7 grupos em redes sociais que todo assessor deve ficar de olho

Uma característica comum a todo assessor de imprensa que emplaca em grandes veículos de comunicação é a antecipação, ou seja, estar sempre em busca de um cenário favorável para emplacar seu cliente. Essa busca é diária e exige bastante informação e atenção ao que está acontecendo no mercado. A leitura de jornais diários é fundamental, mas buscar novidades na área a cada dia também consta no currículo de um bom assessor. É nesse momento que entram os grupos em redes sociais. Neles, é possível, além de encontrar pautas relevantes, ficar por dentro do cenário das agências de comunicação.

7 grupos em redes sociais para assessores de imprensa

Para facilitar sua jornada pelo ambiente dos grupos em redes sociais, separamos os principais na área de assessoria de imprensa. No entanto, é recomendado que você procure também grupos associados à área dos seus clientes. Se você assessora uma empresa de TI, por exemplo, procure grupos da área de tecnologia e fique atento ao que estão debatendo. Nesse grupo, você pode inclusive achar parceiros para elaborar pautas mais robustas e completas. Na parceria, todos ganham, inclusive o repórter, que vai ser poupado do trabalho de procurar essas fontes. Para facilitar, separamos os grupos em duas redes sociais: Facebook e LinkedIn.

Facebook

A participação de grupos e fóruns online é parte essencial do networking nas redes sociais. Seja de interesse por causa da sua área de atuação ou do cliente, fazer parte de grupos de discussão é essencial em um mundo conectado. Nestes ambientes é possível conhecer novos contatos profissionais e também acompanhar tendências e dicas úteis para seu trabalho. Para se ter uma ideia do alcance da rede, os últimos dados divulgados pelo Facebook contabilizam 1,59 bilhão de usuários ativos. Destes, 60% participam de grupos, ou seja, cerca de 1 bilhão de pessoas. Quer fazer parte dessa rede também? Confira os grupos abaixo relacionados à assessoria de imprensa.

  • DR entre assessores e jornalistas: com mais de 5 mil membros, o grupo conta com a participação de repórteres e assessores. É um bom local para debater mas, também para encontrar oportunidades para seus clientes, já que muitos jornalistas costumam publicar suas demandas por aqui.
  • Assessores de imprensa: esse grupo é um pouco mais fechado. É um ótimo local para observar que tipo de pautas estão em andamento e também para trocar ideias sobre tendências e ferramentas da área.
  • Grupos regionais: esse tipo de comunidade geralmente tem profissionais conhecidos da área e de agências concorrentes. É ótimo porque ajuda a dar um panorama da área e também do que os profissionais estão fazendo. Dependendo de onde você é, procure por palavras como “Jornalistas de (nome do estado)” ou “Comunicação em (nome da cidade)”. Em Santa Catarina, por exemplo, há um grupo bem forte para oferta e procura de trabalho chamado Vagas de Comunicação SC.

Linkedin

O LinkedIn é a maior rede social para profissionais do mundo. A plataforma já tem mais de 200 milhões de usuários. Além de servir para procura de vagas e recrutamento, a plataforma ajuda a manter uma rede de contatos profissionais e disseminar conteúdos interessantes e relevantes. Neles, uma agência pode divulgar informações que agreguem valor à marca e ampliar os contatos com profissionais da área. Mas lembre-se que, frequentar os grupos do LinkedIn pressupõe, antes de tudo, manter uma atenção voltada exclusivamente para o compartilhamento de conteúdo de caráter profissional. Não faça propaganda nesses grupos pois, você provavelmente será banido e mal visto pelos outros membros. Seguem alguns grupos interessantes para os profissionais da área.

Bons grupos:

  • Public Relations and Communication: com cerca de 245 mil integrantes, o grupo tem membros do mundo inteiro. De acordo com a moderação, o grupo é dedicado a aumentar oportunidades de networking e negócios para seus membros.
  • Comunicação e marketing Brasil: grupo mais abrangente, possui profissionais de marketing e comunicação. Foi criado para compartilhar ideias e questões relacionadas à comunicação corporativa, relações institucionais, marketing, publicidade, relações públicas e demais assuntos relacionados. O espaço pode ser usado como fórum de discussões, lugar para deixar ou colaborar com opiniões, publicar artigos, sugerir assuntos e divulgar vagas. Serve também como ponto de encontro e networking dos profissionais que trabalham nestas áreas.
  • Comunicação corporativa: mais de 15 mil profissionais fazem parte deste espaço para a troca de ideias e experiências entre os profissionais de Comunicação Corporativa. A comunidade foi criada para membros compartilharem práticas bem sucedidas em empresas e/ou organizações de todos os segmentos.
  • Comunicação interna na era digital: embora menor que os outros, este grupo é voltado para a comunicação digital. Debates sobre o tema ajudam os profissionais a se adaptarem e trocarem experiências sobre as mudanças que a tecnologia tem trazido para a área de comunicação.

Você conhece outros grupos em redes sociais voltados aos profissionais da comunicação? Compartilhe com os leitores!