Agências de comunicação: 4 tarefas que prejudicam o desempenho

Atuar em agências de comunicação significa ter a habilidade para lidar com clientes de diversos nichos e múltiplas demandas. Porém, equilibrar a rotina e manter o bom desempenho nem sempre são tarefas fáceis. 

Afinal, é comum que existam gargalos que prejudicam a rotina e que afetam a execução das estratégias de comunicação.

Aliás, você saberia dizer se existem tarefas que estão sendo consumidoras do seu tempo profissional?  

Se você nunca parou para pensar nesse assunto, nosso artigo vai te ajudar.

Por que é importante detectar gargalos em agências de comunicação?

Não é novidade que a rotina das agências de comunicação é corrida. Às vezes, é preciso se virar nos 30 para dar conta de todas as demandas e manter os clientes felizes com o serviço oferecido.

Porém, muita dessa correria poderia ser evitada se os profissionais começassem a pensar nos gargalos que existem dentro da agência.

Bem, a gente sabe que nem sempre é fácil olhar para os nossos processos com o objetivo de identificar erros ou falhas.

Porém, essa tarefa é necessária se quisermos ser cada vez mais efetivos e se desejarmos obter um ambiente de trabalho mais produtivo e menos desgastante.

Dessa forma, gestores de agências de comunicação precisam observar a rotina dos colaboradores e têm de identificar a raiz do problema da gestão de redes sociais ou da organização das demandas diárias.

Somente quando detectamos os gargalos, podemos mapear soluções para transformar o ambiente das agências e trazer mais qualidade de vida à rotina dos profissionais que ali trabalham.

Então, aqui fica a nossa pergunta: você sabe quais são os gargalos mais comuns em agências de comunicação? 

4 tarefas que afetam o desempenho de agências de comunicação

Para te ajudar a melhorar o desempenho profissional e a trazer mais harmonia para o ambiente de trabalho, selecionamos 4 gargalos comuns em agências de comunicação.

Será que eles são os causadores do desgaste e da correria em sua rotina profissional?

1. Monitoramento de notícias

Uma tarefa que afeta o desempenho de agências de comunicação é o monitoramento de notícias.

O clipping, como a estratégia também é chamada, é conhecido por ajudar na identificação de matérias que mencionam marcas e de pautas que emplacaram na imprensa.

No entanto, por conta das mudanças ocasionadas pela realidade digital, o monitoramento se tornou uma tarefa desgastante em agências.

Afinal, se você já precisou monitorar notícias para um cliente, sabe que é necessário acompanhar jornais digitais e impressos, além de rádio, TV, blogs e revistas.

Se isso é complexo para um único cliente, imagine para múltiplas marcas.

Dessa forma, o clipping é um gargalo comum em agências. E só nos damos conta disso quando deixamos uma matéria passar e furamos o clipping.

Então, se essa é uma tarefa que afeta a harmonia da sua agência, saiba que há solução.

Ferramenta de clipping para agências de comunicação

Uma alternativa para solucionar o gargalo no clipping é considerar o investimento em uma ferramenta de monitoramento de notícias.

Se você está pensando “ah, mas existe o Google”, não deixe de ler este post do nosso outro blog. 

Afinal, por mais abrangente que o Google seja, ele não é assertivo para quem precisa fazer clipping.

Mas voltando à ferramenta de monitoramento, saiba que a tecnologia é uma aliada das agências de comunicação. 

E isso é justificado porque ela permite a automação de múltiplas buscas noticiosas, já que você consegue estruturar todo o clipping de seus clientes em uma única plataforma.

O melhor de tudo? Você pode monitorar rádio, TV, digital e impresso no mesmo lugar. E sem perder tempo ou se virar nos 30.

Quer conhecer uma ferramenta completa para monitoramento de notícias? Então, clique aqui e solicite uma demonstração gratuita no Knewin News.

2. Gestão de redes sociais

Outra tarefa que afeta o desempenho de agências de comunicação é a gestão de redes sociais.

