Empresas brasileiras apresentam pouco desempenho no uso de tecnologias

A pesquisa TIC Empresas 2019 revelou uma deficiência no uso das tecnologias por empresas brasileiras. Os fatores com menor índice de desempenho são comunicação digital e negociação online com os clientes. 

As mídias sociais de uso mais comum são o Facebook, com 62%, WhatsApp ou Telegram, com 54%, Instagram ou Snapchat, com 44%, e o LinkedIn, com apenas 15%. E apenas pouco mais da metade das empresas avaliadas usam as ferramentas digitais para vender produtos ou anunciar as novidades aos consumidores. 

>> Leia também: Geração Z quer marcas mais engajadas digitalmente 

Segundo os entrevistados, os principais canais para venda online são WhatsApp e Facebook Messenger, com 42%, e apenas 16% afirmaram usar site próprio para realizar as vendas. 

A pesquisa também mostrou a diferença entre as pequenas e grandes empresas. O uso de fibra ótica, por exemplo, é mais comum em grandes organizações em comparação às menores, com 91% e 65%, respectivamente. 

o processamento inteligente de dados no Brasil é utilizado por apenas 4% dos empreendimentos, ficando atrás de países como Espanha, com 11%, Noruega, com 15%, e Finlândia, com 19%. 

Veja mais em: Olhar Digital