5 dicas para assessores encontrarem inspiração para escrever

Inspiração para escrever é um tema cheio de particularidades. Existem dias em que acordamos com a criatividade em alta. No entanto, existem outros em que a página em branco é nosso maior pesadelo. O que fazer quando isso acontece na assessoria de imprensa?

Encontre a inspiração para escrever com 5 atitudes simples

Sabemos que nem sempre é fácil encontrar inspiração para elaborar o planejamento de assessoria do cliente ou para criar conteúdo para mídias sociais. Às vezes, a criatividade desaparece e nos deixa na mão.

Isso acontece com você, comigo e com muitos profissionais da comunicação. Então não se preocupe. O importante é saber respeitar sua mente e procurar alternativas para contornar o bloqueio de inspiração para escrever.

Pensando em você, elaboramos este artigo com 5 atitudes que vão ajudar a trazer de volta a criatividade para escrever. A página em branco não vai ser mais um pesadelo na rotina da assessoria de imprensa.

1. Anote as ideias

Quando você passar por um momento de bloqueio criativo, faça algo bem simples: anote. Colocar as ideias em um papel ou até mesmo em uma ferramenta como o Trello é uma ótima forma de encontrar inspiração para escrever.

O assessor de imprensa é um profissional multitarefas. Isso acaba afetando a rotina de criatividade. Afinal, você está elaborando o release, mas também está pensando no conteúdo para mídias sociais.

A mente fica uma bagunça em situações deste tipo. A forma mais fácil de contornar o problema é colocar as ideias no papel. Você vai ver que assim é muito mais simples de encontrar a inspiração.

Aqui no blog nós fazemos isso. Mantenha uma agenda para anotações. Isso vai mudar a sua vida. Muitas vezes precisamos nos desconectar do mundo digital para acabar com o pesadelo da página em branco.

2. Leia artigos no Medium

Quando falamos em momentos ociosos na internet, o que vem à mente é Facebook, Instagram, Snapchat e Whatsapp. Também existem os jogos de celular e sites como o Buzzfeed.

Por mais que sejam ótimas fontes para passar o tempo, elas podem não te ajudar a encontrar inspiração para escrever. Nossa dica é algo que muita gente esquece. Já pensou em ler artigos na internet? Sim, existe um universo de conteúdos além do Facebook e do Buzzfeed.

O Medium é uma ótima alternativa para isso. Esse site é um espaço destinado à publicação de artigos, reportagens e narrativas em geral. Existem diversas categorias. Os textos são disponibilizados por profissionais de todo o mundo.

Isso quer dizer que é possível encontrar conteúdos em português, em espanhol, em inglês, em alemão e em tantas outras línguas. Os temas são diversos e muitos textos valorizam a profundidade no assunto.

Existem até mesmo conteúdos relacionados à comunicação: assessoria de imprensa, jornalismo, publicidade e design, por exemplo. Além disso, os textos também abordam temáticas relacionadas ao dia a dia das pessoas. Que tal dar uma conferida para ver se a inspiração para escrever aparece?

3. Procure inspiração no Pinterest

Se o seu bloqueio de inspiração para escrever tem relação com conteúdos visuais, nossa dica é: entre no Pinterest. Essa rede social é conhecida por ser fonte de criatividade para muitos profissionais da comunicação.

No site, você vai encontrar diversos materiais visuais para se inspirar e criar conteúdos para o cliente da assessoria de imprensa. Isso é ótimo para ampliar a forma de pensar no dia a dia.

No entanto, vamos deixar um alerta. Cuidado para não se perder no universo do Pinterest. É muito fácil entrar para se inspirar e, quando você se dá conta, já se passaram três horas. Perda de produtividade, não é mesmo? Portanto, fique sempre atento.

4. Desafie-se

Nossa quarta dica é interessante para todos os momentos de criação de conteúdo na assessoria de imprensa: desafie-se.

Não estamos dizendo para você elaborar conteúdos fora da realidade. Mas queremos que você pense fora da caixa. Faça coisas que sejam diferentes do comum para o cliente da assessoria de imprensa.

Desafiar-se é importante para encontrar inspiração no dia a dia. São esses momentos que nos fazem perceber que existe um mundo além do que geralmente produzimos. Releases em formato de infográfico são uma opção, sabia?

5. Tenha paixão pelo que faz

Por fim, vamos deixar uma dica que vale para todos os momentos da assessoria de imprensa, não só para encontrar inspiração. Tenha paixão pelo que você faz, independente se for um texto ou um card para Facebook.

Dê o seu melhor e sempre preze pelo conteúdo de qualidade. Quando fazemos as coisas com paixão, a inspiração aparece em um piscar de olhos.

Assessoria de imprensa, assim como todas as áreas da comunicação, vai muito além da produção de releases. Significa ter noção de que o elaboramos vai impactar outra pessoa de alguma forma, seja a partir de storytelling ou de um bom texto. Não esqueça disso.

Para te ajudar a criar materiais para o cliente, sugerimos o download do nosso e-book Produção de conteúdo: 7 formas de produzir conteúdo de qualidade na assessoria de imprensa digital. O material vai otimizar sua rotina em assessoria de imprensa.