4 formas eficientes de apresentar resultados de assessoria

Resultados de assessoria de imprensa são algumas das maiores expectativas de clientes. Contratar um assessor é visto por muitos deles como a garantia de uma grande pauta emplacada na imprensa ou da geração de engajamento elevado nas mídias sociais – resultados que nem sempre são possíveis de se prometer.

É aí que entra em jogo, junto com muito gingado, a potencialidade da comunicação. São as alternativas eficientes de apresentar bons resultados de assessoria e evitar constrangimentos e problemas.

4 formas de mostrar resultados de assessoria de imprensa

1. A clipagem

Vamos começar pela forma mais comum de apresentar resultados de assessoria: o relatório de clipagem. Como já falamos em posts anteriores, esse é uma compilação do que saiu na mídia. Volume nem sempre é melhor.

Às vezes é preferível ter uma inserção em veículos nacionais e de grande circulação, ou mesmo matérias emplacadas em portais especializados no segmento do cliente, do que ter um grande volume de clipagens que não possuem valor real, já que a chance de dar um retorno concreto é pequena.

2. Foco na palavra-chave

Um trabalho ainda pouco feito, mas que pode dar ótimos resultados de assessoria de imprensa, é o foco em palavras-chave numa divulgação. Essa palavra-chave pode ser um termo  relevante, o nome de uma solução ou produto, ou até uma palavra muito usada pelo concorrente do seu cliente.

Ao utilizar uma palavra-chave e focar todo o seu material de divulgação nela, você chamará a atenção do repórter e o seu cliente poderá se tornar referência em reportagens relacionadas.

3. Link Building

A assessoria de imprensa foi apontada como uma das tendências de 2016 para o SEO estratégico, segundo o Conversion. Isso por causa do seu potencial para link building, que é colocar links importantes do próprio conteúdo do cliente em portais relevantes para aumentar a autoridade do seu domínio e, consequentemente, melhorar os resultados de buscadores.

O trabalho de link building requer atenção e paciência, mas pode trazer ótimos resultados de assessoria no médio e longo prazo.

4. Impacto nas redes sociais

O impacto em redes sociais também pode ser considerado fundamental entre os resultados de assessoria de imprensa e ainda ter um grande valor.

Atingir o público-alvo, criar um conteúdo compartilhável e ganhar mais seguidores é algo que as empresas procuram constantemente. Aliar assessoria de imprensa e redes sociais pode ser uma boa forma de fazê-lo. O importante é não criar falsas expectativas ou prometer o que você não pode garantir.

Apresentar resultados de assessoria de imprensa é uma das maiores dificuldades do assessor, desde o formato escolhido para apresentar essas informações até o planejamento estratégico que incorpora o maior número de possibilidades de resultados de qualidade. Esperamos que nossas quatro dicas tornem isso mais simples!

Você conhece outra forma eficiente de apresentar resultados de assessoria? Deixe sua experiência nos comentários!