Ads strategy: como a estratégia para anúncios apoia o marketing

Imagine o seguinte cenário: você pesquisa no Google “perfume com essência de limão”. Em seguida, ao abrir o Facebook ou Instagram, por exemplo, se depara com um anúncio de perfume. Esse contexto é bem comum hoje, pois a estratégia para anúncios está cada vez mais sofisticada.

Afinal, por que colocar uma propaganda em um outdoor gigante, se, por meio da tecnologia, os profissionais de comunicação e marketing podem criar conteúdo direcionado a partir do perfil do seu público? Por isso, nesse artigo, vamos falar sobre ads strategy.

Leia mais: 
>> Use a Inteligência Artificial para saber como o público se sente
>> Como ter uma visão holística da sua estratégia de marketing

Os anúncios tinham outro formato no longínquo 27 de outubro de 1994, quando o primeiro anúncio em banner foi publicado na internet.

A empresa AT&T Corporation, companhia americana de telecomunicações, pagou US$ 30 mil para ter sua propaganda veiculada durante três meses em um site. E a tática deu muito certo, pois a taxa de cliques (CTR) foi de 44%.

Atualmente, com tantos canais para escolher, a ads strategy se tornou indispensável para que profissionais de marketing e comunicação desenvolvam campanhas capazes de atingir os usuários corretos, com o conteúdo adequado e na mídia mais efetiva.

Estratégia para anúncios em 4 passos

O planejamento de uma campanha deve seguir alguns passos, que são essenciais para o seu sucesso. É nesse momento que você delimita o objetivo, faz o mapeamento do público, define os canais e formas de mensurar os resultados. Saiba mais:

1. Determine o objetivo da campanha

Um anúncio pode ter diferentes finalidades, como conversão, divulgação de uma landing page ou captação de leads. Então, sabendo que, para cada ação, será necessária uma estratégia para anúncios diferente, defina o que a sua campanha quer alcançar e o quanto você pode investir nisso. 

Após escolher o que deseja anunciar, você deve alinhar seu discurso, incluindo características e benefícios do produto ou serviço e diferenciais em relação à concorrência.

E para entender o contexto do mercado, você pode utilizar plataformas que monitorem notícias e redes sociais, por exemplo, mostrando o que o público e outras empresas estão dizendo e fazendo dentro do seu nicho.

2. Defina público-alvo e canal 

Digamos que o foco da sua estratégia para anúncios é vender um carro. Portanto, é preciso pensar que, por ser um bem durável com valor mais elevado, o comprador deve ter uma renda fixa que garanta que a compra.

Certo, mas e quem mais, além do próprio consumidor, pode influenciar na decisão final? Uma mulher casada, com três filhos, por exemplo, levará em consideração as outras pessoas da família antes de tomar uma decisão. 

Ou seja, é importante que a mensagem do anúncio também leve em consideração esses outros personagens.

Mapear o perfil do público-alvo ajuda não só os profissionais de comunicação e marketing a passarem a mensagem correta, como também a encontrarem a mídia (blog, redes sociais, rádio, televisão) mais adequada para publicar a campanha. 

Por exemplo, para explicar o impacto de conhecer a fundo o público-alvo, uma pesquisa da Innovid apontou que a personalização de anúncios online é importante para 43% dos consumidores.

Já 31% afirmaram que são mais leais às marcas que adotam esse formato, e 29% disseram que têm probabilidade maior de adquirir produtos ou serviços de campanhas que parecem ter sido feitas para eles.

3. Implemente a estratégia para anúncios

Uma ads strategy bem divulgada é a diferença entre sucesso e fracasso. Aliás, um ponto central nessa implementação é a consistência, o que inclui a forma de se comunicar com os compradores, imagens, cores, sons e demais elementos do anúncio. Afinal, a campanha deve fazer sentido e ser coesa em todos os canais que for divulgada. 

Então, não esqueça de pensar na frequência dos anúncios. E a gente diz isso por um motivo bem simples: dificilmente, uma peça única será suficiente para convencer alguém a comprar algo – a não ser que seja uma campanha extremamente memorável em um canal com grande público, o que costuma envolver um investimento milionário.

4. Monitore e avalie os resultados 

Depois da implementação, chegou a hora de monitorar o que é importante para os seus objetivos.

  • Quais indicadores você quer avaliar?
  • Quer entender qual foi a relevância do seu anúncio?
  • Ou quantos leads foram alcançados?

>> Saiba como monitorar melhor seus resultados com esse artigo: 8 indicadores e métricas que apoiam o sucesso da comunicação

Aqui, novamente, os profissionais de comunicação e marketing responsáveis por essa tarefa podem lançar mão de plataformas inteligentes de monitoramento para verificar a repercussão dos anúncios.

Seja para verificar notícias ou o que está sendo falado nas redes sociais, é possível monitorar menções, sentimentos e gerar relatórios. Com essas informações em mãos, você conhece o perfil que mais se aproximou do objetivo, qual canal foi mais eficaz e que formato de anúncio funcionou melhor.

4 tipos de estratégia para anúncios

O tipo de estratégia para anúncio também impacta o resultado final e precisa estar de acordo com o público-alvo, objetivo e mídia escolhida. Para auxiliar nessa decisão, selecionamos alguns formatos. Confira:

1. Sazonal

É o anúncio de um produto ou serviço em um determinado período, como Natal, Páscoa, Ano Novo e Dia das Crianças.

Mas essa estratégia também pode envolver descontos mais duradouros. Afinal, é bem comum ver as promoções de Natal começarem a ser divulgadas já em outubro.

2. Em redes sociais

No quesito personalização, as redes sociais ficam em primeiro lugar, já que, ainda conforme a Innovid, 18% dos usuários disseram que prestam mais atenção em anúncios personalizados nessas mídias.

Já 17% preferem vídeos, e 13%, banners em sites. Considerando essa popularidade, as redes sociais são canais que, definitivamente, devem fazer parte da estratégia para anúncios.

3. De propriedade

A tática de propriedade é quando você desenvolve um CTA no qual os usuários participam da campanha. Por exemplo, quando uma marca pede que seus clientes compartilhem conteúdos divulgando o produto ou serviço nas suas redes sociais e marquem o perfil do anunciante.

Essa estratégia é bem interessante porque contribui na construção da credibilidade, já que os usuários atuam como embaixadores ao divulgarem a marca para sua rede de conhecidos.

4. De evocação

Esse é o tipo de ads strategy que visa a evocar fortes emoções nas pessoas ao criar uma imagem positiva do produto ou serviço a partir de anúncios que se refiram aos pais, filhos e até animais de estimação. Isso é útil para humanizar a marca e torná-la mais acessível.

Essa estratégia pode ser utilizada de forma sazonal (como Dia das Mães, dos Pais, dos Avós etc.) ou até para posicionamento da marca. 

Como você percebeu, profissionais de comunicação e marketing têm uma grande variedade de canais para anunciar, podendo atingir qualquer público.

No entanto, para alcançar resultados positivos, é essencial estruturar uma estratégia para anúncios com objetivos bem definidos, que esteja em sintonia com o consumidor, transmita a mensagem correta e use o canal mais adequado. 

Para encontrar mais informações sobre estratégias de comunicação e marketing e a solução de monitoramento mais adequada ao seu negócio, entre em contato com a Knewin, pois podemos alavancar os resultados da sua marca com as nossas soluções.