Otimização de planejamento para alavancar a assessoria de imprensa

otimização de planejamento

Não há processo de comunicação que dispense um bom planejamento. A elaboração de estratégias procura obter o máximo de retorno possível na área, respeitando os valores, missão, visão e, principalmente, os objetivos do cliente. Estabelecer um plano de ação, porém, não é uma tarefa fácil. A otimização de planejamento é uma forma de fazer os assessores refletirem sobre o papel da comunicação com o cliente e pode facilitar na apresentação de resultados de assessoria de imprensa.   

Por que se preocupar com otimização de planejamento de comunicação?

O planejamento estratégico de comunicação deve ser aplicado para o cumprimento de metas de longo, médio ou curto prazos. Trabalhar com conjunto de ações pré-definidas é encontrar soluções para os problemas do cliente. O senso comum é achar que a função do planejamento em comunicação é vender mais. Claro que esse é um dos principais objetivos, mas a comunicação envolve valores que vão muito além das vendas.

Para os clientes, mais do que aumentar o lucro do produto ou serviço oferecido, é importante tornar a sua marca conhecida pelo público e pela mídia.

A assessoria de imprensa precisa trabalhar para ganhar a simpatia e a credibilidade do público, criar uma imagem positiva e fidelizar clientes, para que eles possam repassar essa mensagem a seu circulo social.

Com o avanço da tecnologia da informação e das redes sociais, a imagem da empresa ou instituição tornou-se fundamental para a manutenção e para o crescimento do negócio.

Planejar a comunicação envolve analisar e diagnosticar problemas específicos a fim de encontrar soluções estratégicas. Isso é possível a partir do uso de diversas ferramentas da comunicação, como a propaganda, o marketing e a assessoria de imprensa.

Afinar as estratégias entre essas diferentes funções dentro da mesma área é uma forma de otimização de planejamento. Além de organizar o trabalho na agência de comunicação, o alinhamento entre as equipes, com representantes do assessorado e da agência, facilita a criação de planos de ação mais efetivos.

11 Passos para a otimização de planejamento

1) Analisar os problemas específicos do cliente e as suas pretensões na área da comunicação.

2) Realizar um diagnóstico da situação do assessorado. É preciso analisar aspectos ligados à parte financeira da empresa, as notícias que já saíram na mídia sobre o cliente, a imagem da instituição, seu público-alvo e as redes sociais e site do assessorado.

3) Definir os objetivos da área e as metas a serem alcançadas com o trabalho de comunicação.

4) Traçar as estratégias, ou seja, como a agência irá atingir os objetivos e as metas.

5) Definir o foco das mensagens a serem divulgadas pela assessoria de imprensa.

6) Identificar corretamente os segmentos de mercado e público a serem atingidos, suas necessidades, potenciais e preferências.

7) Unificar todos esses dados e elaborar o plano de ações (curto, médio e longo prazos).

8) Estabelecer cronogramas para cada plano de ação: quais tarefas precisam ser feitas e os períodos para suas realizações.

9) Estipular alternativas e, principalmente, prioridades. Nem sempre todas as ações podem ser feitas, afinal, imprevistos acontecem. Por isso, é fundamental que assessor e cliente saibam quais ações são prioritárias e quais podem ser trabalhadas posteriormente.

10) Mensurar os resultados das ações, utilizando, por exemplo, um sistema de clipagem. A partir desses indicadores, assessor e assessorado conseguem acompanhar os resultados do trabalho de comunicação e avaliar se as metas foram alcançadas.

11) Retomar constantemente o planejamento para ver o que foi feito e o que ainda precisa ser melhorado. Planejar a comunicação deve ser algo periódico!

Dica

Uma dica para otimização de planejamento na assessoria de imprensa é investir no meio digital. Hoje, os consumidores e a própria mídia procuram as empresas e instituições primeiro pela internet. É no meio online que o público avalia a credibilidade e a confiabilidade da instituição.

No caso da mídia, é interessante criar no site do cliente um espaço para comunicação direta com os jornalistas: a Sala da Imprensa, como é normalmente chamada. Nela, os jornalistas têm acesso a dados da empresa, press releases, sua história, as premiações e os clippings de conteúdos mais relevantes.  

O mundo gera informações a uma velocidade cada dia maior. O assessor de imprensa, na hora de planejar as ações de comunicação, deve estar bem informado sobre o mercado, a imprensa e o seu cliente.

Um bom profissional precisa entender as características do produto e a história do assessorado, entender as necessidades do público-alvo, as tendências de comportamento e as percepções sobre o produto, o serviço e a empresa ou instituição. Sem esse conhecimento, dificilmente as ações de comunicação serão efetivas.

Para entender ainda mais o mundo da assessoria no mundo digital, que é repleto de desafios, Clique aqui e faça o download do nosso e-book 5 passos para fazer um planejamento de assessoria eficiente.

 

Foto de Knewin

Knewin

Os artigos do blog da Knewin fazem parte do maior portal de gestão de reputação no Brasil e são produzidos pelo nosso time de Marketing. Atuando no mercado desde 2011, reunimos mais de 14 anos de experiência para oferecer conteúdos sobre gestão de reputação, gestão de crise, exposição de marca, monitoramento de mídia, mercado, tendências e concorrentes — sempre com foco em apoiar profissionais de comunicação na tomada de decisões estratégicas.

Assine nossa Newsletter

Receba e-mails com novos conteúdos