O grande problema dessa tarefa é que as mídias sociais são instantâneas e precisam ser gerenciadas de forma integrada.

Ou seja, na era da informação digital e da interação rápida entre marcas e públicos, não podemos nos dar ao luxo de fazer gestão de forma descentralizada.

Assim, se você gerencia cada mídia social de seus clientes de maneira separada, já deve ter sofrido um pouco, certo?

E se isso já é complicado para uma marca, imagine quando falamos de múltiplos clientes.

Mas não se preocupe. Esse gargalo também pode ser solucionado.

Gestão de redes sociais centralizada em agências de comunicação

A palavra-chave para acabar com o gargalo na gestão de redes sociais de seus clientes é centralização.

Centralizar a gestão de redes sociais é a melhor maneira de evitar desgastes na hora de planejar o calendário editorial dos canais de seus clientes.

Além de facilitar o planejamento e a publicação de conteúdos, a centralização te ajuda em outra parte: olhar estratégico de ponta a ponta.

Afinal, quando temos todo o processo de gestão centralizado, conseguimos entender se nossos esforços estão trazendo o resultado esperado e podemos orientar nossas ações de comunicação por dados efetivos.

Mas como fazer isso? A resposta está na tecnologia.

Existem ferramentas como o Knewin Social que garantem a centralização do gerenciamento de redes sociais e o monitoramento dessas plataformas.

Ou seja, é um combo que desafoga o dia a dia dos profissionais de agências e que proporciona a construção de painéis para múltiplos clientes.

Quer conhecer o Knewin Social na prática e acabar com o gargalo na gestão de redes sociais da sua agência? Então, clique aqui e solicite uma demonstração gratuita.

3. Gestão de múltiplas contas

A gestão de múltiplas contas é outro gargalo comum em agências de comunicação. Afinal, os profissionais atendem clientes de diversos nichos, variados portes e necessidades específicas.

Assim, a melhor maneira de contornar a confusão de lidar com múltiplas contas é organizar a rotina. Não há segredo nisso.

Porém, você pode contar com a ajuda da tecnologia para facilitar esse processo, já que existem sistemas que permitem a organização de demandas de forma colaborativa.

O Trello, por exemplo, é uma ferramenta que conta com formatos gratuito e pago e que auxilia na gestão de múltiplas contas.

A partir da criação de quadros colaborativos, você consegue criar canais para cada cliente que os profissionais da agência atendem.

Além disso, é possível organizar o Trello de acordo com as necessidades da sua rotina: por colunas nomeadas por meses, por tarefas em planejamento etc.

O importante é aproveitar todo o potencial da tecnologia para evitar surpresas ou ruídos no dia a dia da agência, certo?

4. Elaboração de relatórios

Além dos gargalos que já abordamos aqui no post, a elaboração de relatórios também pode prejudicar o desempenho dos profissionais de agências de comunicação.

Afinal, relatórios exigem periodicidade, métricas, objetivos e olhar analítico. 

E isso nem sempre é uma tarefa rápida. Ainda mais quando sempre temos que começar da estaca 0 e coletar manualmente os dados.

Assim, se os relatórios são um pesadelo na sua agência de comunicação, é hora de ligar o alerta e lembrar que não precisa ser assim.

Com algumas mudanças, é possível aproveitar todo o potencial dos relatórios de comunicação e melhorar o relacionamento com os clientes.

O segredo para isso? Temos 2!

  1. Relatórios automatizados: a tecnologia fica responsável por capturar e compilar as informações mais relevantes. Isso facilita a vida dos profissionais de agências. Inclusive, temos um post sobre esse assunto!
  2. Modelos de relatórios: se você não tem ideia do que inserir nos relatórios de seus clientes, a gente te ajuda! Temos templates de documentos analíticos de clipping e de redes sociais, sabia?

Por fim, conheça outros gargalos comuns em agências de comunicação fazendo o download do nosso e-book gratuito. Com certeza, nossas dicas vão melhorar os seus resultados profissionais.

agências de comunicação