Benchmarking: por que e como fazer?

Benchmarking: o que é, como e por que fazer é importante para a sua empresa?

Consagrar-se como uma empresa que se destaca em mercados cada vez mais mais competitivos é um dos principais desafios dos empreendedores, líderes e gestores. Em um mundo conectado, saber o que seus concorrentes e outros modelos de negócios em diferentes segmentos estão fazendo para conquistar e engajar clientes é fundamental. Essa estratégia é chamada de benchmarking.

O principal objetivo desse conceito é o pilar que sustenta a busca pela excelência operacional. Ou seja, as empresas observam o que os grandes players do mercado estão fazendo para se tornarem ainda melhores. 

Quer saber mais sobre essa metodologia e como ela pode impulsionar os resultados da sua empresa? Acompanhe o artigo até o final.

O que é benchmarking?

Em sua tradução livre, a palavra significa “ponto de referência”. O benchmarking está entre as mais importantes estratégias para aumentar a eficiência da empresa em suas diferentes áreas de atuação. 

Portanto, é estabelecido a partir de uma pesquisa minuciosa que permite às lideranças compararem produtos, práticas, cultura, metodologias e outras implementações de empresas de sucesso do mercado utilizadas pelos concorrentes e outras empresas de sucesso.

Com isso, o negócio que realiza o benchmarking consegue absorver algumas características e evoluir dentro do seu mercado de atuação. Vale ressaltar que o benchmarking não é copiar, até porque não existe fórmula mágica. É sobre inspirar-se, aprender e aplicar de acordo com o perfil de cada um.

Quem deve ser monitorado no benchmarking?

Essa é uma ferramenta poderosa para aprender, aprimorar e evoluir de forma contínua. Os resultados que surgem a partir dessa prática podem ajudar a nutrir e melhorar a cultura da inovação da companhia.

Para começar, procure escolher as empresas para fazer as comparações:

  • Concorrentes similares: olhe para negócios de tamanho e setor semelhantes, comparando produtos e serviços, preços e estratégias de mercado.
  • Líderes setoriais: são aqueles negócios que você gostaria de ser. Eles já trabalharam muito e conhecem os caminhos nas quais você pode basear suas operações.
  • Empresas menores: olhar sob outra perspectiva pode trazer novas soluções. Empresas menores podem evoluir rapidamente e as grandes podem aprender com isso.
  • Nichos específicos: tecnologia, atendimento, comunicação, cultura e gestão podem ser inspirados a partir de mercados inimagináveis. Avalie também as empresas internacionais reconhecidas por desempenho.

Lembre-se que a sua empresa pode se beneficiar de diversas maneiras, como obter novas ideias para melhorar operações e vendas, identificar tecnologias que possam reduzir custos ou fortalecer a lealdade e satisfação do cliente.

Como fazer benchmarking de forma eficiente?

Ao identificar quais marcas você usará como referência, entra em jogo o monitoramento da concorrência. São definidos os objetivos de análise e as informações que devem ser levantadas para evoluir o negócio como um todo. Veja mais a seguir:

Monitore as notícias e os veículos de comunicação

Fique de olho nas notícias sobre os concorrentes e outros modelos de negócio para identificar os acontecimentos que envolvem cada marca. Observe os fatos relevantes, como lançamentos, aquisições de outras companhias, aportes financeiros, crises, iniciativas desenvolvidas pelo concorrente, ações sociais e matérias em que aquela marca é fonte de autoridade.

Acompanhe as redes sociais e outros canais digitais

Os perfis e o que os concorrentes publicam em suas redes sociais também não devem ficar de fora. o objetivo é identificar a dinâmica de interação com os clientes, checar se há uma estratégia de conteúdo e verificar o posicionamento da marca. 

Monitorar sites, blogs e newsletters dos concorrentes é igualmente importante. Inclusive, algumas ferramentas permitem analisar o tráfego, o posicionamento e as palavras-chave dos sites de seus competidores. Isso ajuda a entender como essas organizações trabalham e como você pode se posicionar com mais competitividade no nicho em que atua.

Use a tecnologia

Fazer benchmarking é um processo trabalhoso e deve contar com uma plataforma inteligente que acompanhe em tempo real e observe todos esses canais de forma ágil e eficiente, desde o material utilizado no produto recém-lançado pelo concorrente até a forma que ele lida com crises de imagem.

Por que investir em benchmarking é importante?

Esta fase da análise da concorrência é muito importante. Avalie o que é importante para a sua empresa naquele momento e dentro da identidade da sua marca, descubra os principais motivos de investir nessa estratégia. Entre os mais comuns, estão:

Identifique boas oportunidades

A etapa final do benchmarking é analisar os dados e tomar decisões. Quanto mais você souber, mais assertiva será a sua empresa. Ao entender o que seus clientes precisam, pode ver quais são as oportunidades.

Reconheça pontos fortes e fracos

O número de assinantes da sua newsletter caiu? Seus concorrentes podem estar implementando uma nova estratégia que é muito mais atraente para seu público. Encontre as marcas que ajudarão a levar seus negócios a outro nível.

Decifre seus concorrentes

O benchmarking oferece uma visão ampla das atividades de marketing e negócios dos seus concorrentes e outras empresas. Ele permite identificar as melhores táticas usadas por eles e áreas em que seus negócios estão com melhor desempenho. Tudo baseado em dados. 

Torne-se mais competitivo

O caminho ideal é avaliar as métricas que você já acompanha regularmente e está familiarizado. Porém, uma análise competitiva dá a chance de analisar diferentes dados e informações que podem estar sendo negligenciadas neste momento.

Reforce seu benchmarking com a Knewin!

Trabalhe com as informações que ajudarão você a se tornar mais competitivo no seu mercado. O objetivo não é imitar, mas descobrir o que fazer para evoluir e sempre buscar os melhores resultados. Para saber mais, entre em contato com a Knewin.