Por que mensagem-chave é importante para a imagem empresarial? Entenda

Uma das missões dos assessores de imprensa é cuidar da imagem empresarial do cliente. Isso é feito a partir da elaboração e da execução de um ótimo plano de comunicação.

Dentro dessa estratégia, encontramos uma etapa conhecida como criação de mensagens-chave.

Essas mensagens são essenciais para o crescimento de uma marca, bem como para a conquista de novos consumidores. Se você não sabia que essa tarefa era tão importante, está na hora de mudar seu pensamento e aprender a estruturar discursos assertivos para a empresa de seu cliente.

Mensagens-chave são guias para a manutenção da imagem empresarial em assessoria de imprensa

A elaboração de mensagens-chave é uma etapa indispensável do planejamento de assessoria de imprensa. Afinal, isso vai ser um guia para conquistar as metas desejadas pelo cliente. Além disso, vai ajudar a criar consistência na imagem empresarial.

Para você ter noção, as mensagens-chave ajudam na criação de narrativas, na consolidação da imagem da marca e na opinião do público de interesse, entre outros aspectos essenciais para o trabalho do assessor de imprensa.

Elas vão nortear toda a estruturação de estratégias para o cliente. Pense em storytelling, elaboração de releases, envio de newsletter e gerenciamento de mídias sociais. Todas essas táticas vão ser regidas pelas mensagens-chave.

Existem dois tipos de mensagens que ajudam na manutenção da imagem empresarial do cliente. O primeiro é formado pelas frases de posicionamento, que são estruturadas para mostrar como a empresa se encaixa no mercado. Elas são bem elaboradas e focam em algum objetivo que a marca deseja alcançar.

O segundo tipo de mensagens-chave é formado por sentenças dinâmicas. Essa categoria envolve campanhas avulsas. O conteúdo e o significado delas depende das ações e dos públicos de interesse envolvidos. Elas são mutáveis dependendo do que o assessor de imprensa estruturou.

Entender que a mensagem-chave é fundamental para a reputação da imagem do cliente não é algo complicado.Talvez o mais desafiador seja saber como estruturar essa tarefa. Vamos te ajudar com isso.

4 etapas para criar mensagens-chave imbatíveis para a imagem empresarial do cliente

Estruturar as mensagens-chave da empresa do cliente não é uma tarefa impossível. No entanto, exige olhar aguçado, e é algo que o assessor de imprensa consegue realizar se tiver determinado conhecimento.

Separamos a estruturação de mensagens-chave para a imagem empresarial do cliente em 4 etapas. Confira nossas dicas e não deixe essa tarefa de lado no planejamento de assessoria de imprensa.

1. Converse com o cliente

O primeiro passo para cuidar da imagem empresarial do cliente é sentar e conversar com o assessorado sobre os objetivos da marca. Isso é fundamental para anotar pontos que são relevantes para as mensagens-chave.

Se o assessor de imprensa não valorizar essa etapa, provavelmente o trabalho vai ser comprometido. Além disso, os resultados entregues serão limitados.

Portanto, abra o canal de comunicação e ouça seu cliente. Mantenha o olhar perspicaz. Além disso, não fique com dúvidas em relação aos objetivos da empresa. Isso pode gerar ruídos na hora de elaborar as mensagens-chave.

2. Preocupe-se com clareza e concisão

Depois de conversar com seu cliente e entender as metas da empresa, é hora de começar a estruturar ideias para mensagens-chave. Esse passo é fundamental para garantir estabilidade na imagem empresarial do assessorado.

Neste momento, preze por dois aspectos: clareza e concisão. Eles são essenciais para estruturar mensagens-chave imbatíveis para o cliente. Essas duas características ajudam a evitar que existam ruídos na comunicação.

Se precisar de ajuda, vamos te deixar uma dica. Pense em tudo que seu cliente falou sobre as metas e objetivos. Transforme isso em 3 sentenças que definam a marca em 3 quesitos.

O primeiro é relacionado ao diferencial da empresa, o segundo tem relação com o posicionamento da marca no mercado e o terceiro aborda como o negócio do assessorado afeta ou influencia o público de interesse.

3. Crie mensagens consistentes

As mensagens-chave que o assessor de imprensa cria para o cliente precisam respeitar mais um critério: consistência. O que isso significa? As ideias precisam se encaixar em todos os serviços de comunicação: interna e externa.

Mídias sociais, releases, newsletters, site, comunicação com colaboradores e relacionamento no mundo offline são alguns exemplos. Todas essas áreas precisam se encaixar nas mensagens-chave da empresa.

Isso é fundamental para manter comunicação integrada. Ou seja, quando o assessor de imprensa se preocupa com consistência, as chances de ruídos na comunicação diminuem muito.

4. Reveja as mensagens com periodicidade

Por último, mas tão importante quanto, temos uma dica valiosa. Reveja as mensagens-chave após um período estipulado. Isso é fundamental para analisar se as ideias realmente fazem sentido.

Às vezes, isso é necessário para evitar possíveis crises de imagem empresarial. Rever as mensagens-chave é algo que o assessor de imprensa precisa fazer com muita calma e perspicácia. Não deixe isso de lado!

Se for preciso, converse com o cliente e reestruture as mensagens-chave. A empresa assessorada só tem a ganhar com essa atitude.

Como a elaboração de mensagens-chave é um passo da estruturação de um plano de comunicação, sugerimos que você faça o download do nosso e-book Planejamento de assessoria de imprensa: 8 passos para uma estratégia imbatível para se aprofundar no assunto.

planejamento de assessoria de imprensa banner