Tecnologia e comunicação: automatizar a assessoria é perigoso?

Em diversos de nossos posts aqui no blog, abordamos a união da tecnologia e comunicação com dicas de softwares. No entanto, muitos assessores ainda relutam em “dar as mãos” para as ferramentas otimizadoras da rotina. Será que essas plataformas são tão perigosas assim?

Tecnologia e comunicação: é preciso ter medo dos softwares?

Vivemos na era da informação digital, em que instantaneidade e abrangência de conteúdos são palavras-chave. Muitas áreas profissionais tiveram de se adaptar a essa realidade, para conseguir enfrentar a onda tecnológica.

Isso não seria diferente com a assessoria de imprensa. O problema é que ainda existem muitos profissionais (gestores de agência ou não) que temem a união da tecnologia e comunicação.

Isso ocorre principalmente por acharem que softwares vão acabar com o trabalho do assessor ou pelo fato de terem vivido na era analógica. Dessa forma, não veem necessidade de otimização.

A questão é que, hoje, não adianta andar na contramão. Isso só vai prejudicar ainda mais a rotina. Quem trabalha com assessoria de imprensa digital sabe que, muitas vezes, é impossível dar conta de todo o trabalho em 8 horas por dia em uma agência, por exemplo.

Temos elaboração de releases, clipping, gerenciamento de redes sociais, estruturação de estratégias para o meio digital, ações para o meio offline, anúncios em canais digitais, prospecção de parceiros (os influenciadores digitais), follow-up e tantas outras coisas.

E preste atenção que isso é só para um cliente. Você já fez as contas de quantas empresas atende? Então multiplique tudo o que falamos acima. É um cenário complicado, não é mesmo?

A união de tecnologia e comunicação está aí para otimizar a rotina profissional. O principal ponto é que os softwares não vão acabar com a assessoria de imprensa, mas permitem que alguns processos manuais não compliquem o dia a dia nas agências. Então é hora de deixar a relutância de lado.

Por mais que softwares ajudem, o olhar humano ainda é necessário

Softwares não substituem o olhar humano. Guarde isso como um mantra. O que eles fazem é permitir que a rotina seja automatizada e otimizada. Isso é importante para evitar gargalos e comprometimento do dia a dia.

Tecnologia e comunicação não precisa ser um tabu na assessoria de imprensa. Até porque não estamos mais na era analógica nem precisamos ser saudosos e dizer que era melhor quando não havia o digital.

O meio digital fornece mais aparatos para que o assessor de imprensa consiga conquistar melhores resultados para o cliente. Os softwares são apenas um complemento para a rotina.

Quer ver como os softwares não substituem o olhar humano? Pense em clipping, mailing e gerenciamento de redes sociais que você vai entender.

1. Clipping

Clipping de notícias é uma estratégia que veio da assessoria de imprensa tradicional. Monitorar menções ao cliente em jornais e revistas não é algo novo na rotina da comunicação. O problema é que essa atividade se torna complicada no meio digital.

A era digital acrescentou ao processo do clipping os sites, os portais de notícia, as redes sociais e os blogs. Isso tudo além dos veículos tradicionais (jornais e revistas). Ou seja, é bastante conteúdo para o assessor monitorar de forma manual.

A forma manual é utilizar o Google, por exemplo, para pesquisar o nome do cliente e encontrar os conteúdos. Por mais que seja a estratégia mais barata, ela acaba limitando e prejudicando a rotina da assessoria.

Nesse momento que tecnologia e comunicação se unem para automatizar e otimizar a rotina. Existem softwares que fazem esse processo para o assessor de imprensa. No entanto, não pense que eles substituem o olhar humano. Não é isso que vai acontecer.

Um exemplo desses softwares é o NewsStream, uma plataforma de clipping da empresa Knewin. A ferramenta fornece ao assessor de imprensa um banco de fontes de notícia capturadas por robôs.

A partir de uma pesquisa com filtros específicos, o profissional tem acesso a esses conteúdos, sem que a rotina fique comprometida. São sites, blogs, portais de notícia e jornais impressos que podem ser monitorados pela plataforma.

A ferramenta também facilita o processo de criação de relatórios e evita furos no clipping, já que o assessor de imprensa não faz a tarefa de forma manual.

Agora você pode estar pensando: “mas vocês não falaram que a ferramenta não substituiria o trabalho do assessor?”. Calma, o NewsStream não vai acabar com a assessoria de imprensa, vai apenas otimizar a rotina do assessor e permitir que o tempo gasto no monitoramento de notícias seja melhor aproveitado.

O olhar humano ainda é essencial para analisar o conteúdo desse clipping. Afinal, existem detalhes sutis que só o assessor de imprensa é capaz de notar.

2. Envio de e-mails

Enviar um e-mail não é algo recente. Mas às vezes precisamos disparar um conteúdo para muitas pessoas, o que acaba ficando complicado se formos fazer isso de forma manual e individual.

É aqui que tecnologia e comunicação se juntam novamente. Existem softwares que automatizam o processo de envio de e-mails para o assessor de imprensa, evitando furos e gargalos no dia a dia.

Um exemplo desses softwares é o Mail Chimp, que automatiza o envio de e-mails para múltiplas pessoas.

O que você precisa entender é que essa ferramenta também não substitui o olhar humano. Quem vai escrever o e-mail é o assessor de imprensa, que também é o indivíduo responsável por analisar a segmentação dos e-mails e tantas outras coisas importantes para os resultados do cliente.

3. Mídias sociais

Na era digital, se uma empresa não está nas mídias sociais, é muito difícil que ela consiga crescer de forma significativa. Gerenciamento de Facebook e Twitter, por exemplo, importa muito.

A grande questão no gerenciamento de mídias sociais é que a atuação do assessor de imprensa precisa ser constante, o que nem sempre pode acontecer por outras responsabilidades no dia a dia.

Tecnologia e comunicação se unem nessa situação para otimizar a rotina e permitir que as mídias sociais do cliente sejam gerenciadas de forma facilitada. Além disso, é possível acompanhar a concorrência de perto.

Softwares como Zmonitor, Fanpage Karma, Hootsuite e Social bakers são grandes facilitadores de rotina. No entanto, o olhar humano ainda é necessário. Só o profissional da comunicação é capaz de manter uma compreensão perspicaz sobre a situação.

Além disso, existem ferramentas de chat personalizado para Facebook, como o Chatfuel. Elas permitem que o usuário não fique sem resposta em horários inusitados, como em um sábado à noite, por exemplo.

Mas não se esqueça que a resposta humana é fundamental. Afinal, a máquina nem sempre consegue entender as sutilezas da língua portuguesa.

Com esses exemplos, você pode perceber que a tecnologia existe para facilitar a vida da assessoria de imprensa. Ter medo dos softwares só prejudica o dia a dia e cria gargalos. Dessa forma, não tenha medo de investir em ferramentas digitais.

Para conhecer outras plataformas capazes de otimizar sua rotina, faça o download do e-book 12 Ferramentas essenciais para produção de conteúdo.

Conheça 12 ferramentas incríveis para produção de conteúdo digital que otimizam sua rotina