Como o marketing de influência muda a relação entre marca e consumidor

A era digital potencializou o marketing de influência, estratégia que visa a dar um rosto para uma marca, produto ou ação. Com as novas mídias, nascidas e disseminadas no meio online, as empresas ganharam mais uma oportunidade de otimizar suas ações de marketing: os influenciadores

Os influencers são acompanhados por milhões de pessoas, prontas para consumir o que eles divulgam. Desta maneira, aliar o melhor canal ao influenciador adequado pode ser a receita para as empresas serem vistas com maior empatia pelo público, aumentar o consumo de seus produtos ou serviços e, logo, seus resultados. 

Leia mais: 
>> O que marketing de influência tem a ver com assessoria de imprensa? 
>> Como os dados podem fortalecer as relações entre marcas e clientes 

Por que pensar em marketing de influência

Mais de 150 milhões de brasileiros estão conectados à internet, segundo dados do Digital Data Report, chegando às casas de mais de 70% da população – no mundo, são 3,8 bilhões de usuários.

Nas mídias sociais, os brasileiros são mais de 140 milhões, ou seja, 93,3% de quem acessa a internet é ativo em alguma rede social. Além disso, das mais de 9 horas gastas online, 3 horas (mais de 30%) são usadas nas redes. 

Ainda de acordo com a pesquisa “O post é pago, e aí?”, realizada pelo Instituto QualiBest, 68% dos brasileiros que acessam as redes sociais seguem algum influenciador digital, e 56% consideram a opinião e recomendações dos influencers para comprar um produto ou serviço.

No que se refere às redes sociais mais usadas para acompanhar os influenciadores, estão Instagram e YouTube, com 81%, e Facebook, com 49%. 

Outra mídia mais recente, mas que cresceu muito nos últimos anos, é o TikTok. Já ocupando o quarto lugar como rede mais usada, o canal tem estimativa de 7 milhões de brasileiros acessando seus conteúdos. 

Nesse contexto, as vantagens de apostar no marketing de influência são muitas. Pensando nisso, elencamos os 4 principais benefícios dessa estratégia. Confira: 

Alto ROI

segundo a TapInfluence, um único conteúdo em parceria com um influenciador mostra um ROI quatro vezes maior após quatro meses, e um aumento de 11 vezes nas vendas em 12 meses. Mais conteúdo, menos investimento: as criações dos influencers se tornam uma biblioteca de conteúdos, a partir dos quais a marca contratante pode gerar outros materiais. Desta forma, ao reaproveitar material, há economia de tempo, esforço e custos. 

Maior engajamento

como vimos, muitos usuários das redes sociais consideram o que os influenciadores têm a dizer, pois confiam neles. Portanto, a parceria com influencers dá acesso a esse público, que terá maior probabilidade de compartilhar o conteúdo da marca com seus círculos sociais, aumentando ainda mais o engajamento. 

Storytelling

é cada vez mais comum entre as empresas apresentar narrativas envolventes para cativar o público. Para estratégias de marketing de influência, o influencer pode ajudar a aprofundar histórias e torná-las realistas, por exemplo, mostrando ao público como determinado produto ou serviço ajudou a resolver um problema. 

Como escolher o influenciador 

Apesar de grandes nomes como Whindersson Nunes, Felipe Neto e Neymar, o time de influenciadores é bem mais amplo.

Para as marcas que decidem apostar no marketing de influência, isso significa que o influencer pode ser, sim, uma celebridade, mas também pessoas não tão conhecidas da grande mídia, os chamados micro ou nano influenciadores. 

O essencial é que o influenciador tenha credibilidade e represente a marca de forma positiva e verdadeira. E para alinhar todas as etapas da ação, desde o planejamento, alguns pontos precisam ser levados em consideração:

Defina seu objetivo 

Assim como em qualquer campanha, o primeiro passo é saber o que a marca pretende com o influencer. É apenas divulgar um novo produto? Vender? Aumentar a presença digital da marca?

Dependo da resposta, a empresa irá precisar de um determinado influenciador e mídia. Com as redes sociais em alta, apostar em novas mídias, como o TikTok, é algo que deve ser considerado. 

