Como integrar o cliente na rotina de assessoria?

O sucesso de uma estratégia de assessoria de imprensa está diretamente ligado ao cliente: se ele está disponível para entrevistas, acompanha as demandas, fornece as informações necessárias, responde em um tempo razoável, etc. No entanto, encontrar um cliente que tenha essa consciência e que priorize o atendimento à equipe de comunicação pode ser um desafio. Reunimos dicas que vão te ajudar a integrar o cliente na rotina de assessoria e seguir o planejamento desenhado pela coordenação. Continue lendo!

Integrar o cliente é um processo

Antes de mais nada é preciso entender que você não vai resolver todos os problemas de uma vez assim que terminar de ler esse post. O que vamos te dar é uma série de ferramentas que trarão o cliente para mais perto, educando-o e mostrando a importância de ele se envolver, e os resultados que isso pode trazer.

#1 Eduque o seu cliente desde o começo

Quando você finalizar a estratégia que será usada e apresentar para o seu cliente, ou se você assumir uma conta já em andamento, tente combinar uma rotina com o cliente. Você pode, por exemplo, estabelecer uma reunião mensal ou quinzenal para acompanhamento, planejamento das atividades ou para tratar demandas pontuais. Também fale sobre a importância de dar retorno sobre perguntas, estar sempre acessível, etc.

#2 Mantenha um canal de comunicação aberto

Seja por celular, Whatsapp ou por algum outro canal, é preciso ter um meio de contatar o seu cliente a qualquer momento. Imagine se um repórter de uma grande mídia tem uma necessidade de fonte que se encaixa exatamente com o perfil do seu cliente e você não consegue encontrá-lo de forma alguma? Isso não pode acontecer!

Portanto, reforce com o seu cliente a importância de ele sempre atender e dar uma resposta o mais rápido possível.

#3 Informe sobre possíveis oportunidades e tentativas que não deram certo

Integrar o cliente à rotina da assessoria significa falar sobre tudo o que aconteceu desde a última conversa de vocês. Quantas tentativas de pautas foram realizadas? Quantos contatos com jornalistas foram feitos? Como foi o resultado do último mês? Falta alguma coisa para que o repórter consiga apurar? Diga ao cliente como ele pode ajudar, para despertar nele o interesse em se envolver ainda mais.

#4 Veja quais são as prioridades dele

Existe algum veículo onde ele queira sair? Qual persona precisa ser atingida naquele momento? Com base nisso, procure as melhores opções de veículos com o cliente, e comece a nova divulgação!

Trazer o cliente para mais perto da estratégia de assessoria certamente vai ajudar a integrá-lo ao seu trabalho.

Você conhece outras formas de integrar o cliente à rotina de assessoria? Conte para nós nos comentários!