Ferramentas de monitoramento de redes sociais: como saber qual é a melhor?

São milhões de novas informações surgindo a cada instante na internet e em várias plataformas diferentes. Acompanhar tudo o que acontece, sem perder nada, é humanamente impossível, não importa o tamanho da sua equipe de comunicação. Por isso, contar com o apoio da tecnologia através de ferramentas de monitoramento de redes sociais faz toda a diferença.

Mas com tantas ferramentas disponíveis no mercado, como saber qual delas é a melhor para o seu modelo de negócio? Para responder essa pergunta e ajudar você a tomar essa decisão, nós separamos algumas dicas importantes sobre plataformas de monitoramento e análise de canais sociais. Confira!

Ferramentas de monitoramento de redes sociais Vs centralização de dados

Uma boa solução tecnológica precisa fazer a equipe ganhar tempo e agilizar processos, por isso, centralizar os acessos de diferentes plataformas em um único lugar precisa ser uma prioridade antes da contratação de uma empresa.

Com o Knewin Monitoring, por exemplo, você consegue monitorar as principais redes sociais em um único lugar: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube. Essa funcionalidade é um requisito em ferramentas de monitoramento de redes sociais. Mas, para ir além, um interface interativa e prática é um diferencial significativo, principalmente para quem vai utilizá-lo no dia a dia. 

Agilidade para fazer análises de redes sociais

Ao escolher uma das ferramentas de monitoramento de redes sociais disponíveis no mercado, a agilidade precisa estar na sua lista de prioridades.

Afinal, é necessário estar atento aos comentários e nutrir-se de informações que indicam como o público está reagindo à marca ou a algum assunto em tendência de crescimento.

Essa visão é essencial para uma resposta rápida e pode ser determinante no caso de uma gestão de crise, por exemplo. 

Ao acompanhar hashtags, menções e comentários pelo Knewin Monitoring em tempo real, os profissionais de comunicação se mantêm um passo à frente da crise. E, a partir dessa análise, é possível estabelecer quais as melhores táticas para responder a situação.

Quanto mais dados, melhor!

Lembra quando citamos a tecnologia como uma importante aliada do monitoramento de redes sociais? Então, ao utilizar a  Inteligência Artificial para captação e análise de dados, é ainda melhor!

No caso do Knewin Monitoring, por exemplo, nós utilizamos a I.A. para categorizar automaticamente o sentimento das menções sobre marcas, sendo eles neutro, negativo e positivo. 

Essa mesma tecnologia proporciona a extração de relatórios personalizando, transformando aquela grande quantidade de dados e insights em reports estratégicos como, por exemplo:

  • Principais termos de busca e hashtags
  • Maiores influenciadores e detratores
  • Buzz da marca por mídia
  • Principais menções relacionadas à sua marca

Monitorar e analisar a concorrência com ferramentas de monitoramento de redes sociais

Além de saber o que as pessoas estão comentando e como estão interagindo com a própria marca, elas precisam acompanhar como os seus concorrentes se posicionam, o que as pessoas estão falando sobre essas empresas e quais notícias são compartilhadas e publicadas sobre elas nas redes sociais.

Este tipo de monitoramento revela as ações dos concorrentes, como estão se saindo no mercado e o retorno do público. Além disso, é possível identificar em quais segmentos os seus concorrentes estão inseridos ou planejam entrar.

Em 2021, por exemplo, a Knewin desenvolveu dois levantamentos completos sobre o programa Big Brother Brasil utilizando nossa plataforma com dados bastante interessantes para o mercado. 

O primeiro fala sobre o que as pessoas e empresas estavam falando sobre eles nas redes sociais.

Já o segundo foi sobre marcas, mostrando em números quais eram os 5 patrocinadores da edição do programa com mais visibilidade nessas plataformas

Informar-se sobre o que as pessoas estão falando nessas plataformas

Cultura do cancelamento, vacinação contra a Covid-19, A Fazenda, Governo Federal e Congresso Nacional, além de muitos outros temas. Você sabe quais são os assuntos mais falados nas redes sociais e como isso impacta a sua empresa?

Ao decidir contratar uma ferramenta de monitoramento de redes sociais para a sua empresa, é importante saber se a plataforma oferece esse tipo de recurso. 

Uma das soluções que mais chama a atenção dos nossos clientes é justamente essa que oferece monitoramento e análise de menções, campanhas e posts de pessoas nas redes sociais praticamente em tempo real. 

Agilidade, informação e tecnologia fazem a diferença para a estratégia

No mundo em que são gerados dados pelas redes sociais, sites, veículos de comunicação e outras tantas plataformas o tempo todo, a tarefa de acompanhar tudo o que acontece acaba se tornando um grande desafio. 

Ao associar a tecnologia ao monitoramento e à análise, a empresa soma informações para saber como agir. Afinal, cada menção, comentário ou hashtag é mais um peça nesse quebra-cabeça que é uma marca presente e confiável.

Quer conhecer mais sobre o Knewin Monitoring? Solicite uma demo em nossa ferramenta profissional e completa para monitoramento de redes sociais.