Vitrine de assessoria: saiba usar o clipping a seu favor

Que uma emplacada na imprensa é a grande vitrine de assessoria, isso ninguém duvida. Nada é mais gratificante para o assessor de imprensa do que conseguir uma inserção relevante para o cliente. E, do ponto de vista do assessorado, a emplacada é a prova de que a comunicação está sendo feita de forma correta.

Mas por que não usar esses resultados para divulgar os resultados da agência de comunicação e reforçar a especialidade dos seus clientes?

Saiba por que usar o clipping como vitrine de assessoria

Poucos são os clientes que utilizam o clipping recebido para promover sua marca nos canais da empresa ou em materiais de comunicação com parceiros, consumidores e clientes.

Engana-se quem acha que o resultado das ações de comunicação devem ser apenas notificados para comprovar o trabalho da assessoria de imprensa.

Assim, quem sabe se o cliente saiu em algum veículo relevante é o assessor, o jornalista que escreveu a matéria, o porta-voz entrevistado e o público específico do canal, certo? Sem a repercussão, os resultados da vitrine de assessoria ficam, simplesmente, esquecidos.

Com isso, quem perde não é apenas a agência de comunicação, que ao reportar resultados poderia chamar a atenção para o seu trabalho. O cliente também perde de se promover. Ou seja, o simples fato de ter um espaço no próprio site da empresa para uma vitrine de assessoria, por exemplo, além de garantir a credibilidade da sua marca – um dos principais preceitos da comunicação – dá autoridade para o cliente. Informa ao público que não só a empresa é interessante, como passou pelo crivo de um repórter.

Então, se você ainda não conversou com o seu cliente sobre a importância de expor as inserções, já passou da hora de priorizar o tempo para ensiná-lo como usar o clipping de uma forma positiva. Para isso, selecionamos alguns tópicos a serem levados em consideração na conversa.

1. Vitrine de assessoria é um espelho de resultados

Primeiramente, como já comentamos, divulgar as principais inserções da imprensa nos seus canais é uma maneira interessante de promover sua empresa. Isso porque você está compartilhando uma informação que passou pelos critérios de noticiabilidade do veículo e demonstrou que aquele tema era realmente relevante ao público.

Essa vitrine de assessoria no próprio site pode ter vários nomes. Algumas empresas colocam o título “Na Mídia”, por exemplo. Outras preferem frases maiores, como: “Veja quem já falou da nossa empresa”.

2. Aumenta o engajamento social

Que cliente, hoje, pode se dar ao luxo de estar fora das redes sociais? Nenhum, com certeza. Repercutir as inserções de imprensa nas redes da própria empresa é mais uma forma de interagir com o seu público e influenciar a comunidade com temas relevantes. Ao criar um relacionamento com essa comunidade, compartilhando conteúdos significativos como notícias da área em que atua, o cliente aumenta o engajamento dentro e fora do meio digital.  

O engajamento não é apenas para o seu público-alvo. Seus colaboradores gostam de acompanhar as novidades institucionais. Aqueles que vestem a camisa e se envolvem verdadeiramente vão compartilhar essas notícias, atingindo ainda mais pessoas.

Segundo o estudo da Michel Page, empresa inglesa de recrutamento especializado em executivos e divulgado pelo portal Exame, 30% dos trabalhadores de Recursos Humanos e 41% dos CEOs apontam o engajamento como a principal ferramenta para alavancar os resultados nos negócios. Sem dúvidas, é algo para pensar, não é?

3. É um certificado de autoridade

Se nenhuma dessas afirmações fez o seu cliente entender a importância de uma vitrine de assessoria, esse último tópico pode ajudar na conversa. A autoridade é algo imprescindível para qualquer negócio. E quem melhor do que a imprensa para atestar essa credibilidade e certificar o seu cliente como autoridade no tema?

Mais do que provar essa competência, a vitrine de assessoria pode demonstrar a relevância da empresa para pessoas essenciais no funcionamento do negócio. O público-alvo é um deles.

As inserções demonstram a competência que, na hora de fechar um acordo, pode ser levada em consideração pelo cliente em potencial. Fora isso, o monitoramento dessas matérias publicadas na mídia é um dos pontos analisados por investidores, órgãos do governo e outras fontes relevantes para sobrevivência do seu negócio ou instituição.

Se a vitrine de assessoria é muito importante para o seu cliente, saiba que para a agência de comunicação isso é um critério obrigatório. Antes de apontar isso para o assessorado, olhe para a sua assessoria e invista em canais de divulgação. Apresentar resultados também torna a agência uma autoridade na área.

E aí, como você faz essa divulgação? Seus clientes e a sua agência contam com um espaço para apresentação de resultados? Ou essa vitrine de assessoria é algo negligenciado? Comente!