Como mostrar ao cliente de assessoria que imagem corporativa é algo sério

Relacionamento entre assessor de imprensa e cliente sempre é um assunto que gera debates calorosos, ainda mais quando falamos em imagem corporativa. Afinal, cada lado tem um ponto de vista. O que acontece, muitas vezes, é o desencontro de ideias.

Nesse tipo de situação, é comum ouvir: “ah, mas eu também sei fazer isso”, ou “por que eu não posso gerenciar a fanpage da minha empresa?”, ou até mesmo “não preciso de alguém para cuidar da comunicação da minha empresa”.

Essas e outras frases são comuns ao lidar com o cliente. É aqui que o assessor de imprensa precisa ter jogo de cintura para valorizar a profissão e mostrar que imagem corporativa é um fator que deve ser encarado com muita seriedade.

4 coisas sobre imagem corporativa para explicar ao seu cliente

Antes de qualquer coisa, entenda que seu cliente nem sempre tem noção do universo da comunicação. E infelizmente, ainda é muito comum que as pessoas não entendam a importância das profissões desse nicho.

Não vamos mascarar a realidade. Sabemos que, na maioria das vezes, as empresas torcem o nariz quando falamos que jornalismo, publicidade, design, assessoria de imprensa e marketing são importantes.

Por essa razão, é importante que o assessor de imprensa tenha bons argumentos para “tirar da manga” quando o cliente cogitar cuidar da imagem corporativa da própria empresa.

Confira nossos 4 argumentos para explicar ao cliente que cuidar da imagem corporativa é muito mais sério do que ele imagina.

1. Conhecimento técnico

Muitas pessoas que não são formadas em comunicação acreditam que podem cuidar da imagem externa da própria empresa, ou sugerem que algum funcionário ou diretor faça isso.

Essa atitude pode ser comparada a andar de olhos vendados em um caminho cheio de obstáculos. A qualquer momento, há chances de tropeços.

Por que isso acontece? Pelo simples motivo de que assessoria de imprensa não significa simplesmente escrever um texto e enviar para jornalistas. É muito mais do que isso.

O assessor de imprensa é o profissional capacitado para definir, com um olhar aguçado, quais são as táticas mais adequadas à imagem empresarial do cliente. Isso proporciona a elaboração de um planejamento de comunicação que pode trazer bons resultados.

Por isso, é importante que o cliente entenda que conhecimento técnico é, sim, essencial para que a empresa consiga conquistar novos consumidores e melhorar a saúde do negócio.

2. Reputação de marca

Quando falamos de reputação da imagem de uma empresa, tocamos em um ponto delicado.

Conquistar uma boa opinião do público externo leva tempo. No entanto, para arruiná-la, basta um piscar de olhos (ou um comentário mal elaborado no Facebook).

Reputação é um assunto sério. Nem todas as pessoas entendem isso. Quando o gestor da empresa decide que é capaz de fazer o trabalho do assessor de imprensa (sem ter conhecimento técnico para isso), é a hora em que precisamos ligar o alerta vermelho.

Sem conhecimento e preparo, não temos noção do que é benéfico ou não para uma empresa. Um gestor despreparado pode falar algo que não vai ter a recepção desejada.

Portanto, é fundamental mostrar para os clientes a importância do trabalho da assessoria de imprensa para a manutenção da imagem empresarial, evitando que crises se aproximem e proporcionando crescimento do negócio.

3. Conteúdo de qualidade

A assessoria de imprensa digital oferece diversas possibilidades às empresas, com o intuito de garantir bons resultados com a conquista de novos consumidores para a marca. No entanto, para que isso aconteça, é fundamental conhecer as estratégias eficazes para cada caso.

Uma das formas de divulgação da imagem empresarial que os profissionais da comunicação têm como possibilidade é a produção de conteúdo.

Seja para mídias sociais, em formato de release ou artigo para blog, existem diversas maneiras de garantir visibilidade para a marca do cliente.

O problema é que se o cliente resolve fazer isso por conta própria, as chances de acontecerem erros são significativas.

Entre os motivos para que isso ocorra, estão questões relacionadas aos critérios de noticiabilidade, formatos de conteúdo, relevância nas temáticas, assuntos de oportunidade e público de interesse.

4. Mensuração de resultados

O último ponto importante para a manutenção da imagem empresarial – e que exige o acompanhamento do assessor de imprensa – é a mensuração de resultados.

A mensuração de resultados é a análise do que foi conquistado com as estratégias executadas. Isso para que seja possível visualizar se as metas estipuladas no planejamento de comunicação foram alcançadas.

É muito difícil fazer isso sem conhecimento técnico. Afinal, é preciso saber como analisar os dados de forma qualitativa e quantitativa. Sem um olhar estratégico, números são apenas números.

Portanto, explique para o cliente a importância do papel do assessor de imprensa na criação de relatórios e na análise dos dados, para que toda a informação seja compreensível para mostrar em que ponto do caminho a empresa se encontra.

Por fim, para facilitar sua rotina e manter um bom relacionamento com seu cliente, sugerimos o download do e-book 10 dicas imprescindíveis para vender serviços em assessoria de imprensa.

10 dicas imprescindíveis para vender serviços em assessoria de imprensa