Mensuração de resultados em comunicação e RP

Dentro das áreas de comunicação e relações públicas a mensuração de resultados é um dos elementos que fazem parte da rotina da maioria dos profissionais.

Para desenvolver e nutrir reputação, organizar o dia a dia das equipes e, até mesmo, para decidir metas futuras, a mensuração é fundamental. 

No entanto, com a evolução acelerada da internet e do meio digital, as marcas e empresas precisaram se adaptar a um novo formato de indicadores e métricas. Por isso, trouxemos alguns pontos de destaque do Webinar Knewin Talks neste artigo.

No evento ao vivo, o CMO da Knewin, Fábio Rios, conversou com Isabela Pimentel, Consultora na Comunicação Integrada Cursos e Soluções e GroupCaliber Brasil, e Suzel Figueiredo, Fundadora e Presidente da Ideafix Pesquisas Corporativas.

Indicadores de vaidade na mensuração de resultados

Na mensuração de resultados, principalmente quando falamos de projetos e entregas online, não podemos ficar presos apenas nas métricas de vaidade.

E quais seriam essas métricas? São indicadores que apenas inflam o ego, mas não contribuem na construção da estratégia da marca. Dentre esses podemos citar: o número de seguidores, as curtidas, os compartilhamentos e muitos outros.

Além disso, saiba que olhar apenas para o dado bruto não é suficiente para compreender os resultados de uma campanha ou projeto.

Afinal, encontramos informações não apenas nos indicadores da performance, mas também nos resultados. Por exemplo, como foi o engajamento? E quanto às conversões? 

Podemos citar ainda os KPI’s, indicadores de performance, que auxiliam os profissionais a entenderem se seus projetos e campanhas estão atendendo metas e objetivos.

A importância do bom planejamento

Planejar é se preparar, tanto para o sucesso quanto para as crises. Em nosso webinar sobre Mensuração de resultados em comunicação e RP, a fundadora e Presidente da Ideafix Pesquisas Corporativas, Suzel Figueiredo, nos apontou 5 elementos para desenvolver um bom planejamento. São eles:

1 – Público

Para uma boa mensuração de resultados, é necessário saber com quem estamos falando e quem é a pessoa que desejamos impactar. Afinal, temos uma pluralidade imensa de pessoas, todas elas com perfis variados. 

Dessa forma, sem definir o público alvo fica difícil desenvolver as próximas estratégias, por exemplo, a forma de linguagem, quais os tipos de campanha que mais impactam esse grupo, em quais plataformas vale a pena investir e muito mais.

2 – Objetivo

Agora que você já tem o seu público, é necessário definir seus objetivos. Gostaríamos de lembrar que um único objetivo não irá atingir a todos.

Assim, é preciso conhecer cada público e definir seus objetivos de acordo com eles. 

Por exemplo: os propósitos que você deseja alcançar com um prospect não são os mesmos que os dos clientes. E manter público e objetivos alinhados auxilia no desenvolvimento das metas, nosso próximo tópico. 

3 – Meta

Definir o como e o quando executar é o nosso terceiro item. Muitas marcas e empresas desejam melhorar na mensuração de resultados, mas não sabem dizer como. Quais são as suas dores? Onde estão os gargalos na comunicação? Ter essas informações auxilia na construção das metas.

O tempo é outro elemento importante que deve ser levado em consideração. Definir metas sem nenhum prazo pode ser catastrófico. Saber quando se quer chegar e em que lugar é o motivo de criar um planejamento.

Ou seja, a definição das metas deve guiar a criação dos projetos para que no futuro tenhamos uma boa mensuração de resultados em comunicação.

4 – Indicadores

São os indicadores que dirão se o planejamento está funcionando. Saber o resultado e a eficiência das ações só é possível com indicadores e métricas alinhados com as metas e objetivos.

Então, por meio dos resultados do processo, temos como saber o resultado da comunicação e do planejamento, adaptando o projeto para obter melhores rendimentos.

5 – Mensagem

A mensagem varia de acordo com o público. E isso significa pensar nas seguintes questões:

  • O que temos de comunicar para que as pessoas conheçam a marca?
  • O que elas precisam saber sobre a minha empresa para que se tornem clientes?

Afinal, a reputação é algo construído aos poucos e que possui diversos elementos. Segundo Suzel Figueiredo, “A reputação é construída por muitos elementos, e hoje em dia, ela é construída muito mais pelo outro do que pela própria marca.”

Isso quer dizer que vivemos em uma era em que a opinião do próximo é a chave do sucesso, e saber mensurar essa informação pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso da estratégia de comunicação.

Caso queira saber mais sobre mensuração de resultados, basta clicar aqui e acessar o conteúdo do webinar na íntegra. Durante uma hora destrinchamos como pensar em dados, métricas e resultados qualitativos no contexto da gestão de marcas.