Desafios profissionais na assessoria de imprensa: 5 obstáculos

A assessoria de imprensa digital é uma área cheia de desafios profissionais. Se você trabalha com Comunicação, provavelmente sabe que sempre pode “ter uma pedra no meio do caminho”, não é mesmo?

Obstáculos existem. Eles podem ser previsíveis ou não. No entanto, cabe ao assessor de imprensa ficar sempre em alerta para evitar que o estresse seja um companheiro do dia a dia.

Pensando nisso, decidimos elaborar este post para mostrar a todos os assessores de imprensa quais são os principais obstáculos que podem aparecer pelo caminho. Ficar atento a esses empecilhos é uma forma de manter a reputação profissional estável e conquistar um cliente satisfeito.

5 desafios profissionais que todo assessor deve prestar atenção

A lista de desafios profissionais na assessoria de imprensa é grande, principalmente pelo crescimento do uso do meio digital. O que antes era mais fácil de controlar, hoje está instantâneo.

Para sobreviver ao caminho cheio de obstáculos do meio digital, o assessor de imprensa precisa estar sempre com o alerta ligado. Isso ajuda a evitar possíveis problemas que possam aparecer.

Dos obstáculos encontrados pelo caminho da assessoria de imprensa, selecionamos 5 que podem ser aquele detalhe que as pessoas esquecem que está ali. Fique atento a esses desafios profissionais para preservar a tranquilidade em sua rotina.

 

  • Surpresas nos aspectos financeiros

 

Quando o assessor de imprensa fecha o contrato com o cliente e elabora o planejamento de comunicação, é preciso ter em mente a verba que vai ser destinada para as estratégias.

Seja em Facebook ads, Google ads, investimento em eventos ou qualquer outro tipo de estratégia, o assessor de imprensa precisa ter noção da verba que o cliente vai investir no serviço de comunicação.

O problema é que, muitas vezes, isso pode fugir do controle do assessor e se tornar um dos desafios profissionais encontrados pelo caminho.

Pode ser que o cliente tenha um imprevisto financeiro e tenha de diminuir a verba destinada ao serviço de comunicação. Portanto, nesta hora não se desespere. Saiba que você tem o planejamento de assessoria a seu favor. Modifique-o com sabedoria. Além disso, valorize o preço do seu trabalho.

 

  • Cronograma impossível

 

Outro obstáculo enfrentado pelos assessores de imprensa pode ser chamado de autossabotagem. Sim, porque está relacionado à elaboração do planejamento de assessoria de imprensa.

A criação de um cronograma impossível é um dos desafios profissionais que selecionamos porque tem a ver com a ideia de eficiência no dia a dia. Isso é um pensamento equivocado.

Querer mostrar resultados para o cliente com um cronograma cheio de coisas que precisam ser entregues na semana que vem não é eficiência. É querer comprometimento da rotina.

Você já parou para pensar se consegue executar as estratégias no deadline proposto? Questione-se sobre isso para evitar estresse e um cliente insatisfeito no futuro.

 

  • Porta-voz despreparado

 

Outro exemplo dos desafios profissionais da assessoria de imprensa já foi abordado diversas vezes aqui no blog. Porta-voz despreparado significa crise de imagem.

Afinal, quando o representante fala algo sem pensar (nas mídias sociais ou no meio físico), pode dar abertura para diversas formas de interpretação.

As pessoas estão cada vez mais atentas à forma como as empresas se posicionam com o público externo. Quando o porta-voz não tem noção disso, a turbulência se aproxima.

Como evitar que isso aconteça em sua rotina da assessoria de imprensa? É bem simples. Mostre para o cliente a importância do investimento em media training.

O treinamento de imprensa é essencial para que o representante aprenda a forma mais eficaz de se apresentar aos públicos de interesse, evitando que as palavras comprometam a reputação da empresa.

 

  • Notícias negativas

 

Nosso quarto obstáculo no caminho da assessoria de imprensa deixa os profissionais estressados. Notícias negativas significam aproximação de crise.

Primeiro, entenda que nem sempre é possível controlar a forma como a imprensa vê a marca e como vai ser a repercussão disso. O importante é que o assessor de imprensa sempre esteja de olhos nos conteúdos noticiosos, para se antecipar e elaborar estratégias capazes de reverter a situação.

Para fazer isso, é mais simples do que você imagina. Invista em uma ferramenta de monitoramento de notícias. Um exemplo é o NewsStream. Claro que existe o Google e seus alertas. No entanto, isso significa trabalho manual e chances de furos no clipping.

A ferramenta de monitoramento de notícias otimiza o processo de clipping e ajuda a manter a rotina do assessor de imprensa mais tranquila e mais estratégica.

Portanto, lembre-se disso da próxima que for realizar o clipping do cliente de forma manual. Pense em quanto tempo você pouparia com uma ferramenta profissional capaz de otimizar esse processo.

 

  • Estratégias mirabolantes

 

O último dos desafios profissionais que selecionamos para este artigo tem a ver com as ações executadas pelos assessores de imprensa.

Assim como a elaboração de um cronograma recheado de deadlines impossíveis, as estratégias para o cliente, em alguns casos, tendem a ser mirabolantes.

Por que isso acontece? Simplesmente pelo simples fato de que os profissionais acreditam que quantidade é melhor que qualidade. Não esqueça que não é bem assim que a área da comunicação funciona.

Estratégias de assessoria de imprensa precisam ser estratégicas e (muito importante) realizáveis. É preciso “manter os pés no chão” para evitar que as coisas não saiam como planejado.

Para conhecer outros obstáculos na área da comunicação, sugerimos o download do nosso e-book Muito além do release: desafios do assessor de imprensa digital.

BANNER_comkt-CI-muito-mais-que-release