Como aumentar a agilidade na clipagem?

aumentar a agilidade na clipagem

Os assessores de imprensa trabalham sempre com o relógio no fuso horário das redações dos veículos de comunicação. Eles dependem dos jornalistas para publicação e dos clientes para aprovação das notícias. Esses profissionais sempre correm contra o tempo para poder enviar pautas de relevância antes que a edição do dia esteja fechada ou que o telejornal comece. Tempo é uma questão fundamental na vida deles. Com isso, aumentar a agilidade na clipagem de materiais relacionados aos clientes é muito importante para as agências.

Monitorar veículos online e impressos que falaram sobre o seu cliente é muito difícil. Hoje, uma notícia publicada em um portal é replicada em diversos outros veículos, por exemplo. Por vezes, idênticas entre si, sem nenhuma alteração no texto. A própria internet pode servir de pauta para a imprensa. Comentários, compartilhamentos, repercussão das matérias podem direcionar novas publicações nos veículos. Então, como aumentar a agilidade na clipagem com essa gama ilimitada de informações?  

Para aumentar a agilidade na clipagem, principalmente dos veículos online, o ideal é criar um alerta no Google. Assim, o assessor de imprensa recebe, por e-mail, informações cada vez que a palavra-chave cadastrada seja citada em algum site. Claro que, dependendo do número de clientes e da relevâncias deles para a mídia, o seu e-mail ficará lotado de alertas. O que também pode significar um trabalho a mais para o assessor. Analisar todos os alertas e definir a importância de cada um pode acarretar em um tempo maior gasto nesse serviço em vez de aumentar a agilidade na clipagem.  

Ferramenta de Clipagem

Ter um sistema de clipagem completo, de indexação automática do material e uma ferramenta de clipagem podem auxiliar e muito no trabalho das assessorias de imprensa. Em uma só plataforma, o assessor de imprensa consegue ter uma dimensão de todas as notícias publicadas e que interessam ao cliente de alguma forma. Com o uso das palavras-chave adequadas, o profissional consegue aumentar a agilidade na clipagem, sem perder informações relevantes e pertinentes.

O sistema permite, ainda, a geração de relatórios completos, o que também reduz o tempo gasto pelo assessor de imprensa em juntar todo o material divulgado e aumenta a agilidade na clipagem. Muitas ferramentas elaboram relatórios personalizados para os clientes das assessorias de imprensa e enviam automaticamente. Facilidade que, muitas vezes, é bem-vinda no ambiente tumultuado das agências de comunicação.

Relacionamento gera agilidade na clipagem

Outra forma de aumentar a agilidade na clipagem é um jeito antigo de comunicação, mas que nunca sai de moda: a conversa. Manter um relacionamento com o jornalista é fundamental para que o assessor consiga o endereço do link da reportagem ou um aviso sobre a data da publicação. Isso facilita a elaboração do clipping e a gestão na assessoria de imprensa.

Mais do que isso, um relacionamento profissional pode abrir muitas portas para publicações futuras. Porém, a cautela é necessária. Assim como você não tem muito tempo a perder, o jornalista também não. Analise criticamente, com a cabeça do jornalista, a pauta que você quer vender e se ela realmente tem o perfil daquela editoria, daquele repórter. Pense como um jornalista!  Isso pode servir para que você tenha mais chance de emplacar e mais agilidade no dia a dia.

Para aumentar a agilidade na clipagem, é fundamental conhecer todas as estratégias existentes para otimizar a rotina. Por isso, faça o download do nosso e-book Como fazer um relatório de clipping e saiba mais. 

 

 

Foto de Knewin

Knewin

Os artigos do blog da Knewin fazem parte do maior portal de gestão de reputação no Brasil e são produzidos pelo nosso time de Marketing. Atuando no mercado desde 2011, reunimos mais de 14 anos de experiência para oferecer conteúdos sobre gestão de reputação, gestão de crise, exposição de marca, monitoramento de mídia, mercado, tendências e concorrentes — sempre com foco em apoiar profissionais de comunicação na tomada de decisões estratégicas.

Assine nossa Newsletter

Receba e-mails com novos conteúdos