Desafios profissionais na assessoria de imprensa: 5 obstáculos

desafios profissionais

A assessoria de imprensa digital é uma área cheia de desafios profissionais. Se você trabalha com Comunicação, provavelmente sabe que sempre pode “ter uma pedra no meio do caminho”, não é mesmo?

Obstáculos existem. Eles podem ser previsíveis ou não. No entanto, cabe ao assessor de imprensa ficar sempre em alerta para evitar que o estresse seja um companheiro do dia a dia.

Pensando nisso, decidimos elaborar este post para mostrar a todos os assessores de imprensa quais são os principais obstáculos que podem aparecer pelo caminho. Ficar atento a esses empecilhos é uma forma de manter a reputação profissional estável e conquistar um cliente satisfeito.

5 desafios profissionais que todo assessor deve prestar atenção

A lista de desafios profissionais na assessoria de imprensa é grande, principalmente pelo crescimento do uso do meio digital. O que antes era mais fácil de controlar, hoje está instantâneo.

Para sobreviver ao caminho cheio de obstáculos do meio digital, o assessor de imprensa precisa estar sempre com o alerta ligado. Isso ajuda a evitar possíveis problemas que possam aparecer.

Dos obstáculos encontrados pelo caminho da assessoria de imprensa, selecionamos 5 que podem ser aquele detalhe que as pessoas esquecem que está ali. Fique atento a esses desafios profissionais para preservar a tranquilidade em sua rotina.

 

  • Surpresas nos aspectos financeiros

 

Quando o assessor de imprensa fecha o contrato com o cliente e elabora o planejamento de comunicação, é preciso ter em mente a verba que vai ser destinada para as estratégias.

Seja em Facebook ads, Google ads, investimento em eventos ou qualquer outro tipo de estratégia, o assessor de imprensa precisa ter noção da verba que o cliente vai investir no serviço de comunicação.

O problema é que, muitas vezes, isso pode fugir do controle do assessor e se tornar um dos desafios profissionais encontrados pelo caminho.

Pode ser que o cliente tenha um imprevisto financeiro e tenha de diminuir a verba destinada ao serviço de comunicação. Portanto, nesta hora não se desespere. Saiba que você tem o planejamento de assessoria a seu favor. Modifique-o com sabedoria. Além disso, valorize o preço do seu trabalho.

 

  • Cronograma impossível

 

Outro obstáculo enfrentado pelos assessores de imprensa pode ser chamado de autossabotagem. Sim, porque está relacionado à elaboração do planejamento de assessoria de imprensa.

A criação de um cronograma impossível é um dos desafios profissionais que selecionamos porque tem a ver com a ideia de eficiência no dia a dia. Isso é um pensamento equivocado.

Querer mostrar resultados para o cliente com um cronograma cheio de coisas que precisam ser entregues na semana que vem não é eficiência. É querer comprometimento da rotina.

Você já parou para pensar se consegue executar as estratégias no deadline proposto? Questione-se sobre isso para evitar estresse e um cliente insatisfeito no futuro.

 

  • Porta-voz despreparado

 

Outro exemplo dos desafios profissionais da assessoria de imprensa já foi abordado diversas vezes aqui no blog. Porta-voz despreparado significa crise de imagem.

Afinal, quando o representante fala algo sem pensar (nas mídias sociais ou no meio físico), pode dar abertura para diversas formas de interpretação.

As pessoas estão cada vez mais atentas à forma como as empresas se posicionam com o público externo. Quando o porta-voz não tem noção disso, a turbulência se aproxima.

Como evitar que isso aconteça em sua rotina da assessoria de imprensa? É bem simples. Mostre para o cliente a importância do investimento em media training.

O treinamento de imprensa é essencial para que o representante aprenda a forma mais eficaz de se apresentar aos públicos de interesse, evitando que as palavras comprometam a reputação da empresa.

 

  • Notícias negativas

 

Nosso quarto obstáculo no caminho da assessoria de imprensa deixa os profissionais estressados. Notícias negativas significam aproximação de crise.

Primeiro, entenda que nem sempre é possível controlar a forma como a imprensa vê a marca e como vai ser a repercussão disso. O importante é que o assessor de imprensa sempre esteja de olhos nos conteúdos noticiosos, para se antecipar e elaborar estratégias capazes de reverter a situação.

Para fazer isso, é mais simples do que você imagina. Invista em uma ferramenta de monitoramento de notícias. Um exemplo é o NewsStream. Claro que existe o Google e seus alertas. No entanto, isso significa trabalho manual e chances de furos no clipping.

A ferramenta de monitoramento de notícias otimiza o processo de clipping e ajuda a manter a rotina do assessor de imprensa mais tranquila e mais estratégica.

Portanto, lembre-se disso da próxima que for realizar o clipping do cliente de forma manual. Pense em quanto tempo você pouparia com uma ferramenta profissional capaz de otimizar esse processo.

 

  • Estratégias mirabolantes

 

O último dos desafios profissionais que selecionamos para este artigo tem a ver com as ações executadas pelos assessores de imprensa.

Assim como a elaboração de um cronograma recheado de deadlines impossíveis, as estratégias para o cliente, em alguns casos, tendem a ser mirabolantes.

Por que isso acontece? Simplesmente pelo simples fato de que os profissionais acreditam que quantidade é melhor que qualidade. Não esqueça que não é bem assim que a área da comunicação funciona.

Estratégias de assessoria de imprensa precisam ser estratégicas e (muito importante) realizáveis. É preciso “manter os pés no chão” para evitar que as coisas não saiam como planejado.

Para conhecer outros obstáculos na área da comunicação, sugerimos o download do nosso e-book Muito além do release: desafios do assessor de imprensa digital.

BANNER_comkt-CI-muito-mais-que-release

Foto de Knewin

Knewin

Os artigos do blog da Knewin fazem parte do maior portal de gestão de reputação no Brasil e são produzidos pelo nosso time de Marketing. Atuando no mercado desde 2011, reunimos mais de 14 anos de experiência para oferecer conteúdos sobre gestão de reputação, gestão de crise, exposição de marca, monitoramento de mídia, mercado, tendências e concorrentes — sempre com foco em apoiar profissionais de comunicação na tomada de decisões estratégicas.

Assine nossa Newsletter

Receba e-mails com novos conteúdos