Assessoria de imprensa para pequenas empresas e ferramenta de clipping

Quando pensamos em assessoria de imprensa para pequenas empresas, a ferramenta de clipping nem sempre é uma escolha prioritária. Afinal, alguns clientes consideram a plataforma como um gasto financeiro a mais. No entanto, é preciso mudar esse pensamento.

Ferramenta profissional de clipping vai muito além do monitoramento de conteúdos noticiosos.

Ela pode ser uma ferramenta estratégica para gestores tomarem decisões sobre o negócio e acompanharem a concorrência de mercado, ficando sempre à frente no nicho de atuação.

Ferramenta de clipping na assessoria de imprensa para pequenas empresas proporciona olhar estratégico aos profissionais

Antes de qualquer coisa, é importante notar que conteúdos noticiosos, no meio digital, conseguem ser um gargalo na rotina dos profissionais que trabalham com comunicação externa.

Sem a ajuda de uma ferramenta desenvolvida para automatizar o processo, como o NewsStream, fica muito complicado ter acesso a todos os conteúdos noticiosos que mencionam o cliente ou assuntos de interesse específicos.

Se isso é um alerta vermelho para grandes empresas, na assessoria de imprensa para pequenas empresas também deveria ser.

Não é porque a empresa de seu cliente está inserida no cenário de pequenas empresas que estratégias como o clipping devem ser deixadas de lado.

Aliás, o clipping de notícias pode ser uma ferramenta estratégica na assessoria de imprensa para pequenas empresas, pois possibilita aos profissionais de comunicação externa e aos gestores do negócio terem um panorama sobre o mercado de atuação para traçarem táticas assertivas.

Essa estruturação de estratégias assertivas funciona como uma alavanca para reposicionar a empresa no mercado digital, por exemplo. Isso permite que o pequeno negócio consiga competir com outras PMEs e, ainda, com grandes marcas.

Saiba como utilizar a ferramenta de clipping na gestão de comunicação de pequenas empresas

Se você chegou até aqui, tem noção de que a ferramenta de clipping é uma plataforma que vai além do monitoramento de conteúdos noticiosos.

O monitoramento é apenas a base do que você pode fazer com esses conteúdos. O importante é ter noção de que, com olhar aguçado e estratégias baseadas nos objetivos da empresa, é possível entregar ao cliente um resultado que pode ajudar na tomada de decisões.

Esse panorama de conteúdos é essencial para que a assessoria de imprensa para pequenas empresas possa ajudar os gestores a compreenderem com maior efetividade o cenário em que estão inseridos.

Não podemos esquecer que o meio digital é um grande mar de oportunidades para pequenas empresas se destacarem no mercado.

Para você justificar a ferramenta de clipping na assessoria de imprensa para pequenas empresas, selecionamos 4 formas de monitorar conteúdos que vão fazer a diferença para o negócio de seu cliente.

Não esqueça que o clipping também é uma maneira de você mensurar resultados qualitativos e quantitativos no serviço de assessoria de imprensa.

 

  • Monitoramento da concorrência

 

O clipping de notícias é uma maneira de acompanhar a concorrência de mercado na assessoria de imprensa para pequenas empresas. A estratégia de ficar de olhos abertos ao que é publicado sobre os outros negócios em veículos noticiosos é importante para que gestores consigam tomar decisões assertivas.

Conteúdos noticiosos que mencionam a concorrência ajudam a perceber quais ações são executadas por outros negócios, bem como permite um olhar atento aos assuntos que a assessoria de imprensa do outro lado está investindo na elaboração e no disparo de releases.

Isso tudo ajuda o assessor de imprensa a elaborar um plano de ação estratégico para a pequena empresa assessorada. Dentro desse planejamento, estão as táticas para o meio digital, o que permite alavancar a imagem da marca de forma segmentada e assertiva.

Quando combinado a outras estratégias, o clipping de notícias se torna um fator diferencial para conquistar espaço em um mercado empresarial extremamente competitivo.

 

  • Monitoramento do nicho de mercado

 

O segundo ponto que o clipping de notícias possibilita à assessoria de imprensa para pequenas empresas é o monitoramento de conteúdos relacionados ao nicho de atuação do cliente.

Por que isso é importante? Pelo simples fato de que ajuda assessores e gestores da empresa a obterem um panorama sobre o nicho de mercado, bem como permite que seja possível identificar necessidades e diferenciais da empresa assessorada.

É nesse ponto que o assessor de imprensa pode pensar em estratégias digitais que podem ajudar a diferenciar a marca de outros negócios.

Sempre é possível aprender com a concorrência. Seja a partir da análise de erros ou de cases de sucesso, o assessor de imprensa consegue ter um panorama para auxiliar o cliente a gerenciar de forma mais habilidosa a imagem e a reputação da marca.

 

  • Monitoramento do cliente

 

Na assessoria de imprensa para pequenas empresas, o clipping de notícias relacionadas ao cliente assessorado não poderia ficar de fora do planejamento do profissional de comunicação.

Afinal, essa é uma forma do assessor de imprensa obter um panorama sobre a imagem do cliente e um termômetro de como a imprensa enxerga a marca e, além de tudo isso, é uma forma de mostrar os resultados do investimento em um serviço de comunicação.

Para pequenas empresas, o monitoramento de menções ao cliente nos conteúdos noticiosos é uma garantia de sucesso para a empresa e uma forma de perceber quais veículos se interessam pelas ações executadas pelo seu cliente, bem como é uma maneira de evitar crises de imagem.

Explique para seu cliente que, por mais que ele seja gestor de uma pequena empresa, o meio digital não faz distinção de tamanhos de negócio. Todas as empresas estão sujeitas às crises de imagem.

Portanto, coloque a ferramenta de clipping como prioridade na rotina da assessoria de imprensa para pequenas empresas.

 

  • Monitoramento de assuntos para releases

 

O último ponto que selecionamos para este post sobre pequenas empresas, assessoria e ferramenta de clipping tem a ver com uma estratégia que você conhece: produção de releases.

Se você está se perguntando o motivo de colocarmos este ponto aqui no post, fique calmo, vamos explicar.

Para ter bons insights sobre assuntos que sejam interessantes para a imprensa, o clipping de notícias funciona como ferramenta estratégica, principalmente se executado com o auxílio de uma ferramenta desenvolvida para automatizar e otimizar o processo.

Acompanhar assuntos que são tendência no momento é uma forma de observar se o seu cliente pode investir em determinada ação de comunicação estratégica, que pode ser divulgada para a imprensa através de um release.

Newsjacking, por exemplo, é uma estratégia que pode ser aproveitada no momento de fazer o monitoramento de notícias estratégico para seu cliente.

Se você tiver interesse em fazer um trial gratuito de 7 dias em uma ferramenta profissional de clipping para mostrar ao gestor de uma pequena empresa, clique aqui e aproveite os benefícios do NewsStream.

monitoramento de noticias