Mídias sociais digitais e assessoria de imprensa

Com frequência, falamos aqui no blog sobre gestão de mídias sociais digitais. Afinal, esses canais de comunicação são essenciais para a manutenção da imagem de uma empresa no atual cenário da assessoria de imprensa.

O problema é que muitos assessores de imprensa ainda creem que essa estratégia deve ser executada por profissionais de Social Media. Mas a gente sabe que nem sempre essa é a realidade do mercado de trabalho.

Por causa disso, decidimos juntar, neste artigo, os 5 principais passos da gestão de mídias sociais digitais, para que você potencialize sua rotina e fique sempre à frente no mercado profissional.

5 passos imprescindíveis da gestão de mídias sociais digitais para incrementar sua rotina

Entenda que os 5 passos que selecionamos para este post só vão ser assertivos em sua rotina se você lembrar de dois pontos muito importantes: olhar estratégico e planejamento.

Esses são os dois pilares para uma gestão de mídias sociais digitais efetiva para os objetivos estabelecidos pelo seu cliente.

Além disso, também tenha noção de que gestão de mídias sociais não funciona como uma receita de bolo. É preciso ficar de olhos abertos para enxergar se determinada ação é válida para seu cliente. Não esqueça que cada situação é diferente da outra.

1. Escolha os canais certos

O primeiro passo para executar a gestão de mídias sociais digitais com efetividade em sua rotina é a escolha dos canais certos para seu cliente.

Hoje, temos diversos sites de redes sociais para interagir com o público de interesse. O problema é que muitos profissionais e clientes acreditam que precisam estar em todos. Isso pode ser um passo em falso.

Ressaltamos isso do passo em falso por dois motivos: você não vai dar conta de tantos canais de mídias sociais digitais e vai ser complicado elaborar conteúdos para todas essas redes.

Então, seja estratégico e analise em quais canais de comunicação está o público de interesse de seu cliente. É no Instagram ou no Facebook? Será que não é no Twitter?

Faça um estudo para compreender esse panorama e escolha os canais assertivos para a conquista de resultados a longo prazo.

2. Defina a voz da marca

O segundo passo para definir uma gestão de mídias sociais digitais de sucesso é pensar em linguagem de marca. Isso é importante para que você consiga elaborar conteúdos eficazes e de qualidade para seu cliente.

A voz da marca precisa estar alinhada com, pelo menos, três pontos: missões da empresa, valores da organização e público de interesse.

Essas três características são a base para uma produção de conteúdo de qualidade para as mídias sociais. Seja para Instagram, Pinterest ou Facebook, é importante ter essa voz de marca bem definida em sua rotina.

Com a voz da marca estruturada, você consegue entender quais assuntos pode investir nas mídias sociais digitais, qual layout vai ser mais interessante e qual o formato de conteúdo mais atrativo para o público de interesse.

Além disso, vai perceber se você pode utilizar uma linguagem mais informal, emojis ou memes na gestão de mídias sociais do cliente.

3. Lembre do planejamento

O terceiro passo da gestão de mídias sociais na assessoria de imprensa é lembrar da importância do planejamento.

Isso vai te ajudar a manter a organização em dia, a lidar com empecilhos no cronograma e aproveitar toda a potencialidade dos canais de comunicação digital.

Nesse planejamento, inclua um cronograma com frequência de postagens em cada mídia social, tipos de conteúdo, análise de anúncios pagos, reuniões periódicas com o cliente para avaliar a efetividade da estratégia e newsjacking.

Essa organização vai permitir que a gestão das mídias sociais digitais do seu cliente seja um processo mais harmônico. Afinal, não há nada melhor do que ter noção do que você precisa executar e do que já foi feito nesses canais de comunicação.

Dessa forma, você também vai poder dar atenção às outras estratégias essenciais da assessoria de imprensa digital.

4. Seja criativo

A quarta dica que selecionamos para este post tem relação com a criatividade na produção de conteúdo para as mídias sociais de seu cliente.

Este ponto é importante. Então dê bastante atenção a ele. Afinal, conteúdo de qualidade é palavra-chave na assessoria de imprensa digital.

Quando falamos de criatividade na gestão de mídias sociais, entramos em um campo abrangente – e que muitas vezes é deixado de lado.

Nunca tivemos tanto conteúdo à nossa disposição. O problema é que nem sempre esse material é útil para o dia a dia dos usuários.

É importante entender que o jogo das mídias sociais digitais é regido por regras diferentes da elaboração de releases na assessoria de imprensa tradicional.

O assessor de imprensa precisa ter jogo de cintura para elaborar conteúdos úteis ao público de interesse, que sejam atrativos e que não queiram apenas “vender o peixe” da marca.

Storytelling, conteúdos de oportunidade, vídeos de tutoriais, enquetes e campanhas colaborativas são opções de produção de materiais interessantes para a gestão de mídias sociais do seu cliente.

5. Faça monitoramento

Por fim, selecionamos, para este post, um passo que muitos assessores de imprensa esquecem de executar, mas que é muito importante para a efetividade da gestão de mídias sociais: monitoramento.

A estratégia de monitoramento das mídias sociais é relevante por três motivos bem simples: prevenção de crises, análise de sentimento e verificação da eficácia das publicações.

Ficar de olhos abertos ao canais de comunicação digital de seu cliente é uma ótima forma de ter um panorama sobre como a marca é vista pelos seguidores, bem como é uma maneira de analisar as notícias relacionadas ao seu cliente que são publicadas e compartilhadas nesses canais.

Crie uma rotina de monitoramento das mídias sociais de seu cliente. Isso vai ajudar a manter sua jornada de trabalho organizada.

Como sabemos que você tem diversas tarefas para executar para seus clientes, lembre que a tecnologia existe para te ajudar.

Existem softwares de monitoramento de mídias sociais que automatizam o processo e facilitam a sua rotina. Zmonitor é um exemplo de plataforma otimizadora de tempo.

Por fim, saiba que a gestão de mídias sociais é apenas é apenas uma das estratégias que o meio digital proporcionou aos profissionais da comunicação.

Para conhecer outras, sugerimos o download do nosso e-book Assessoria de imprensa digital: 12 coisas que todo comunicador precisa conhecer.