Agência de comunicação digital no fim de ano: 7 dicas para gestores

2019 está chegando ao fim. E se você é gestor em alguma agência de comunicação digital, é hora de começar a pensar nas ações para 2020, no planejamento para os clientes e nas melhorias para o ambiente interno.

Afinal, fim de ano é um momento para olharmos para trás e identificarmos o que deu certo e o que precisa ser aprimorado. E, quando falamos sobre agência de comunicação digital, esse cenário é cheio de dinamicidade, de tendências e de equilíbrio no relacionamento com o cliente.

Assim, mapeamos 7 dicas que qualquer gestor de agência deveria prestar atenção no início de 2020.

7 dicas para você melhorar os resultados da agência de comunicação digital

Se você deseja impulsionar os resultados da sua agência de comunicação digital em 2020, o primeiro passo rumo a esse objetivo foi dado.

Afinal, você entende a importância de olhar de maneira crítica para o cenário atual da sua agência e sabe que é necessário procurar formas de solucionar problemas e de melhorar processos.

E a gente vai te ajudar nessa tarefa. Selecionamos 7 dicas que vão fazer a diferença no seu papel como gestor de agência em 2020.

1. Obtenha feedback dos clientes

Se você deseja melhorar a atuação da agência de comunicação digital, o primeiro passo é ter um olhar cuidadoso com as marcas que você atende.

Aproveite esse momento de reflexão e de retrospectiva para colher feedback dos clientes da agência.

Você pode fazer isso a partir de reuniões e com o uso de pesquisas de satisfação (que podem ser feitas de maneira digital).

O importante é você entender quais são os pontos fortes da agência e quais são os aspectos que necessitam de melhoria.

E a melhor forma de fazer isso é a partir do relacionamento com o principal público da agência: os clientes.

Então, invista em um momento para obter feedback e para estreitar os laços com as marcas que você e seus colaboradores atendem.

2. Detecte gargalos que afetam a produtividade da agência

Outra dica para gestores de agência de comunicação digital é a detecção de gargalos que afetam a produtividade dos colaboradores.

Use esse momento de final de ano para avaliar o desempenho da agência nos últimos meses e para identificar processos que travaram a rotina dos profissionais de comunicação.

Lembre-se que os gargalos diminuem a produtividade e afetam os resultados que são entregues aos clientes. Ou seja, o impacto é de ponta a ponta.

Então, saiba que é essencial enxergar onde estão os pontos de complicação no dia a dia da agência.

A partir do momento em que os gargalos são mapeados, fica mais fácil encontrar soluções para esses problemas, que podem ter relação com gestão de redes sociais, SAC, monitoramento de notícias ou produção de conteúdo para blogs, por exemplo.

Quer conhecer os principais gargalos de uma agência de comunicação digital? Então, faça o download do nosso e-book gratuito.

3. Invista em automação de processos

Com os gargalos da agência de comunicação digital mapeados, você tem a oportunidade de procurar alternativas para solucionar esses problemas.

Muitas vezes, a melhor forma de contornar os gargalos é investir em automação de processos.

Inclusive, segundo a previsão de tendências para 2020 da Forrester, a automação é um dos aspectos que vão mudar a dinâmica do mercado.

E isso vale para agências de comunicação também.

No entanto, aqui vale um lembrete: automatizar não significa substituir os colaboradores da agência, e sim trazer recursos que facilitem as demandas e que causem menos desgastes no dia a dia.

Nas agências de comunicação, por exemplo, é possível automatizar demandas como o monitoramento de notícias e de redes sociais.

Automação do monitoramento em agências de comunicação

O monitoramento de notícias e de redes sociais são exemplos de serviços oferecidos pelas agências. 

E, quando você otimiza esses processos, evita-se a perda de contas, a insatisfação de clientes e a sobrecarga dos profissionais da agência.

Além disso, saiba que a automação também significa:

Assim, se você ainda não conta com um monitoramento automatizado em sua agência de comunicação digital, é hora de mudar esse cenário.

Quer uma ajuda? Aqui na Knewin, oferecemos soluções completas para monitoramento de notícias (Knewin News) e para análise de redes sociais (Knewin Social).

