Divulgação regional: como encontrar jornais de pequenos municípios na internet

O Brasil é composto por 5.570 municípios, segundo o IBGE. Podemos imaginar, portanto, a quantidade de veículos locais para utilizar em uma divulgação regional. Mas como encontrar esses jornais?

Como divulgar, por exemplo, clientes de agropecuária que estão lançando um novo produto no interior do Mato Grosso ou uma empresa de tecnologia que fechou um contrato com a prefeitura de um município de 20 mil habitantes?

Muitos veículos já possuem algum tipo de edição online, como publicação de PDF, mas a maioria não investe em otimização para ferramentas de busca, ou SEO. Isso faz com que seja bastante difícil encontrá-los.

Além disso, ainda falando em mecanismos de busca, a tendência é que o Google organize os resultados em relação à relevância para você. Baseado nas suas últimas pesquisas, aparecerão primeiro os resultados “preferidos” por você naquela região.

Divulgação regional: aprenda a utilizar a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode ser uma grande aliada na pesquisa por jornais de pequenos municípios, desde que seja usada da forma correta. Ferramentas de clipagem, por exemplo, já têm a capacidade de realizar pesquisas por região, além de por termo e por palavra-chave.

endo assim, você pode encontrar facilmente todos os veículos que precisa, já que a própria ferramenta terá acesso àqueles previamente cadastrados. A mesma ferramenta ainda poderá te mostrar as últimas notícias publicadas, o que saiu sobre o tema que você quer divulgar e os nomes dos jornalistas que assinam as publicações.

Além da ferramenta de clipagem, você pode utilizar grupos de assessores, em mídias sociais para encontrar os jornalistas responsáveis por essas publicações. Por serem profissionais que querem que seus veículos tenham visibilidade no setor, há grande chance de conseguir boas indicações.

Realizar uma divulgação regional necessita de planejamento, mas pode trazer bons resultados de negócios, por ser bastante focado na persona do cliente.

Você tem outras formas de encontrar jornais de pequenos municípios para uma divulgação regional? Escreva nos comentários!