Empresas de comunicação: o que fazer quando o clipping é um problema

O clipping de notícias é uma das ferramentas usadas pelas empresas de comunicação para monitorar a imagem dos clientes na imprensa e para mostrar os resultados do investimento em um serviço de comunicação externa.

O problema é que, em muitos casos, o clipping de notícias se torna um gargalo no dia a dia. Afinal, demanda muito tempo para ser executado e, às vezes, é preciso ter um profissional específico para essa função.

Se o clipping de notícias é um problema em sua rotina profissional, respire fundo e saiba que é possível contornar essa situação e evitar o comprometimento do tempo e das outras estratégias importantes nas empresas de comunicação.

Por que o clipping é conhecido como gargalo nas empresas de comunicação?

O monitoramento de notícias é uma ferramenta estratégica para analisar a imagem de clientes nas mais variadas fontes de informação.

Jornais, revistas, sites, portais de notícia, mídias sociais, matérias de rádio e de TV, posts em blogs de influenciadores digitais e vídeos são alguns exemplos de canais que as empresas de comunicação podem monitorar para os clientes.

A grande questão é que, na era da informação instantânea, não temos mais tempo para desperdiçar folheando jornais atrás de matérias que mencionam o cliente.

E quando fazemos isso, comprometemos não só o clipping de notícias do cliente, e sim todas as estratégias essenciais para a comunicação externa de uma empresa. Ou seja, criamos uma grande bola de neve, que uma hora ou outra vai prejudicar nosso trabalho – ou um gargalo profissional.

Esse cenário é muito comum em empresas de comunicação que ainda não se adaptaram à realidade digital. Então, preferem manter as estratégias tradicionais e manuais.

No entanto, isso é um risco muito grande para os clientes (que não vão receber resultados completos e assertivos), para o clipping (que vai demorar um tempo desnecessário e vai ficar sujeito aos furos) e para a própria agência (que vai ter os resultados prejudicados).

Mas antes de se desesperar, saiba que há solução. A tecnologia está aí para ajudar as rotinas das agências de comunicação e otimizar estratégias como o clipping de notícias.

 

Para evitar gargalos nas empresas de comunicação, invista em software de clipping

A forma mais assertiva para evitar que o monitoramento de notícias comprometa a rotina de quem trabalha com comunicação externa é investir em um software profissional de clipping.

O Knewin News, da empresa Knewin, é uma escolha assertiva para empresas de comunicação, já que otimiza o processo de clipping, garantindo melhores resultados para o profissional responsável pelo monitoramento dos conteúdos noticiosos.

Aqui na Knewin sabemos que a escolha de um software de clipping nem sempre é uma tarefa fácil para as agências, pois envolve investimento financeiro e, em muitos casos, é preciso convencer o cliente ou os gestores de que a ferramenta vai valer a pena.

Pensando nisso, selecionamos 5 motivos que fazem o software de clipping NewsStream ser uma ótima escolha para as agências que trabalham com comunicação externa.

1. Abrangência de fontes noticiosas

O software de clipping de notícias NewsStream é uma ótima escolha para agências de comunicação porque permite o acesso a diversas fontes de conteúdo.

Materiais impressos, digitais, radiofônicos e televisivos são disponibilizados pela plataforma, aprimorando a rotina dos profissionais que trabalham com o clipping de notícias.

A partir de um sistema de buscas inteligente e dinâmico, o profissional responsável pelo monitoramento de notícias consegue ficar de olho nas menções feitas sobre o cliente nos veículos de comunicação, bem como pode acompanhar a concorrência e os assuntos do nicho de atuação da marca.

Imagine quanto tempo é otimizado ao utilizar uma ferramenta que entrega, de forma ágil e automatizada, todos os conteúdos interessantes para os clientes da agência, evitando que os profissionais percam tempo procurando, manualmente, as notícias que mencionam as marcas.

Além disso, há mais um ponto positivo para o Knewin News, a ferramenta não sofre interferência das estratégias de SEO. Ou seja, independente do ranqueamento nos mecanismos de busca, você consegue ter acesso de forma completa às notícias interessantes para o cliente.

