Não caia em furadas: use a tecnologia para evitar informações falsas e outras farsas da internet

A corrida pela manchete faz com que muitos veículos publiquem informações sem a devida apuração. Você já deve ter visto, por exemplo, a notícia “urgente” da morte de algum artista famoso, como foi o caso do Jô Soares e Sidney Magal e, alguns minutos depois, uma retratação dizendo que houve um erro e a informação estava incorreta. Evitar informações falsas publicadas na internet é uma boa prática que visa minimizar problemas relacionadas à divulgação e credibilidade. Para checar a veracidade de algumas notícias, você pode contar com a ajuda da tecnologia.

Formas de evitar informações falsas na montagem da pauta:

Busca de dados para referência

Se você estiver pensando em utilizar um dado publicado em uma reportagem como base para uma sugestão de pauta, certifique-se de que todas as informações apresentadas ali são verdadeiras e se tiveram a correta interpretação. Como fazer isso? Vá na fonte. Relatórios e dados geralmente são divulgados por entidades, e elas mantém essas informações em seus sites. Utilize a comodidade da internet para ir atrás e ter certeza que tem a informação correta em suas mãos.

Se não for possível chegar a fonte, como é o caso da divulgação de informações exclusivas, fique atento para quem é a fonte da matéria (e se ela existe mesmo), sua posição na empresa ou entidade.

Mas você pode pensar “é claro que um jornalista não publicaria uma dado errado”. Não, ele não faria isso voluntariamente, mas erros e problemas de revisão podem ocorrer. Um exemplo disso é quando o jornal recebe notícias de agências internacionais e precisa traduzir. Enfim, é sempre melhor ter certeza do que remediar mais tarde!

Múltiplas fontes

Outro passo importante para evitar informações falsas, especialmente quando elas são encontradas na internet, é checar se os dados foram publicados por outras fontes. Quantas vezes já não recebemos informações de suspensão de benefícios fiscais, mudanças na legislação e até morte de artistas famosos, que se revelaram falsas após algumas horas. Para evitar isso, e a consequente perda de tempo e credibilidade, procure pelo tema em veículos de confiança. Utilizando uma ferramenta de clipagem, você pode buscar o termo desejado e ter, em poucos segundos, informações de veículos de todo o mundo.

Sim, alguém tem que ser o primeiro, mas tenha certeza de que o furo possui um bom processo de apuração e fontes confiáveis na matéria.

Sites especializados em desmentir informações falsas

Existem alguns sites, geralmente mantidos por jornalistas, que se dedicam apenas a desmentir boatos e informações falsas. São eles:

Todos os profissionais estão sujeitos às farsas da internet, mas evitar informações falsas se tornou simples com o auxílio da tecnologia.

Você usa algum outro recurso para evitar informações falsas? Conte para nós nos comentários!