Ferramentas de assessoria de imprensa que você deveria conhecer

ferramentas de assessoria de imprensa

A convergência entre internet e tecnologia abriu um novo leque de possibilidades para profissionais de comunicação e marketing. Mas um ponto que vale ser destacado é que tecnologia e conectividade também propiciaram o desenvolvimento de novas ferramentas de assessoria de imprensa. Elas podem apoiar a rotina atribulada de quase todo assessor de imprensa em atividades como organização, pesquisa, redes sociais e e-mail.

Essa evolução trouxe mudanças significativas, mesmo para aquelas empresas que ainda atuam com recursos “tradicionais” como releases em formato de texto e follow up telefônico, por exemplo. Hoje, podemos contar com uma série de novos formatos de mídia, como: artigos e releases otimizados com técnicas de SEO, spots de áudio, vídeos-release, infográficos e vários outros.

Selecionamos algumas ferramentas de assessoria de imprensa, entre opções pagas e gratuitas, para você avaliar o que mais se encaixa  na realidade da sua agência!

Ferramentas de assessoria de imprensa: dicas

  1. Organização

Soluções para organização têm um papel fundamental na otimização do tempo, seja individual ou da equipe, além de auxiliar na gestão de atividades. Nesse sentido, o Trello – ferramenta de gerenciamento de projetos em formato de listas – pode auxiliar o trabalho do assessor ao realizar a organização de fluxos e gestão de processos, substituindo facilmente trocas de e-mails e planilhas, em um layout de fácil usabilidade e intuitivo. Uma vantagem é que o Trello pode ser usado individualmente ou por várias integrantes de uma equipe ao mesmo tempo. A ferramenta é oferecida em duas versões: gratuita com acesso a várias funcionalidades ou paga, com planos Business Class e Enterprise.

  1. Pesquisa

Pesquisa é uma atividade essencial em todo o trabalho de assessoria de imprensa, tanto na produção de conteúdo quanto na busca por referências para pautas, títulos, sinônimos, fontes, palavras-chaves, entre outros. O Google não é uma alternativa para monitoramento de notícias, mas é uma plataforma que oferece ferramentas que apoiam em pesquisas, além da possibilidade de realizar buscas avançadas.

No entanto, vamos destacar outra ferramenta: o Google Trends, uma solução que identifica os termos mais populares recentemente. Por meio de gráficos, ele mostra a frequência que determinado termo é buscado a partir de alguns filtros como região e idioma. A ferramenta é gratuita e apresenta um ranking com os termos mais buscados de acordo com o dia da semana, identificando uma imagem relacionada ao termo e a quantidade média de pesquisas realizadas.

  1. Mídias Sociais

Todos os dias somos surpreendidos por novas redes sociais ou novas funcionalidades nas mídias já existentes, mas uma em especial vem se despontando entre os usuários online, o Facebook Live. Essa ferramenta permite que a pessoa faça vídeos com transmissões ao vivo, via streaming. Além de ajudar a se conectar com os seguidores da empresa e engajar o público, ela permite conquistar novos seguidores. Os usuários recebem uma notificação toda vez que você entrar ao vivo e a utilização é gratuita. Para saber mais, o Facebook disponibiliza uma página com FAQ e um formulário.

  1. E-mail

Algumas pessoas pensam que o uso de e-mails está com os dias contados, mas não se engane! Inserir os e-mails na sua estratégia de comunicação continua sendo uma das melhores formas de se comunicar e fidelizar seu público-alvo. Há várias soluções bem conhecidas no mercado como o MailChimp (planos gratuito e pagos) e RD Station (planos pagos). Contudo, hoje vamos falar sobre o E-Goi, solução que é usada por grandes empresas como Banco do Brasil, Roche, Fnac, entre outros. A plataforma conta com facilidades, como: editor de newsletters, emissão rápida de relatórios, integração com redes sociais e suporte técnico em português. Além disso, o E-Goi permite personalização de campanhas, realização de testes A/B e gestão de banco de dados. Há planos para envios ilimitados, mensais e até pré-pagos.

Confira aqui no blog mais dicas sobre como aumentar a eficiência no trabalho de comunicação. Já utiliza diferentes ferramentas de assessoria de imprensa na sua agência? Compartilhe conosco nos comentários!

Conheça 12 ferramentas incríveis para produção de conteúdo digital que otimizam sua rotina