Clique aqui, fale com um de nossos consultores e solicite uma demo gratuita nas nossas plataformas.

4. Fique de olho nas tendências de comunicação

Quer mais uma dica para impulsionar o resultado da agência de comunicação digital em 2020? Fique de olho nas tendências.

Afinal, a comunicação digital é muito dinâmica.

A todo o momento, surgem novas plataformas (como Tik Tok), novos formatos de conteúdo para melhorar o engajamento entre marcas e públicos (os tão conhecidos Stories) e novos algoritmos que mudam a regra do jogo da comunicação digital.

Assim, acompanhe eventos como RD Summit, leia artigos (como os que produzimos aqui pro blog da Knewin), ouça podcasts como os da Comunique-se e compartilhe as informações com os colaboradores da agência.

Aliás, quer algumas dicas sobre tendências de comunicação digital para 2020? Então, faça o download do nosso infográfico gratuito.

5. Elabore propostas alinhadas às necessidades dos clientes

Outra coisa que faz diferença nos resultados da agência de comunicação digital é a elaboração de propostas alinhadas às necessidades e às expectativas dos clientes.

Afinal, a proposta é um documento que conta com diagnóstico, objetivos e, inclusive, com precificação do serviço. Então, nada melhor do que planejá-la de forma alinhada ao que a marca precisa e ao que a agência oferece.

Inclusive, para 2020, evite a elaboração de propostas que não possam ser cumpridas pela agência. E, caso vocês não ofereçam um determinado serviço, lembre-se que comunicação digital tem o networking como base.

Em outras palavras, agências podem ser parceiras de outros profissionais de comunicação. Afinal, monitoramento de notícias é um universo e Facebook ads é outro.

Assim, invista na criação de propostas que possam ser executadas e que contemplem o que o cliente precisa, além de contar com o detalhamento de precificação dos serviços (plataformas de automação podem ser incluídas no valor proposto, por exemplo).

6. Melhore a comunicação na agência

O sexto ponto que você, como gestor, deveria prestar atenção é na melhoria da comunicação na agência.

Falhas e ruídos de comunicação são grandes causadores de gargalos, desentendimentos e insatisfações no relacionamento com os clientes.

Assim, para 2020, pense em formas de melhorar a comunicação entre os colaboradores da agência e entre a empresa e os clientes.

Como fazer isso? A resposta está no uso da tecnologia.

Ferramentas como o Slack contam com contas gratuitas e funcionam como um chat corporativo. 

Nele, é possível criar canais específicos para as equipes da agência, compartilhar arquivos e integrar com outras plataformas (como o WordPress).

Além de facilitar o dia a dia da agência, o Slack permite que colaboradores que trabalham de forma remota possam interagir com agilidade com toda a equipe.

Outro exemplo é o Trello. Ele é uma ferramenta que permite a criação de quadros com todas as tarefas que precisam ser executadas pela agência. 

Isso permite uma organização macro e micro do trabalho que os colaboradores estão executando e te ajuda a fazer uma gestão mais efetiva. Além disso, é possível compartilhar as informações com os clientes.

7. Não esqueça do controle das finanças

Ser um gestor significa pensar em diversas frentes da agência de comunicação digital. E nisso também está inserido o controle das finanças.

Sim, a gente sabe que profissionais de comunicação não são muito próximos do assunto finanças. 

No entanto, para gerenciar a agência, evitar gargalos, melhorar o relacionamento com os clientes e oferecer um serviço de qualidade, é preciso planejar custos.

Ou seja, é necessário colocar na ponta do lápis todos os custos da agência, que vão desde o salário dos colaboradores, as despesas físicas, o valor de ferramentas de automação e o preço repassado aos clientes.

Para ter um melhor controle de tudo isso, você pode contar com a ajuda da tecnologia. Existem ferramentas como o ContaAzul que facilitam a gestão financeira de agências e de empresas de variados portes.

Por fim, quer mais dicas para fazer uma gestão eficaz na agência de comunicação digital? Então, clique aqui e faça o download do nosso e-book com 12 dicas valiosas.

agência de comunicação digital