2. Otimização na criação de relatórios

Outro aspecto que faz o Knewin News ser uma ótima escolha para otimizar a rotina das empresas de comunicação é a facilidade na elaboração de relatórios.

Criar relatórios é algo que muitos profissionais deixam de lado, você sabia disso? Afinal, demanda tempo, que nem sempre os comunicadores têm, já que precisam fazer o monitoramento de notícias de forma manual.

O problema é que não estruturar relatórios prejudica a entrega de resultados para os clientes e compromete a visibilidade da marca no meio digital, já que os consumidores não vão ter noção do que está acontecendo ou se existem eventos patrocinados pela empresa, por exemplo.

Então, para aprimorar sua rotina, a ferramenta de clipping é uma ótima escolha. O Knewin News otimiza a criação de relatórios de forma significativa.

Em vez de ficar copiando e colando as notícias de forma manual, o profissional responsável pelo clipping precisa apenas selecionar os conteúdos e depois escolher os e-mails de destino do relatório. Muito mais prático, não é mesmo?

3. Busca por palavras-chave estratégicas

Outra vantagem de um software de monitoramento de notícias é a possibilidade de fazer buscas estratégicas e assertivas para os clientes a partir de palavras-chave.

As palavras-chave escolhidas podem ter relação com o negócio do cliente, com a concorrência, com o nicho de mercado de atuação e com assuntos do momento, por exemplo. Tudo depende dos objetivos estipulados na hora da elaboração do planejamento de comunicação.

A questão é que a ferramenta permite que as buscas sejam feitas, de forma rápida, com as palavras-chave mais estratégicas para o negócio do cliente.

É possível negativar palavras que não tenham relação com a sua procura e criar condições de pesquisa (para que apareçam apenas os resultados mais assertivos para o monitoramento de notícias).

É importante compreender que um site de buscas, por exemplo, não é tão eficaz na pesquisa a partir de palavras-chave porque sofre interferência das técnicas de ranqueamento. Isso não acontece na ferramenta profissional de clipping.  

 

4. Uso de filtros de busca estratégicos

O quarto motivo que faz a ferramenta de clipping ser estratégica para agências de comunicação é a possibilidade de estruturar buscas a partir de filtros assertivos.

Mas o que são esses filtros? Tipo de veículo, nome de autor, data de publicação, localização da fonte noticiosa e conteúdos mais recentes são exemplos de filtros que você pode usar no Knewin News.

Se você está se perguntando como isso vai otimizar a rotina de clipping nas agências, compreenda que o uso de filtros facilita a procura pelos conteúdos que mencionam o cliente.

Afinal, imagine que você quer procurar conteúdos de um determinado veículo, mas que foram publicados em um período específico. Com os filtros que a ferramenta profissional disponibiliza, essa tarefa fica muito mais tranquila.

5. Acesso a uma equipe de suporte

A quinta vantagem de um software profissional de clipping é a possibilidade de contar com a ajuda de uma equipe de suporte capaz de auxiliar o profissional a estruturar o monitoramento de notícias da forma mais estratégica possível.

Isso acontece porque a equipe de suporte tem domínio sobre a ferramenta e conhece toda a potencialidade das funcionalidades, permitindo que a busca na plataforma resulte em uma listagem assertiva para os objetivos das marcas.

Além disso, a equipe de suporte atua para ajudar os usuários em horários não convencionais. Ou seja, se os profissionais da agência de comunicação precisam monitorar conteúdo no fim de semana, por exemplo, e necessitam de auxílio, vão ter todo o suporte necessário.

Esse suporte, que o sistema de buscas gratuito não oferece, faz toda a diferença no resultado da gestão de comunicação externa. Afinal, as chances de furos diminuem muito – e você vai conquistar clientes muito mais satisfeitos com o serviço da agência.

Se você ficou curioso em relação ao funcionamento da ferramenta Knewin News, por que não faz um teste gratuito de 7 dias? Essa é uma ótima forma de você perceber que clipping de notícias não precisa ser complicado e demorado.