Tomada de decisão empresarial: como dar passos precisos com facilidade

O processo de tomada de decisão empresarial é necessário para melhorar o posicionamento e a imagem de organizações de diversos segmentos. No entanto, isso precisa ser feito com muita cautela e estratégia, a fim de evitar deslizes pelo caminho.

Afinal, vivemos em um mercado global extremamente competitivo. Nesse cenário, cada detalhe faz diferença significativa no posicionamento de uma empresa em relação aos públicos estratégicos.

Por isso, é importante encontrar maneiras eficazes de facilitar o processo de tomada de decisão empresarial. Assim, conseguimos garantir precisão às soluções de uma organização.

Afinal, não podemos mais nos dar ao luxo de nos basear em nossas intuições para dar passos importantes para a nossa empresa, não é mesmo?

Dessa forma, criamos este post para te ajudar a tomar decisões mais precisas e a manter um pensamento analítico e estratégico na gestão da sua empresa.

4 passos para facilitar a sua tomada de decisão empresarial

Como já falamos no início deste post, a tomada de decisão é um processo determinante para diversas empresas.

Afinal, a partir disso, conseguimos decidir em que degrau vamos posicionar a nossa marca. Além disso, podemos definir se devemos ou não levantar uma bandeira social, por exemplo.

O grande ponto é que essas decisões não podem ser feitas na “base do achismo”. Claro que elas precisam ter como pilar os valores de um empresa. No entanto, existem passos que exigem dados sólidos para decisões precisas.

E é sobre isso que vamos falar a partir de agora. É possível organizar a tomada de decisão, agilizar o processo e dar passos mais certeiros, sem que isso seja um bicho de sete cabeças.

Existem algumas etapas que facilitam as decisões empresariais. E Elas também que garantem um melhor posicionamento para organizações na era da informação digital.

Neste post, selecionamos 4 passos que vão te ajudar a tomar decisões com mais facilidade e a ser um gestor mais estratégico.

1. Monitore o seu mercado

A base para uma tomada de decisão precisa e analítica é o monitoramento de informações.

Essa estratégia vai te ajudar a obter um panorama macro e micro sobre o nicho de atuação da sua empresa e sobre as movimentações no cenário político-econômico.

Afinal, uma empresa está inserida em um contexto de mercado, certo?

E qualquer mudança nesse contexto pode afetar as decisões que gestores de empresas tomam. Então, a melhor forma de dar passos mais precisos e baseados em dados reais e relevantes é monitorar informações.

Para fazer esse monitoramento, você pode acompanhar conteúdos noticiosos sobre o nicho de atuação da sua empresa e sobre assuntos relevantes para a sua tomada de decisão.

Por exemplo, sua empresa atua no nicho de tecnologia? Então, todo conteúdo sobre essa temática é importante para a sua marca se posicionar com mais efetividade em relação à concorrência.

Dessa forma, construa um monitoramento de notícias que englobe palavras-chave:

  • Do nicho de atuação da sua empresa.
  • E do cenário político-econômico que você vivencia.

Quer fazer isso com facilidade? Então, conte com a ajuda de uma ferramenta de monitoramento como o Knewin News.

Knewin News e processo de tomada de decisão

O Knewin News é nossa ferramenta completa para automatizar e para otimizar o monitoramento de notícias.

Além de facilitar essa estratégia importante dentro de organizações, nossa plataforma é aliada na tomada de decisão empresarial.

Afinal, a partir de um monitoramento de notícias bem estruturado, é possível acompanhar todas as informações determinantes sobre as movimentações do mercado econômico.

Além disso, o Knewin News também oferece relatórios que contam com nuvem de palavras- chave e outros dados analíticas.

Todas essas informações podem ajudar gestores a tomarem decisões baseadas em dados reais e relevantes sobre o nicho de atuação no qual atuam.

Para conhecer o Knewin News, é só clicar aqui e solicitar um teste gratuito.

2. Entenda a sua marca

A tomada de decisão tem a ver com o entendimento dos ambientes interno e externo de uma empresa.

E isso tem relação com a análise SWOT e o acompanhamento da concorrência.

A construção da Matriz SWOT é uma grande aliada para tomar decisões mais precisas e mais alinhadas às necessidades das empresas.

Afinal, a partir desse quadrante de estrutura simples, nós conseguimos obter um olhar 360º sobre a nossa organização.

Em outras palavras, conseguimos olhar para a nossa empresa de forma analítica e crítica. E isso ajuda gestores a identificarem fraquezas, ameaças, forças e oportunidades.

Esses aspectos analisados pela Matriz SWOT são determinantes na hora de:

Afinal, um passo assertivo tem de estar alinhado com as forças internas de uma empresa, certo? Não adianta darmos um passo maior que a nossa perna e deslizarmos em uma fraqueza que temos.

O processo de tomada de decisão também tem a ver com o ato de solucionar fraquezas e de praticar a melhoria contínua dentro do ambiente interno. Não se esqueça disso.

3. Mapeie ações e decisões relevantes para o momento

Quer ser um gestor que toma decisões com mais facilidade? Então, mapeie todas as ações e soluções que precisam fazer parte do seu radar profissional.

Quando temos objetivos bem definidos, fica mais fácil identificar gargalos e oportunidades, a fim de posicionar nossa empresa em um degrau mais estratégico.

Dessa forma, utilize o monitoramento de mídias e a construção da matriz SWOT para elencar ações estratégicas para a sua marca.

Cruze informações capturadas no monitoramento do seu nicho de mercado e do cenário político com os aspectos analisados na matriz SWOT.

Observe se as movimentações econômicas e tecnológicas podem representar uma ameaça para a sua empresa.

Assim, é possível mapear quais ações devem fazer parte do seu radar empresarial, bem como os graus de prioridade dessas decisões.

Com o mapeamento de ações relevantes para melhorar o posicionamento da empresa, o processo de tomada de decisão se torna mais ágil, mais preciso e menos complexo.

4. Defina qual é o passo mais alinhado ao posicionamento da sua empresa

Por fim, não podemos deixar de falar sobre o alinhamento da tomada de decisão ao discurso e posicionamento da empresa.

Afinal, uma forma de definir qual decisão tomar é analisar se a ação está alinhada ao posicionamento da empresa.

O que isso quer dizer? Quando mapeamos as ações relevantes para a nossa marca, podemos escolher vários caminhos.

Em muitos casos, o fator que pesa na decisão por um caminho em vez do outro é o alinhamento ao discurso da marca.

Por exemplo: se minha marca está querendo um posicionamento melhor na era da sustentabilidade, a minha tomada de decisão precisa ser guiada a partir desse fator.

E isso vale para diferentes cenários empresariais. Afinal, valores de marca são o nosso guia para mantermos a comunicação interna e externa de uma organização sempre sólida e precisa.

E tomada de decisão tem tudo a ver com isso.

Por fim, sugerimos a leitura do nosso e-book gratuito Como o monitoramento de mídias nos ajuda a resolver problemas. O material vai te auxiliar na tomada de decisões de forma mais precisa e ágil na era da informação digital.