Data-driven marketing: o impacto dos dados na rotina profissional

Data-driven marketing nada mais é do que utilizar os dados para orientar ações de comunicação, tomar decisões empresariais mais precisas e promover uma experiência mais positiva para os consumidores digitais.

Ou seja, essa nova maneira de olhar para as ações de marketing permite que as empresas se posicionem com mais competitividade no meio digital. Dessa forma, é possível garantir mais visibilidade e mais engajamento.

Além disso, segundo o estudo Mind the data gap, 2019 data-driven marketing & advertising outlook, da Dun & Bradstreet, para os profissionais de Marketing do setor B2B, os dados se tornaram um componente crítico para construir e manter vantagem competitiva no mercado empresarial.

O grande ponto alertado pelo estudo é que muitos profissionais da área ainda fazem data-driven marketing utilizando ferramentas de CRM.

No entanto, essas ferramentas não são tão eficazes quanto as plataformas desenvolvidas para captura e análise de dados.

Dessa forma, o grande desafio do marketing orientado por dados é a extração das informações do meio digital. 

E o nosso artigo vai te mostrar como ultrapassar esse obstáculo e realmente praticar o data-driven marketing em sua rotina profissional.

Por que é importante fazer data-driven marketing?

Falar sobre marketing orientado por dados significa entender que é preciso deixar de construir ações baseadas em achismos e praticar a Inteligência na rotina profissional.

Ou seja, é preciso conquistar um olhar analítico e estratégico sobre a marca que gerenciamos. E, para isso, temos de dar um passo para trás e aprender a ouvir, principalmente, o que o público está dizendo sobre a organização.

Além disso, o data-driven marketing permite que você:

  • Construa ações de comunicação digital mais relevantes.
  • Identifique problemas no serviço da marca.
  • Verifique a validação e a viabilidade de novos produtos (e dos já existentes).
  • Enxergue quais são os conteúdos que mais geram engajamento.
  • Otimize a experiência do consumidor em relação ao produto ou ao site da empresa.
  • Atinja o público certo (com anúncios pagos e conteúdos pontuais).
  • Produza conteúdos atuais e que solucionem dores dos consumidores.
  • Mostre que a marca tem um propósito.
  • Divulgue as mensagens certas no momento mais adequado.
  • Atenda às tendências de mercado e às exigências do público.
  • Identifique os influenciadores da sua marca.
  • Construa parcerias eficazes com influenciadores digitais.

Esses são apenas alguns exemplos do poder dos dados no nicho do marketing digital.

Ou seja, não podemos negar o fato de que, para as empresas permanecerem em um patamar estratégico, é preciso construir ações de marketing baseadas em dados e que estejam alinhadas ao contexto do público da marca.

Além disso, não podemos esquecer que o marketing orientado por dados precisa ter objetivos bem embasados e KPIs definidos

Afinal, as ações de marketing têm um propósito, certo?

E esse propósito pode ser os seguintes pontos: o impulsionamento das vendas, a divulgação de alguma ação específica, a melhora no engajamento com o público ou a conquista de mais visibilidade no meio digital.

Como aplicar o data-driven marketing no dia a dia?

Agora que você entende a importância do data-driven marketing, precisamos lembrar de outra coisa.

Para realmente aplicar o marketing orientado por dados em sua rotina profissional, é essencial saber como extrair as informações do meio digital.

Além disso, é preciso saber como transformar essas informações em aspectos valiosos para as marcas.

Afinal, informações soltas nem sempre têm significado. 

Precisamos capturar, categorizar e interpretar esses dados. E o objetivo é transformar tudo isso em ações e decisões precisas para as empresas na era da competitividade digital.

Assim, aqui fica a nossa primeira pergunta: como você captura dados para as suas estratégias de marketing?

Bem, como o estudo da Dun & Bradstreet informa, muitos profissionais ainda utilizam ferramentas de CRM para entender o consumidor da marca. No entanto, ligue um alerta. Essa não é a maneira mais eficaz de usar os dados a seu favor.

Existem plataformas desenvolvidas para monitorar e analisar aspectos relevantes para o marketing digital.

O Knewin Social e o Knewin Analytics são dois exemplos de ferramentas que podem te ajudar a realmente fazer data-driven marketing. Quer ver só?

1. Knewin Social

O Knewin Social é uma ferramenta que ajuda profissionais de marketing no monitoramento das principais redes sociais.

Com ele, é possível:

  • Monitorar todas as menções feitas sobre uma marca.
  • Analisar o engajamento de publicações.
  • Avaliar o sentimento das menções.
  • Identificar links relacionados à empresa.
  • Fazer um estudo sobre a concorrência.

O mais interessante é que todos esses aspectos podem ser visualizados de forma analítica, com o intuito de te ajudar a entender o impacto de uma determinada publicação na imagem da empresa.

Assim, é possível organizar o monitoramento, categorizar as informações, interpretar os dados e realmente compreender qual foi o impacto de uma ação de marketing realizada em um determinado período.

Dessa forma, o Knewin Social é um grande aliado na captura de informações para que você consiga praticar o marketing orientado por dados em sua rotina profissional.

2. Knewin Analytics

Outra ferramenta relevante para aplicar o marketing orientado por dados em sua rotina profissional é o Knewin Analytics.

Essa plataforma é um Dashboard Analítico que permite o cruzamento e a análise de dados referentes aos aspectos estratégicos para uma marca.

Assim, é possível monitorar notícias, redes sociais e dados externos, cruzando as informações e conquistando um olhar 360º sobre as ações de marketing.

O Knewin Analytics é uma plataforma completa para entender o impacto das ações da empresa no meio digital, bem como para compreender se o público atingido é o que realmente interessa para a marca.

Além disso, é possível entender os passos da concorrência, visualizar gaps de conteúdo e impulsionar as ações de marketing, sempre orientando a tomada de decisões por dados reais e estratégicos para a marca que você gerencia.

Por fim, se você deseja praticar o data-driven marketing em sua rotina profissional, por que não entra em contato com a nossa equipe para conhecer as nossas soluções de monitoramento e de análise de dados? É só clicar aqui.