Clipping: como transformar notícias em insights para a estratégia de comunicação

Mais do que uma ferramenta que vai captar o máximo de informações e citações sobre uma empresa em diversos veículos de comunicação, o clipping precisa ser uma solução que facilite a visualização e a relação dessas informações para que possa nutrir de maneira eficiente a estratégia de comunicação.

Como assim? Portais, blogs, artigos, programas de televisão, jornais, revistas, programas de rádio… O que antes era quase um trabalho manual, agora está praticamente 100% automatizado. Veja o Knewin News, por exemplo.

Leia mais:

>> Como usar o monitoramento na sua estratégia de comunicação?

>> 4 motivos para fazer análise de sentimentos no clipping  

>> Como mostrar resultados de comunicação com o relatório de clipping?

E em um mundo cada vez mais conectado, abrangência, agilidade e inteligência de dados fazem toda diferença.  Como disse o estrategista e filósofo chinês, Sun Tzu, autor de “A Arte da Guerra”:

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas” – Sun Tzu, “A Arte da Guerra”.

Ou seja, conhecimento nunca é demais.

Quando esse conceito é levado para a estratégia de comunicação e o mundo dos negócios, sabemos que a resposta para adquirir todas as informações sobre a sua empresa e os concorrentes no mercado de maneira efetiva é justamente o monitoramento de notícias. 

Mas existem alguns pontos de atenção, como…

Cuidado para não transformar seu banco de dados em um “bando de dados”

O clipping não é uma novidade nas empresas, ainda mais quando se trata dos grandes players de mercado. Portanto, o ponto de partida para garantir que o material recolhido no monitoramento seja utilizado na estratégia de comunicação é a qualidade das informações.

Inclusive, especialistas da área de comunicação e marketing direcionam para um caminho com 7 passos que irão levar a sua empresa até uma estratégia de sucesso na comunicação. 

São eles:

1- Avaliar o cenário em que a sua empresa está inserida.

2- Entender quem é o seu público-alvo.

3- Mapear os objetivos da sua estratégia.

4- Identificar os canais, as ferramentas e os modelos de atuação do negócio.

5- Definir o orçamento para essa estratégia.

6- Planejar as ações e os próximos passos da sua estratégia de comunicação..

7- Implementar, avaliar e controlar todas as ações.

O clipping será a ferramenta que irá recolher o maior número de dados possíveis para retroalimentar a estratégia de comunicação, fundamentando os próximos passos com informações relevantes sobre a sua empresa e sobre o mercado. 

Clipping na prática: quando notícias viram insights

O lançamento de um produto do seu concorrente no mercado, a citação da sua marca em um reality show, uma polêmica envolvendo o seu mercado de atuação…

Desde possíveis crises a boas oportunidades de negócio, ter conhecimento sobre tudo o que acontece no mercado é um grande desafio, ainda mais em um cenário extremamente volátil como é o universo corporativo.

Diante dessa realidade, o clipping é importante para acompanhar as movimentações políticas, econômicas e sociais, identificar oportunidades, além de avaliar e acompanhar os resultados obtidos a partir da implementação da sua estratégia de comunicação.

Mas se todo mundo usa o clipping, como sair na frente dos concorrentes?

Existem 3 princípios fundamentais que fazem toda diferença sobre o uso do clipping como forma de nutrir a estratégia de comunicação. E tudo começa com tecnologia, acompanhe:

1- Abrangência

Não se limite a formatos ou plataformas, a notícia pode estar em mais de um lugar ao mesmo tempo. O Knewin News, por exemplo, é uma plataforma com um sistema de buscas ágil para monitoramento de notícias em mais de 80 idiomas e em fontes impressas, online, de TV e de rádio.

2-  Agilidade

Quanto mais cedo tiver as informações, mais tempo você terá para tomar uma decisão importante.

E precisamos concordar: tempo no meio corporativo é um fator determinante.

Tomando como referência o Knewin News, a nossa tecnologia decodifica milhares de dados em tempo real para você manter o olhar analítico em todos os momentos.

3- Inteligência de dados

O clipping sem estratégia perde totalmente sua funcionalidade. Contar com uma tecnologia que facilite e agilize o processo de análise dos dados coletados no monitoramento é essencial para o sucesso da sua estratégia de comunicação.  

Os Smart-Newsletter e Smart-Report ajudam a reportar resultados do monitoramento de notícias com envio automatizado, indicadores qualitativos e quantitativos, análises estratégicas sobre as notícias e um demonstrativo do rendimento das campanhas e ROI.

Quais são os diferenciais do Knewin News para o seu clipping?

Palavras-chave ilimitadas, a maior base de América Latina com mais de 1 milhão de fontes online, impresso, rádio e TV e monitoramento retroativo são alguns dos diferenciais do Knewin News. Para saber mais sobre a solução, veja o vídeo a seguir!

Procurar uma solução que entregue um clipping eficiente e alinhado com a estratégia de comunicação do seu negócio é um desafio para qualquer empresa. 

Mas quando há sinergia entre a tecnologia e o pensamento estratégico, a possibilidade de encontrar notícias que se transformem em insights é muito maior!

Quer se aprofundar no assunto e entender mais sobre como transformar notícias em insights para a sua estratégia de comunicação? Faça o download do nosso e-book.