Conheça o público e escolha o canal 

Entender as necessidades, desejos e anseios do seu público-alvo é essencial para uma ação efetiva porque, com essas informações, é possível, além de conhecer o perfil dos seguidores, identificar em quais canais eles estão mais presentes, o que irá direcionar a campanha e a escolha do influenciador para sua ação.

Por exemplo, se a campanha quer atingir jovens para vender uma nova linha de roupas tie-dye, pode contatar um influencer que fala de moda para fazer um challenge (desafio) montando looks em 30 segundos no TikTok. 

– Foque na mensagem do influencer 

Assim como marcas, influenciadores também têm voz, missão, visão, valores, histórico e objetivos. Isso quer dizer que a maneira que o influencer se relaciona com o público e a mensagem que ele passa devem ser analisadas antes da contratação. 

Sem o alinhamento entre marca e influenciador, há grandes chances da campanha impactar negativamente a imagem da empresa. A pesquisa do Instituto QualiBest mostrou que a autenticidade do conteúdo aumenta a confiança em 82%. Porém, comentários preconceituosos reduzem em 74%, mesmo os feitos no passado. 

5 estratégias de marketing de influência 

Existem diversas de maneiras de utilizar influencers em uma ação, e todas devem estar em sintonia com o objetivo, canal e público da marca. Aqui, fizemos uma seleção de 5 principais estratégias: 

1. Sorteios e concursos  

Nessa estratégia – bastante comum -, o influenciador pode sortear um produto ou serviço da marca ou, ainda, usá-lo como como ponto de partida para outra ação (concurso).

Se o público do influencer for maior do que o da marca, ele potencialmente irá gerar mais engajamento. E aqueles que não forem selecionados no sorteio ou concurso, ainda poderão comprar o que a marca oferece. 

2. Social media takeover 

Quando o influenciador assume as mídias sociais de uma marca ou pessoa para compartilhar seu conteúdo, chama-se social media takeover.

É válido pontuar que esse tipo de campanha exige um alto nível de confiança, já que impacta diretamente a imagem da marca. 

3. Publi posts

Também conhecidos como postagens patrocinadas, os publi posts são bem populares. Para isso, marcas patrocinam o influenciador para criar conteúdo promocional no seu próprio canal.

Antes de mais nada, é importante alinhar as diretrizes, expectativas e tema da ação com o influencer

4. Resenha

Nesse formato, o influenciador fecha parceria com uma marca para divulgar suas impressões nas redes sociais sobre determinado produto ou serviço. O processo pode começar com o unboxing (abertura de um produto) e se estender por um período. 

Digamos que o objetivo da campanha seja divulgar uma nova linha de produtos para a pele e converter as visualizações em vendas. Para isso, o influencer pode receber a linha completa e, diariamente, compartilhar a rotina de cuidados com seus seguidores, sempre usando os produtos. 

5. Embaixadores da marca 

Um embaixador de marca é um influenciador que compartilha conteúdo para uma marca com regularidade. Em uma estratégia de marketing de influência, os embaixadores podem ser vistos como “a cara” da marca, porta-vozes que compartilham e promovem ativamente as ações da marca por meio de seus canais sociais. 

Essa estratégia auxilia muito na consolidação de uma empresa, pois o público entende essa relação como confiável e autêntica. Neste caso, mais do que nunca, o influencer precisa estar alinhado à missão, visão e valores da marca. 

E como monitorar os resultados? 

Depois de definir a estratégia da sua ação e escolher o influenciador que mais se identifica com a sua marca, chega a hora de monitorar os resultados da campanha para avaliar o que está dando certo e o que precisa ser modificado. E é possível fazer isso de forma automatizada, ágil e inteligente. 

Para medir o impacto, engajamento, sentimento e tráfego da campanha, conte com o Knewin Social. Com ele, é possível monitorar as redes sociais, gerar relatórios e acompanhar a concorrência. 

E se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando nosso blog e entre em contato com a Knewin, pois podemos ajudar a alavancar os resultados do seu negócio a partir de um monitoramento preciso do seu nicho de mercado.