À procura do case perfeito: passos para encontrar uma fonte jornalística para a sua pauta

Encontrar um bom case pode ser um desafio, seja para o repórter de redação ou para o assessor de imprensa. A fonte jornalística deve atender a alguns critérios para ser considerada boa, e muitas vezes esses critérios são os mesmos para a construção de uma sugestão de pauta ou de uma reportagem. São eles:

  • Dados: um bom case tem dados que demonstram ou sustentam uma afirmação, geralmente a que está embasando a pauta. Se você quer dizer que a solução do seu cliente ajuda a aumentar o faturamento de uma empresa, então traga um caso onde aconteceu exatamente isso!
  • Relevância: o tema abordado pela sua pauta deve ser relevante. O case deve ser visto como algo de valor para o público do veículo selecionado pelo assessor de imprensa.
  • Impacto: A história contada deve ser capaz de impactar positivamente o jornalista, e o leitor por consequência. Trazer uma história emocionante, uma nova solução, uma saída diferente para um problema cotidiano são exemplos de cases com potencial de impacto.

Parece relativamente simples, mas encontrar uma fonte jornalística que satisfaça a esses critérios pode ser um desafio, seja por clientes que não entendem a importância dessas informações ou pela falta de acesso a dados importantes. Mas temos algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa.

Fonte jornalística: Passo a passo

1 – O primeiro passo para encontrar a fonte jornalística é saber sobre o que será a sua pauta. Para isso, você pode pesquisar tendências do mercado utilizando ferramentas de clipagem, analisar as últimas inserções na mídia ou até procurar mudanças de legislação e impostos.

Outro ângulo a ser trabalhado no caso da construção do case é baseá-lo em alguma solução do seu cliente, um diferencial do produto ou o resultado que ele promove. Coverse periodicamente com ele para entender possíveis oportunidades de pautas. Estar antenado com as novidades do seu cliente também permite que você o torne case de uma pauta enviada pelo próprio jornalista.

2 – De acordo com os dados e objetivos levantados no passo #1, você terá uma “lista de necessidades” para escolher o seu case. Ou seja, o case ideal para a sua pauta deve ter números expressivos para o segmento de atuação, como faturamento anual, número de clientes atendidos, etc. Ao escolher essa fonte jornalística, também é importante  verificar a localização geográfica, para construir cases regionais.

3 – Se tudo der certo, no terceiro passo você já conseguiu escolher a sua fonte jornalística! Agora é fazer contato, apurar as informações, verificar disponibilidade para falar com o jornalista e construir o case.

4- Ter um fonte preparada para conceder entrevistas e reafirmar os dados/informações que estão na pauta. Não adianta conseguir vender a pauta se durante a entrevista o cliente não conseguir reafirmar os dados, ou parecer pouco embasado perante o jornalista. Treinar o cliente para atender a imprensa corretamente e ser uma fonte boa jornalistica é fundamental. Repasse a pauta e dê o viés correto para seu cliente.

Case perfeito?

O case perfeito pode demorar para ser criado, e muitas vezes demanda muita paciência, tempo e dedicação para fazê-lo acontecer. Mas é uma boa estratégia para conquistar espaço em veículos relevantes para o segmento do seu cliente.

Você já teve dificuldade em encontrar uma fonte jornalística e construir um case? Conte a sua experiência e as dificuldades nos comentários!