Mais de 50% dos brasileiros passaram a ter cuidado com fake news

Levantamento realizado pela NZN aponta que a população brasileira está mais consciente em relação ao consumo de fake news.

Segundo os dados, a busca por informações verídicas e a checagem de fatos por parte dos consumidores aumentou após a chegada da Covid-19 no País. 

Do total dos entrevistados,

  • 52,5% afirmam que passaram a ter mais cuidado com a veracidade dos conteúdos que consomem.
  • 39,2% dizem que estão buscando mais informações.
  • 31,7% afirmam que estão sendo mais impactados pelas notícias.
  • 23% se sentem mais ansiosos.
  • E 18% se sentem mais informados.

Leia mais:
>> Marcas recebem alertas sobre anúncios em sites com fake news

Questionados se o consumo de fake news será alterado após a pandemia, 34,9% afirmam que pretendem seguir buscando informações em sites de referências e 34,3%, a veracidade dos dados.

A pesquisa também aponta a distribuição das informações nas redes sociais. Para os entrevistados, 56,7% verificam em qual veículo a notícia foi originalmente publicada, 51,4% conferem a autoria e 48,3% se certificam de que a notícia está realmente no site oficial do veículo. 

Apenas 20,9% dos entrevistados têm acompanhado informações somente via redes sociais e 10,4% pelo WhatsApp.

Saiba mais sobre o impacto das notícias falsas nos Reports Especiais da Knewin sobre Covid-19 Vs Fake news em 4 países selecionados da América Latina.

Foto de Knewin

Knewin

Os artigos do blog da Knewin fazem parte do maior portal de gestão de reputação no Brasil e são produzidos pelo nosso time de Marketing. Atuando no mercado desde 2011, reunimos mais de 14 anos de experiência para oferecer conteúdos sobre gestão de reputação, gestão de crise, exposição de marca, monitoramento de mídia, mercado, tendências e concorrentes — sempre com foco em apoiar profissionais de comunicação na tomada de decisões estratégicas.

Assine nossa Newsletter

Receba e-mails com novos conteúdos