como imprensa, redes sociais, influenciadores e comunicação interna, é importante acompanhar em tempo real tudo o que acontece para responder rapidamente às exigências de mudança.

No entanto, criar planilhas e gráficos toda vez que conseguir novas informações leva muito tempo e pode gerar atrasos em outras demandas. Com o dashboard tudo fica muito mais fácil. 

As informações são atualizadas em certos períodos e rapidamente consolidadas em um único painel, otimizando o tempo e obtendo o resumo do desempenho das áreas e do seu negócio. Dessa forma, identificar problemas, analisar situações e acompanhar processos de forma eficiente se torna mais simples, possibilitando uma visão mais clara e transparente sobre tudo o que acontece na empresa.

Veja por que implementar o uso de dashboards no dia a dia da sua equipe de comunicação:

  • Auxilia na tomada de decisões e agiliza processos internos;
  • Melhora no desempenho e mais transparência de informações;
  • Otimização de tempo e recursos para a empresa;
  • Alinhamento estratégico fica mais fácil, pois ele integra as áreas;
  • Organização de informações, tudo fica reunido em um só lugar;
  • Participação e integração colaborativa, pois melhora o engajamento e a comunicação interna.

Contar com dashboards traz a colaboração para a tomada de decisões de forma clara e efetiva e suas vantagens no momento da análise de indicadores são absolutamente didáticas e eficazes.

Dashboards ajudam a analisar para crescer de forma inteligente e assertiva

Os dados e informações são os bens mais preciosos que uma companhia pode ter. Pensando nisso, é fundamental investir em uma boa tecnologia de visualização, organização e análise de dados. 

Os dashboards podem fortalecer o engajamento entre empresas e colaboradores, além de apresentar informações de forma objetiva e transparente.  A grande questão, no entanto, está em apostar na melhor solução para a sua empresa. 

A base para a Cultura Data-Driven, contar com um bom dashboard pode fazer toda a diferença para o seu negócio. Pense nisso.