Como o clipping apoia os resultados de comunicação dos clientes Knewin?

Ter acesso a informações relevantes, priorizadas e atreladas ao contexto da sua marca, é a base para que o correto entendimento e as ações estejam alinhadas e sejam efetivas no âmbito da Comunicação. E um modelo conhecido para fomentar tal fluxo é o clipping.

O clipping nada mais é do que um processo contínuo de monitoramento, análise e arquivamento de menções feitas na mídia a uma determinada marca, como empresa ou celebridade.

E ele pode se estender também a verbetes, como nomes e expressões utilizados numa campanha de comunicação.

No entanto, nem sempre tão conhecido fora dos ambientes das assessorias e agências de Comunicação e Marketing, o clipping está longe de ser um material meramente informativo. Na Knewin, o tratamos como uma ferramenta de empoderamento de marcas.

Leia mais:

>> E-book: Análise de Sentimento no Clipping

>> Clipping: como transformar notícias em insights para a estratégia de comunicação

O monitoramento de mídia no dia a dia da Knewin

O compilado de notícias, que um dia já foi feito de forma manual com recortes de revistas e jornais, hoje envolve muita tecnologia e inteligência artificial na seleção e curadoria das matérias dos mais diversos tipos de mídia: jornais, revistas, sites, emissoras de rádio e TV, redes sociais, dentre outras publicações. 

Esse é um dos diferenciais que a Knewin oferece ao mercado. Além de seu caráter informativo, o clipping é um acervo rico e uma fonte valiosa de dados que apoia as agências e assessorias diariamente no acompanhamento de resultados de ações midiáticas.

Além de antecipar crises, é fundamental na gestão de reputação, traduz a imagem da marca na mídia individualmente e em comparação com a concorrência, colabora com a geração de indicadores de performance para as áreas de Comunicação.

Por meio dele, é possível prever tendências de comportamento atreladas a ações da marca no mercado financeiro, no caso de empresas de capital aberto, dentre outros usos dependendo do contexto do contratante deste tipo de serviço.

Os benefícios do clipping para a comunicação de uma empresa

Uma empresa que acompanha as tendências de seu mercado na mídia e sabe como está a imagem de sua marca em termos quantitativos e qualitativos, se prepara melhor para gerir episódios de menções negativas à marca e porta-vozes.

A mensuração se torna melhor e mais eficiente, tornando o entendimento dos resultados das ações de comunicação e marketing mais simples e clara.

O processo de planejamento e definição de metas futuras é mais alinhado com a realidade da empresa, e consegue dar maior visibilidade aos públicos internos e externos, de forma empoderada e consciente de como sua marca está sendo apresentada à sociedade.

Assim, buscar um apoio especializado apenas nos momentos de alta necessidade e ao longo de crises é o que acontece em muitos casos, mas esse formato pode perder oportunidades de novos negócios e prevenir crises.

Para entender mais sobre como as Informações contidas nos Relatórios de Clipping apoiam os resultados de Comunicação dos Clientes da Knewin, entre em contato conosco.

Este artigo foi escrito por Carla Mendes, Jornalista e Gerente de Operações na Knewin, e Camilo Manfredi, Diretor de Operações na Knewin e escritor do livro Clientes & Empresas, como Cães & Gatos.