Comunicação corporativa: por que usar ferramentas de Inteligência

A comunicação corporativa envolve o trabalho de construção de reputação, de melhora de visibilidade de uma marca, de impulsionamento no relacionamento com os públicos, entre outros fatores. Porém, não adianta tentar fazer tudo isso na base do achismo. É preciso usar ferramentas de Inteligência nesse processo.

Afinal, empresas que querem se destacar no mercado precisam usar as técnicas de Inteligência para garantir vantagem competitiva.

No entanto, antes que você pare de ler este texto achando que Inteligência em Comunicação é algo impossível para a sua rotina, saiba que não é bem assim.

É possível otimizar o processo, perder o medo dos dados e garantir melhores resultados para o seu trabalho de comunicação corporativa.

Qual é o papel das ferramenta de Inteligência na comunicação corporativa?

Em primeiro lugar, lembre-se que vivemos a era da abundância da informação. Esse é um fato que não podemos negar.

Mas o que isso tem a ver com deixar o trabalho da comunicação corporativa mais assertivo? Tudo.

A partir do momento em que você consegue identificar essas informações valiosas, seja no monitoramento de notícias, no lançamento de um produto, nas redes sociais ou no ambiente interno, é possível inserir um olhar cuidadoso e personalizado para extrair dados valiosos.

Por sua vez, esses dados nos ajudam a tomar decisões com mais agilidade, precisão e personalização.

E o que isso tem a ver com Inteligência em comunicação?

Usar as ferramentas de Inteligência significa orientar ações por dados e saber olhar para as informações de forma estratégica. Com isso, você pode buscar respostas ou criar novas indagações relacionadas ao trabalho de comunicação.

Exemplos:

  • Como o meu público se comportou em relação ao lançamento de um novo produto?
  • Como a imprensa repercutiu um gatilho que causou crise na minha empresa?
  • Quais são os gaps do meu serviço em relação ao da concorrência?

Essas perguntas são os pontos iniciais para conseguirmos olhar para os dados com mais cuidado e com mais atenção, buscando mais certeza para as nossas decisões profissionais.

O mais importante é que as ferramentas de Inteligência (sejam elas tecnológicas ou análises feitas por profissionais) nos ajudam a construir ações de comunicação corporativa mais ricas, mais objetivas e menos baseadas em achismos.

E se você tem medo de dados, é hora de mudar esse pensamento.

Afinal, os dados são valiosos para quem atua com comunicação corporativa e ajudam a explicar diversos fatores que podem afetar o desempenho da sua empresa.

Quer outros exemplos de como a Inteligência pode ser aliada do seu trabalho de comunicação?

  • Você pode entender melhor o seu público.
  • Você consegue fazer comparativos a partir de dados que foram publicados na mídia.
  • É possível acompanhar todos os passos da concorrência.
  • As ferramentas de Inteligência permitem o cruzamento de informações, o que enriquece as análises sobre a sua marca.
  • Você consegue filtrar os dados para encontrar apenas o que é valioso para você em um determinado contexto.

Como fazer Inteligência em comunicação com praticidade e estratégia

Se você ficou interessado em trazer as ferramentas de Inteligência para perto de sua rotina de comunicação corporativa, saiba que existem alternativas que proporcionam isso com facilidade e praticidade.

Empresas como a Knewin contam com equipes especializadas em entender o seu negócio e em identificar os principais dados que precisam ser analisados de forma personalizada. Tudo com o apoio da tecnologia.

Isso quer dizer que você anda lado a lado com profissionais que monitoram, analisam e interpretam informações, alinhando os dados aos seus objetivos profissionais.

Isso te ajuda a não perder tempo na superfície da abundância da informação, tentando encontrar o que é valioso nesse oceano de dados.

Afinal, não esqueça do seguinte ponto. O fluxo de informações na era da comunicação digital é tão alto que há grandes chances de você se perder e não encontrar o que necessita.

Então, a partir de um olhar cuidadoso ao seu negócio, os profissionais especializados em Inteligência ficam responsáveis por te ajudar a encontrar os dados mais assertivos para a sua marca.

E o melhor: fazendo as perguntas certas para esses dados e obtendo as informações que você precisa para tomar decisões mais precisas e para construir ações de comunicação mais assertivas.

Dessa forma, unindo tecnologia e olhar humano direcionado aos objetivos da sua empresa, é possível inserir as ferramentas de Inteligência em sua rotina de comunicação corporativa sem estresse, retrabalho ou furos na coleta e na análise de dados.

Quer inserir a Inteligência em seu trabalho de comunicação corporativa? Entre em contato com um consultor da Knewin. Nossa equipe vai te ajudar a perder o medo dos dados e a encontrar o melhor caminho para a sua marca

comunicação corporativa