A importância do bom relacionamento entre assessor e cliente

O relacionamento entre assessor e cliente é um dos fatores preponderantes na eficácia da comunicação com a imprensa. O assessor de imprensa deve conhecer a fundo o trabalho do seu cliente, a missão, os valores e as metas estabelecidas.

Dessa forma, ele terá uma visão real do que precisa produzir em termos de resultados a fim de atingir os objetivos propostos pelo assessorado e aumentar a visibilidade do cliente perante a mídia e o público.

Entenda a importância da boa relação entre assessor e cliente

No artigo “Relacionamento Assessor/Assessorado: entre Tapas e Beijos”, Luciano Milhomem explica que o trabalho da assessoria de imprensa é baseado em três pilares: o assessorado, a assessoria e o objeto, ou seja, a informação.

Para ter a informação mais completa para ser repassada à imprensa, assessor e cliente devem estar em constante contato. O profissional da comunicação sabe quais informações são relevantes para o jornalista e quais não interessam tanto a mídia.

Aliás, o assessor de imprensa deve ser considerado como um especialista em comunicação pelo cliente, o que às vezes é difícil de acontecer no relacionamento entre assessor e cliente.

A opinião geral é que hoje em dia todos sabem e fazem jornalismo. Mas, ao contrário do senso comum, o assessor de imprensa é o profissional mais apto a administrar o contato com a imprensa. Portanto, o profissional deve comprovar esse conhecimento adquirido, bem como o seu diferencial no mercado.

Os resultados da comunicação não serão satisfatórios se não houver um bom relacionamento entre assessor e cliente. O assessor de imprensa precisa conquistar a confiança e ter credibilidade com seu assessorado e, assim, manter um bom relacionamento também com os jornalistas de redação. Com as informações bem apuradas, concretas e sem maquiagem, as chances de o cliente emplacar na mídia aumentam substancialmente.

Como melhorar a relação entre assessor e cliente

Uma forma de melhorar o relacionamento entre assessor e cliente é mostrar ao assessorado como funciona a rotina nas redações e quais os critérios utilizados pelos jornalistas para selecionar e publicar as notícias.

É uma forma de educar o cliente para que ele entenda que, assim como ele segue uma série de normas no trabalho que desenvolve, o jornalista e o assessor de imprensa precisam preencher uma série de critérios para que alguma pauta vire realmente uma notícia relevante ao público e que possa ser divulgada pela mídia.  

Isso pode ser realizado durante uma reunião de apresentação do trabalho da assessoria de imprensa junto ao cliente ou em outros encontros estratégicos. Independente do tempo que levar para que o cliente assimile a ideia, ele precisa sair da conversa com uma noção clara do fazer jornalístico, ou seja, o que é notícia, o que ela precisa responder e o que mais interessa aos jornalistas.

Não é por que o CEO da empresa acha que aquele dado é importante e deve ser divulgado que ele será realmente relevante para a mídia.

Com essa conversa franca e honesta sobre questões norteadoras do jornalismo, a tendência é que a relação entre assessor e cliente melhore. O cliente aprenderá a identificar quais pautas são úteis para a imprensa e o feedback também será melhor compreendido pelo assessorado.   

Mesmo com essa noção jornalística, o assessor de imprensa precisa mostrar seu conhecimento e suas habilidades diariamente para o cliente. Deve ter sensibilidade no trato com o assessorado e uma visão que permita se antecipar aos problemas e crises.

Nada melhor para atestar a confiança e a credibilidade do assessor de imprensa do que apresentar resultados de comunicação periodicamente, certo?

O que você faz para manter um bom relacionamento entre assessor e cliente? Já enfrentou dificuldades e quer compartilhar a sua experiência? Conte para nós aqui no blog do Assessor de Imprensa.