Clipping de notícias impressas: é possível monitorar na internet?

Quando um assessor de imprensa faz o clipping de notícias, é possível que apareça uma dúvida no meio desse trabalho: como fazer o monitoramento dos conteúdos publicados em materiais impressos? Esse é um questionamento válido, já que o que está em jogo é a obtenção de resultados. Mas antes que você compre todos os jornais veiculados em sua região, saiba que a solução é mais simples e se chama tecnologia.

Algumas ferramentas tecnológicas específicas para clipping de notícias conseguem otimizar o monitoramento de conteúdos digitais e ainda oferecem acesso a materiais impressos – que são publicados na internet em versão digitalizada. Se você ainda não conhece ou não usa uma plataforma de clipagem, talvez seja a hora de considerar o investimento.

Clipping de notícias impressas compromete a rotina

O monitoramento de notícias é essencial para analisar como está a imagem do cliente em veículos noticiosos, para observar a concorrência, para enxergar novas oportunidades de negócio e entender se é preciso mudar a estratégia da marca, entre outras coisas.

No entanto, na rotina do assessor de imprensa, uma das atividades que mais podem levar tempo é o clipping de notícias, principalmente se for realizado de forma manual. E é assim que algumas empresas de assessoria e alguns profissionais da comunicação ainda acham que devem fazer em relação a materiais impressos.

Essa forma tradicional pode acabar custando caro, já que compromete o trabalho do assessor de imprensa, que poderia exercer outras funções de seu cargo, mas está selecionando as matérias impressas relacionadas ao cliente. Isso acaba afetando a obtenção de resultados no fim do período combinado. Afinal, o profissional não pode esquecer que, além dos veículos tradicionais da imprensa, ainda há o clipping de notícias publicadas em sites.

Se isso é o que está acontecendo em sua empresa de assessoria de imprensa ou no local em que você trabalha, o uso da tecnologia pode ser um grande aliado para contornar este tipo de situação, otimizando a rotina e ajudando a gerar, de forma mais rápida, resultados mais precisos e eficientes.

A escolha do tipo de tecnologia que servirá como apoio vai depender das necessidades do assessor de imprensa. No caso de notícias veiculadas de forma impressa, o investimento em ferramentas profissionais de monitoramento de notícias que permitem o acesso a esse tipo de conteúdo é algo a se considerar.

Ferramenta de clipping de notícias: por que investir?

Como permitem o acesso a conteúdos impressos – que muitas vezes são restritos a assinantes -, as ferramentas de clipping de notícias modernizam e facilitam o processo de monitoramento dos conteúdos. Mas as vantagens do investimento em uma plataforma desse tipo vão muito além dessa funcionalidade. As plataformas profissionais são essenciais para otimizar a rotina do assessor de imprensa e, dessa forma, são capazes de ajudar na geração de resultados para o cliente.

Elas são elaboradas para deixar a clipagem de notícias automatizada, diminuindo o tempo que o assessor de imprensa levaria para encontrar, na imensidão da internet, os conteúdos relacionados ao cliente. Isso quer dizer que o profissional fica com tempo livre para realizar outras atividades referentes a sua função.

Uma funcionalidade que ajuda a incentivar o investimento em uma ferramenta para monitoramento de notícias é a presença de filtros para realizar a busca e deixar o resultado mais preciso para o assessor de imprensa, permitindo que ele acompanhe também o rendimento dos concorrentes e o que há de novo no campo de atuação do cliente.

Além disso, as plataformas específicas para monitoramento de notícias também possibilitam a criação de relatórios – de forma rápida e eficiente – com os resultados obtidos na busca. Esse diagnóstico pode ser enviado para o e-mail do cliente, deixando a comunicação mais fluida e os resultados mais transparentes.

Vale a pena considerar o investimento em uma ferramenta profissional de monitoramento de notícias por causa dos benefícios oferecidos por esse tecnologia. Principalmente se o clipping de materiais impressos está causando transtornos na rotina do assessor de imprensa e, consequentemente, nos resultados do cliente.