Produção de conteúdo para web: Dicas para ser um assessor eficiente

Precisamos falar sobre produção de conteúdo para web na assessoria de imprensa. Se você acompanha nosso blog, sabe que sempre ressaltamos que a era digital trouxe diversas possibilidades aos profissionais. A elaboração de textos para diversas plataformas é uma delas.

Elaborar conteúdo para blogs, para mídias sociais, para vídeos e para releases faz parte da rotina de muitos assessores de imprensa.

Talvez o maior desafio nessa tarefa seja encontrar um estilo autêntico para a produção de conteúdo para web.

Se você já deixou de elaborar um post para blog ou colocou aquela ideia de gestão de mídias sociais de lado porque não conseguia encontrar um estilo de escrita interessante, saiba que esse post é para você.

5 dicas para potencializar a produção de conteúdo para web na assessoria

Neste post, vamos abordar uma questão muito importante para a produção de conteúdo digital: estilo de escrita. Isso é fator-chave para conquistar sucesso na assessoria de imprensa.

Vamos abordar este assunto porque sabemos que cada pessoa tem um estilo de escrita. E isso pode influenciar na conquista de resultados para o cliente de assessoria de imprensa.

Nossas dicas vão te ajudar a conquistar aquela segurança importante para elaborar posts para blog ou até mesmo para criar uma linguagem interessante para a gestão de mídias sociais do assessorado.

1. Seja autêntico

A primeira dica que selecionamos para este post sobre produção de conteúdo para web tem a ver com autenticidade. Lembre-se desse termo em todos os momentos que precisar elaborar um conteúdo para seu cliente – ou até mesmo para você.

Com a palavra autenticidade, queremos que você entenda que cada pessoa tem um estilo de escrita.

Podem existir diversos conteúdos sobre um mesmo assunto no meio digital, mas cada um vai ser diferente do outro.

Por que isso acontece? Por um simples motivo: os conteúdos são elaborados por pessoas diferentes, que têm estilos de escrita diferentes.

Você não precisa elaborar um conteúdo digno de Pullitzer, mas sempre lembre que seu  texto vai ser autêntico porque foi escrito por você, e não por outro profissional da comunicação.

No entanto, esse ponto vai ser válido somente se você entender que existem outras regras que regem a produção de conteúdo para web. Portanto, continue com a leitura do nosso post.

2.  Pense no público

A segunda dica para potencializar a produção de conteúdo para web na assessoria de imprensa é pensar no público de interesse do cliente, da agência que você trabalha ou de quem você deseja atingir.

Isso é imprescindível para conquistar sucesso em sua rotina. Portanto, leve essa dica como mantra em seu dia a dia.

Pensar no público de interesse do conteúdo vai te ajudar a garantir que o material traga os resultados esperados.

Afinal, linguagem, formato de conteúdo, recursos visuais e textuais, bem como tamanho do conteúdo são fatores que podem ser influenciados pelo público que você deseja atingir.

Seja para um post de blog, para um release, para um e-mail marketing ou para um vídeo, o público é fator essencial para o seu planejamento na hora de elaborar o material.

Tente pensar na forma como esse público se comunica, quais estratégias podem funcionar ou não, se palavras de gatilho de mental vão ser efetivas, se a linguagem mais informal é mais assertiva, entre outras coisas.

No entanto, vale um alerta: não esqueça de que tudo isso precisa estar alinhado com os ideais da empresa assessorada. Se você não lembrar disso, vão existir ruídos na comunicação – e as chances de sucesso diminuem de forma significativa.

3. Leia bastante

Nossa terceira dica para aprimorar o processo de produção de conteúdo para web é essencial para qualquer comunicador social: leia, mas leia bastante.

Independente se você escolher a leitura de artigos da área de atuação de seu cliente, de blogs voltados para comunicação digital (como o blog Assessor de Imprensa), de livros acadêmicos ou de conteúdos variados, o importante é sempre manter esse hábito em seu dia a dia.

A leitura nos ajuda a perceber que existem diversos estilos de escrita, permite que possamos expandir nossa criatividade, nos faz ampliar o vocabulário e sempre permite que tenhamos novos insights.

