Knewin se posiciona cada vez mais como fonte de informação sobre monitoramento

A Knewin, empresa de tecnologia que usa inteligência artificial para transformar negócios, tem sido frequentemente procurada pela imprensa nacional como fonte de informação em assuntos de monitoramento de mídia e impacto de grandes temas, como Coronavírus, Oscar e Fake News. 

Em março de 2020, a Knewin elaborou e divulgou um report sobre o impacto do termo fake news na imprensa brasileira. No total, foram mais de 540 mil matérias sobre o assunto de 2017 a 2020. A repercussão da análise resultou em uma entrevista na rádio CBN.

O ponto de partida do estudo era analisar e entender como as fake news impactaram a produção de notícias e o jornalismo brasileiro. Afinal, conforme um estudo realizado pela Kaspersky em 2020, 62% dos brasileiros não conseguem identificar uma notícia falsa, o que mostra a importância do trabalho de checagem de fatos e dos veículos jornalísticos.

Ouça a entrevista da Knewin na rádio CBN RJ

Saiba mais: Infográfico sobre o report de fake news

Fake news e período eleitoral

Na entrevista concedida à CBN, o Diretor de Marketing e Vendas da Knewin, Fabio Rios,  explicou que o maior pico de notícias com o termo fake news aconteceu nas eleições presidenciais de 2018, o que está alinhado ao mapeamento feito pelo dfndr lab, laboratório de segurança digital da PSafe, que afirma que o compartilhamento de notícias falsas cresce 61% em ano de eleição.

Entender o impacto das fake news é algo que profissionais de comunicação precisam estar atentos em anos eleitorais, como 2020.

Afinal, a checagem de fatos e o papel do jornalismo no combate ao compartilhamento de notícias falsas são fatores importantes na era das redes sociais.

Além de empresa de monitoramento, fonte de informação

O report sobre fake news está alinhado ao posicionamento da Knewin de tornar a informação útil e acessível para os diversos públicos.

Afinal, com as plataformas de monitoramento da empresa, é possível monitorar temáticas relevantes para diversos nichos de mercado, garantindo dados que facilitam a tomada de decisão e o entendimento do comportamento da imprensa e do público.

Além da análise sobre as menções ao termo fake news, a Knewin também foi, em 2020, fonte de informação na imprensa sobre temáticas como Coronavírus, Redbull Bragantino e Oscar 2020.

Com o report sobre Coronavírus, a Knewin analisou o impacto da epidemia na imagem internacional do Brasil, principalmente no aspecto econômico.

Na análise de Redbull Bragantino, a empresa usou dados de notícias para entender como a parceria da Redbull impactou a visibilidade midiática do Clube Atlético Bragantino.

Por sua vez, a análise do Oscar 2020, que teve repercussão no Agora São Paulo, veículo do grupo Folha, analisou o comportamento do público nas redes sociais no período de transmissão da premiação do Oscar.