Mudando de lado: como iniciar na assessoria após sair de uma carreira em redação

Planejamento diário da estratégia de comunicação e divulgação para a imprensa se tornaram parte do dia de muitos jornalistas. Com o enxugamento das redações — foram 1.400 demissões só no ano passado — repórteres que trabalharam por anos em veículos de imprensa estão mudando de lado. Após saírem da redação, muitos jornalistas optam por iniciar na assessoria.

Estes profissionais estão habituados  a outra visão de jornalismo, que é mais hard, com coberturas jornalisticas, entrevistas constantes, reuniões de pautas e recebimento de sugestões de assessores.   Para atuar do outro lado, eles precisam, portanto adequar-se  às particularidades da assessoria de imprensa. Além de cuidar da imagem do cliente, o jornalista que exerce a função de assessor se torna responsável por colaborar com o trabalho do repórter. A parte boa é que, como o jornalista já esteve do outro lado, carrega consigo experiencias referentes a relação entre assessor e repórter.

Antes de sair das redações

Você deve começar a se preparar antes mesmo de sair do seu emprego atual. Com um mercado de comunicação cada vez mais complexo, garantir uma boa reserva financeira antes de optar pela troca de área é fundamental. Reserve, pelo menos, uma quantia que possa lhe sustentar por seis meses. Assim, você terá garantia e tranquilidade na transição de empregos.

Outra dica essencial é ativar uma rede de contatos consistente, ou seja, botar em prática ações de networking. Busque assessorias e empresas para se aproximar e, principalmente, mantenha a boa relação com seus colegas de redação. Se você “mudar de lado”, vai precisar muito deles depois.

Como iniciar na assessoria

Agora que você já preparou o terreno, há dois caminhos distintos que você poderá seguir: entrar em uma assessoria consolidada ou montar a sua própria empresa. Veja abaixo algumas dicas para ambos os casos.

Quero construir carreira em uma assessoria consolidada

Se você optou por entrar em uma assessoria de imprensa, terá de aprofundar o networking , atualizar seu currículo e procurar oportunidades no mercado. Provavelmente, no início você conseguirá colocações em vagas de nível júnior, mesmo que tenha anos de experiência em redação. Pense nisso como o (re)começo da sua carreira. Busque também por posições relacionadas ao seu trabalho atual. Se você é repórter de ciência, por exemplo, faz sentido procurar oportunidades em institutos e assessorias especializadas nessa área.

Outro ponto importante que não pode ficar de fora das dicas é a capacitação e atualização do profissional. Por mais que você tenha relacionamento com redações (e expertise de repórter), existem competências específicas de assessoria de imprensa que deverão ser aprendidas. Aprenda a montar um mailing, organizar um evento para imprensa, direcionar pautas, escrever um artigo de opinião e etc. Lembre-se: há profissionais atuando há anos nesse mercado e que estarão disputando as mesmas vagas que você. Embora ter trabalhado em redação seja um ponto altamente positivo na hora da contratação, saber desenvolver as atividades de assessoria de imprensa é um diferencial. Estude e esteja preparado para enfrentar os desafios que o mercado de trabalho apresenta.

Quero empreender com minha própria assessoria

A parte burocrática para montar uma assessoria de imprensa demanda a ajuda de um contador, que tornará o processo mais rápido e fácil. Para se ter uma noção de como pode ser um processo lento, o tempo para abrir uma empresa no Brasil pode chegar a mais de 100 dias.  Tendo isso em mente, comece a se planejar com antecedência.

Ao abrir uma assessoria própria, o networking será ainda mais importante. Vale a pena você manter boa relação com os colegas de imprensa e com antigas fontes — elas podem se tornar clientes. A capacitação em assessoria de imprensa também é essencial neste caso. Por isso, busque treinamentos e conhecimento em gestão de negócios, marketing e vendas. Essas três aptidões são os pontos fracos de gestores de assessorias e precisam ser estimuladas desde o início. Lembre-se que você não vai ser apenas assessor, mas o gestor de uma empresa.

E aí? Está pensando em iniciar na assessoria? Quais são suas maiores preocupações? Comente!