O papel do porta-voz na gestão de reputação de marca

Muitas marcas nomeiam um porta-voz com o objetivo de melhorar seu relacionamento com a imprensa e com o público de modo geral. Ou seja, ele é designado para representar a empresa através dos meios de comunicação utilizados, como redes sociais, eventos, entre outros. 

O porta-voz precisa ocupar um cargo de alto poder hierárquico e ser selecionado de forma estratégica. Afinal, a responsabilidade de desempenhar tal função é muito grande e qualquer deslize cometido pode prejudicar a imagem e a reputação da empresa.

Além disso, não é garantido que o profissional escolhido para realizar o papel de porta-voz esteja totalmente preparado para assumir a responsabilidade. Por isso, existe o Media Training, que tem como finalidade capacitar e ajudar o porta-voz a se comunicar corretamente em frente às câmeras.

Qual a função do porta-voz na gestão de reputação da marca?

A reputação de uma marca é a forma como as pessoas a enxergam, ou seja, é fundamental realizar uma boa gestão — destrinchada em uma série de metodologias e ações estabelecidas pela equipe de comunicação —, para garantir a percepção positiva do público acerca da empresa. 

Esse processo tem como objetivo assegurar que tudo está sendo realizado conforme o planejamento estratégico inicial, para evitar possíveis situações de crises que possam prejudicar a imagem da empresa.

Dessa forma, como representante da marca, é imprescindível que o porta-voz esteja perfeitamente alinhado com os valores instituídos, a fim de transmitir as mensagens com transparência e manter a reputação da empresa intacta.

Exemplos de marcas que possuem porta-voz

Karla Felmanas, vice-presidente da Cimed — que viralizou recentemente com o seu produto em parceria com a Fini —, é a porta-voz da empresa, estando à frente da marca nas mídias.

perfil karla felmanas

João Branco era vice-presidente da famosa rede de lanchonetes McDonald’s e atuava como porta-voz da marca.

perfil joão branco

Luiza Helena Trajano é a atual Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e era a porta-voz da marca antes de criarem a Lu do Magalu, cuja inspiração veio de Luiza.

perfil luiza helena

Como utilizar o porta-voz na Gestão de Crise

A gestão de reputação de marca possui diversas vertentes, e uma delas é a prevenção e/ou o planejamento estratégico de crise. 

Dentro disto, o porta-voz desempenha um papel fundamental na precaução das crises corporativas, por meio da comunicação assertiva e transparência nos fatos relatados.

Através do monitoramento em tempo real das menções — sejam elas positivas ou não —, sobre a sua marca nas redes sociais, é possível preparar o porta-voz para responder rapidamente e oferecer soluções para o problema apresentado.

Dessa forma, o profissional previne a empresa de enfrentar crises maiores e impede que sua imagem e reputação sofram danos mais graves.

Saiba como utilizar a tecnologia para prevenir crises

Atualmente já existem diversas ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas para monitorar a imprensa e as mídias sociais, como o Knewin Monitoring, por exemplo, que possui curadoria especializada em análise de dados. 

O Knewin Monitoring auxilia em estudos de mercado, mapeamento da jornada de compra do cliente, relatórios personalizados, coleta de insights para novas estratégias, alertas de comunicação, entre outras muitas funcionalidades. 

Saiba mais sobre a Knewin, nossas soluções e como podemos ajudar a sua marca a crescer cada vez mais através do nosso site.

Knewin Monitoring