Na era da informação digital, das mídias sociais, da mobilidade e da dinamicidade, saber como fazer um infográfico é essencial para o trabalho do assessor de imprensa. Hoje, um conteúdo (seja um release ou card para Facebook) em formato textual não basta para conquistar resultados para o cliente.
Conheça 5 ferramentas e entenda como fazer um infográfico com rapidez
Sabemos que a rotina de um assessor de imprensa é atarefada. Por isso, os infográficos muitas vezes são deixados de lado. Um conteúdo rico que poderia ser disparado ou publicado em um formato visual acaba sendo veiculado em texto. Isso pode diminuir o impacto de geração de resultados para o cliente.
Hoje, fazer um infográfico não significa perder horas desenhando a ideia. Claro que o profissional pode fazer isso, principalmente em casos que exigem um trabalho manual e criativo maior.
No entanto, quando você apenas quer transformar uma ideia em informação visual de forma rápida, prática, otimizada e eficiente, é possível contar com a ajuda da tecnologia.
Existem diversas ferramentas capazes de acelerar o processo de criação de um infográfico. Isso permite que o assessor consiga usufruir de estratégias visuais para melhorar a entrega de resultados para o cliente.
Pensando em facilitar sua rotina, selecionamos 5 ferramentas poderosas para a criação de infográficos de forma rápida e otimizada.
1. Canva
Nós já falamos sobre a ferramenta Canva no post sobre storytelling – outra estratégia para potencializar o trabalho da assessoria de imprensa. Agora vale lembrar que ela também é uma ótima plataforma para criar infográficos de forma rápida e eficiente.
Com a ferramenta, você tem a opção de aprender como fazer um infográfico com rapidez e com o auxílio de modelos de layout bem desenhados. São diversas opções gratuitas para você escolher e elaborar um conteúdo rico para seu cliente.
O mais interessante é que os modelos prontos são editáveis. Então, é só clicar e mudar textos, fontes, cores e disposição de elementos. Facilidade na medida certa para o assessor de imprensa atarefado.
Se quiser entender como fazer um infográfico no Canva, sugerimos que você assista ao vídeo abaixo do canal Mafalda Melo Desafios e Sucesso.
2. Infogr.am
Com frequência, o assessor de imprensa precisa criar relatórios com os dados obtidos com a execução do planejamento de comunicação do cliente. Texto corrido nem sempre é a melhor forma para mostrar o resultado do trabalho e das ações.
Assim, a criação gráfica pode ser uma ótima alternativa para tornar a informação compreensível de forma simples. Uma ferramenta para isso é o Infogr.am. Com ela, você consegue criar gráficos de maneira rápida para facilitar o entendimento da informação.
O interessante é que a plataforma permite que você importe dados de arquivos com formato xls ou csv, documentos do Google sheets, do Onedrive, do Dropbox, da ferramenta Google Analytics e dados em linguagem Json.
3. Piktochart
Outra opção interessante para entender como fazer infográfico com praticidade é a ferramenta Piktochart. A plataforma oferece contas free ou premium (com mais opções para criação de materiais visuais).
No entanto, a versão free oferece ótimas opções para o assessor de imprensa. É possível utilizar templates prontos de infográficos, criar o próprio layout, elaborar apresentações visuais (para mostrar os resultados do trabalho da assessoria para o cliente) e, algo importante, desenvolver infográficos em formato para impressão.
Sim, vivemos na era digital. Mas materiais físicos ainda são importantes. Ainda mais se você quiser sugerir uma pauta com infográfico para veículos noticiosos tradicionais, como jornais ou revistas.
4. Venngage
Outra ferramenta interessante para criar infográficos de forma rápida e fácil é o Venngage. O diferencial da plataforma é que ela categoriza os materiais visuais para otimizar a rotina do usuário.
É possível encontrar infográficos para usuários iniciantes, intermediários, avançados, com abordagem para negócios e materiais para conta premium. Além disso, a plataforma permite a criação de reports, conteúdos para pôster e peças gráficas para mídias sociais.
5. Timeline JS
Em alguns casos, os assessores de imprensa podem usar infográficos para contar histórias. E essa é a premissa da ferramenta Timeline JS, que permite a criação de linhas do tempo com recursos visuais e textuais.
A ferramenta funciona da seguinte forma: você cria uma planilha (no Google sheets) com as informações que deseja colocar no infográfico linha do tempo e faz o upload do arquivo na ferramenta Timeline JS.
A plataforma vai gerar a linha do tempo automaticamente. Para utilizar o conteúdo, você apenas precisa copiar o código criado pela Timeline JS e colocar no site ou na mídia social que deseja veicular o material.
Isso é interessante na assessoria para sugestões de pauta especiais (datas comemorativas) ou até mesmo para colocar conteúdo rico no site do cliente.
Assine nossa Newsletter: