O que a metodologia SMART tem a ver com assessoria?

Você já ouviu falar na metodologia SMART?  Essa estratégia otimiza o estabelecimento de metas para empresas e pode ser incluída no planejamento de assessoria de imprensa.

Um dos propósitos de traçar um bom planejamento de comunicação é garantir passos certeiros para a marca assessorada e evitar passos em falso desnecessários. Tudo a ver com a metodologia SMART.

Metodologia SMART pode ser inserida no planejamento de assessoria de imprensa

Antes de qualquer coisa, compreenda que essa metodologia tem a ver com a definição de um futuro assertivo para empresas, clientes e demais nichos.

O importante é notar que as cinco letras representam categorias diferentes e que atuam de forma conjunta para que os profissionais consigam tomar decisões mais estratégicas.

A metodologia SMART representa cinco estratégias. Em inglês: Specific, Measurable, Attainable, Realistic, Time-bound. Em português, isso significa: Seja específico, defina objetivos mensuráveis e atingíveis, seja realista e defina prazos.

Isso é muito parecido com o que você faz no planejamento de assessoria do cliente, não é mesmo?

Então, não vai ser complicado incluir a metodologia em sua rotina. Ser específico significa traçar objetivos concretos. Ou seja, saber aonde seu cliente quer chegar ao investir em assessoria de imprensa.

Definir objetivos mensuráveis tem tudo a ver com a comprovação do valor do seu trabalho. Métricas são essenciais para traduzir o real valor da assessoria de imprensa. Mas não esqueça que é possível analisar metas de forma qualitativa e quantitativa, tudo depende do que a marca deseja alcançar.

No entanto, aqui fica um alerta. Lembre que métricas de vaidade (como curtidas) apenas inflam o ego. Elas não conseguem, sozinhas, traduzir o real valor do trabalho com comunicação externa.

A definição de objetivos atingíveis significa algo muito importante na assessoria de imprensa: mantenha os pés no chão.

Não adianta traçarmos metas mirabolantes para nossos clientes se não conseguirmos concluí-las, pois elas são inatingíveis. Isso só vai prejudicar a comprovação de seu trabalho. Portanto, defina objetivos concretizáveis.

Ser realista tem a ver com conhecer as limitações da empresa. Lembrou da matriz SWOT, não é mesmo? Então saiba que, aqui, você vai usar muito as fraquezas da marca para conhecer o terreno no qual está pisando.

As fraquezas da empresa assessorada são essenciais na hora de aproveitar a metodologia SMART. Dessa forma, você vai compreender o que pode atrapalhar ou limitar a conquista dos objetivos traçados.

Por fim, temos a categoria de definição de prazos. Nada de novo em sua rotina, certo? O estabelecimento de um deadline é importante para garantir que os profissionais e clientes tenham ciência das ações estruturadas para a marca.

Na metodologia SMART, a definição de prazos também serve para que os assessores mantenham o olhar estratégico para a mensuração de resultados.

Não esqueça de incluir a metodologia SMART na gestão da agência de comunicação

Além de poder ser incluído na elaboração do planejamento de assessoria, o método SMART pode ser aproveitado para a gestão da rotina de agências de comunicação.

Afinal, uma agência, ou um profissional liberal, também estipula metas para um período específico, certo?

Você já pensou em quantos clientes deseja atender em uma ano?
Ou na quantia que você deseja ganhar por mês?

Essas são questões que estão inseridas na metodologia SMART e que podem fazer a diferença no futuro das agências de comunicação.

Da mesma forma que a matriz SWOT se encaixa em diversos contextos, o método SMART também.

Portanto, trace uma estratégia de metas para a agência de comunicação. Muitos profissionais esquecem, mas esse passo é imprescindível para analisar o negócio como um todo e manter a produtividade em dia.

A metodologia SMART faz parte do processo de planejamento de assessoria de imprensa. Você sabe que outros aspectos estão inseridos nesse processo? Faça o download do nosso template de planejamento para se aprofundar no assunto.