Produção de conteúdo digital: tática essencial para o cliente da assessoria

produção de conteúdo digital

“Em terra de assessoria de imprensa, quem se preocupa com produção de conteúdo digital de qualidade para o cliente é rei”. Essa frase representa a atual realidade da profissão, que agora não se sustenta apenas com releases. Inovar é necessário para competir com a concorrência (e ultrapassá-la, claro).

Entenda a importância da produção de conteúdo digital

Depender do disparo de releases e da aceitação dos jornalistas em relação ao que foi sugerido não basta no mundo da assessoria de imprensa digital. Somente essas estratégias não garantem mais a conquista de resultados para o cliente. É preciso aceitar que a realidade agora é outra.

Pensar em produção de conteúdo digital é algo que muitos assessores de imprensa ainda temem. Muitos profissionais acreditam que não é função deles. Afinal, que cliente precisa alimentar redes sociais, não é mesmo?

Essa ideia faz com que muitos profissionais ainda foquem apenas em estratégias da assessoria de imprensa tradicional. Qual o resultado disso? Cliente insatisfeito  e passos atrás da concorrência.

A produção de conteúdo digital, seja para redes sociais, blog ou site do cliente, permite diversas possibilidades de estratégias para o assessor de imprensa implementar o planejamento de comunicação do cliente.

Independente se for conteúdo orgânico ou pago, o assessor vai ter uma “carta na manga” para divulgar materiais do cliente com frequência. Isso tudo sem depender somente da elaboração e do disparo de releases para jornais.

No entanto, aqui vale deixar um lembrete: vivemos em uma era de excesso de informação. As pessoas têm milhares de conteúdos à disposição. O problema é que muitos materiais não são de qualidade ou não acrescentam algo ao dia a dia das pessoas. Portanto, quando se faz conteúdo de qualidade, as chances de se destacar no meio digital aumentam.

Conheça vantagens da produção de conteúdo digital de qualidade

Se você não tem noção dos benefícios que produzir conteúdos traz para a empresa, fique calmo, pois vamos explicar. Além de evitar que o release seja a única fonte de divulgação sobre o cliente, estes materiais garantem a visibilidade da marca para o público externo.

O principal benefício da produção de conteúdo digital é que você vai ter material disponível para alimentar canais do cliente. Além disso, é possível divulgá-los e direcionar os usuários para o site da empresa, por exemplo.

Outro ponto que podemos destacar é que, dessa forma, é possível atingir o público de interesse com maior eficiência. Afinal, ao publicar conteúdos no Facebook, por exemplo, o assessor tem a possibilidade de fazer anúncios e segmentar o alcance do material.

Quer mais um benefício para se convencer a investir em produção de conteúdo digital para o cliente? Aumentar a credibilidade e virar referência no nicho de mercado.

Sim, ao produzir materiais de qualidade para o cliente, você consegue mostrar que a empresa tem conhecimento em determinado assunto. Isso melhora a visibilidade do cliente na imprensa. Não esqueça que muitos jornalistas acessam as páginas das marcas no meio digital. Eles observam o que elas têm a oferecer para o ramo jornalístico.

Se você acha que as vantagens acabaram, está enganado. A produção de conteúdo ainda permite que a empresa consiga criar boas relações comerciais (parcerias com outras marcas) e ajuda a construir um portfólio para a empresa (e para você também). Além disso, proporciona a execução de estratégias como o storytelling.

Storytelling já foi um tema abordado aqui no blog. Essa estratégia permite que você crie conteúdos que conseguem engajar o público e humanizar a marca. Isso ajuda a conquistar novos potenciais consumidores para o cliente.

Para se aprofundar nesse assunto, você pode assistir ao vídeo do canal do Youtube Viver de blog que aborda essa estratégia digital.

Por fim, vale lembrar que a produção de conteúdo para o meio digital é apenas uma das estratégias que os profissionais podem usufruir na atualidade. Para conhecer outras táticas, sugerimos o download do nosso e-book 12 passos para construir um relatório de assessoria completo.