Portanto, reserve momentos livres de sua rotina para uma boa leitura. E se você acha que não tem tempo para isso, pense em quantas horas o Facebook ocupa no seu dia.

Você vai ver que há, sim, tempo para leitura. Seu lado produtor de conteúdo só vai agradecer por essa atitude.

4. Treine a escrita

A quarta dica que selecionamos para este post sobre produção de conteúdo para web deveria ser mais explorada pelos profissionais de comunicação: treino da escrita.

Muitas vezes, a elaboração de conteúdos na assessoria de imprensa pode ser aprimorada com o treino.

Não é complicado compreender isso. Ao ficarmos um tempo sem exercitar a escrita, a elaboração do conteúdo parece mais complexa na hora de executar a atividade.

Quanto mais treino, mais facilidade temos para colocar as ideias no papel, ou para digitá-las no computador.

Às vezes, escrever todos os dias pode ser uma boa alternativa para facilitar a sua rotina como produtor de conteúdo. Isso vai te ajudar a encontrar sua voz nos textos, palavras mais expressivas, linguagem com tom de conversa para atrair o olhar do público de interesse, entre outras coisas.

Existem diversas formas de treinar a escrita todos os dias: tenha um caderno sempre à mão para anotar aquelas ideias que aparecem no meio do trajeto para a agência, crie uma conta no Medium e se desafie a escrever um artigo por dia ou escolha uma palavra-chave aleatória e tente redigir um artigo em torno dela.

Essas são algumas opções para você praticar a escrita criativa no dia a dia. Você conhece outras? Conta pra gente nos comentários!

5. Revise seus textos

Você sabia que a revisão dos textos pode te ajudar a se tornar um assessor de imprensa mais eficiente? Sim, essa tarefa (que nem sempre você vê utilidade) é essencial para a produção de conteúdo para web e para materiais impressos também.

A revisão do conteúdo permite que você olhe para o conteúdo com uma visão mais crítica, que erros sejam encontrados e evitados na hora da publicação, bem como te ajuda a enxergar como é o seu estilo de escrita.

Esse passo para se tornar um produtor de conteúdo pode ser feito de algumas formas. Você pode deixar para revisar o texto dias após tê-lo escrito. Essa é uma ótima dica, já que você descansa sua mente do material e o lê com outro olhar.

Outra dica é ler o conteúdo em voz alta. Dessa forma, você consegue ter noção se as frases fazem sentido, se existem palavras que estão mal escolhidas e como o seu texto vai soar para o público de interesse.

Além disso, se for possível, você pode pedir para outra pessoa ler o seu texto. Essa é uma forma interessante de avaliar a receptividade do conteúdo. Afinal, a opinião de outras pessoas é importante para deixar o material mais acessível para quem é leigo no assunto abordado.

Dica bônus: trilha sonora é um grande segredo

Quando este post estava sendo elaborado, as dicas escolhidas para produção de conteúdo terminavam na revisão dos textos. No entanto, houve um fator que mudou isso: playlist que estava tocando enquanto o artigo estava sendo digitado.

Trabalhos criativos, como a produção de conteúdo, têm muita relação com o nosso humor no dia a dia. Inspiração, motivação e palavras que escolhemos são fatores influenciados pelo que vivemos.

Esta dica foi colocada aqui porque percebi que este texto foi influenciado pela trilha sonora que escolhi no dia.

É comum que pessoas que trabalham com processos criativos ouçam música quando precisam escrever, diagramar, desenhar, criar peças gráficas, elaborar um planejamento de assessoria e tantas outras atividades presentes na rotina profissional.

Você ouve música quando precisa elaborar um conteúdo para seu cliente de assessoria? Se a resposta for não, que tal fazer diferente amanhã?

Youtube e Spotify, por exemplo, estão aí para te ajudar nesse processo criativo. Escolha uma playlist de músicas que combine com o momento vivido por você.

Você vai ver que o processo de produção de conteúdo para web vai ficar muito mais fácil e prazeroso dessa forma. Vale a tentativa!

Para conhecer formas de elaborar conteúdo em seu dia a dia, você pode fazer o download do nosso e-book Produção de conteúdo: 7 formas de produzir conteúdo de qualidade na assessoria de imprensa digital.