Os desafios de empreender em comunicação

Quando falamos em empreender em comunicação, diversas dúvidas surgem quase que imediatamente. Entre elas, temos os desafios do mercado, as dificuldades de quem deseja empreender no Brasil, os questionamentos de como começar a desenvolver o próprio negócio e sobreviver em um ambiente cada dia mais competitivo e desafiador.

Inclusive, os motivos de quem procura abrir a própria empresa e buscar sua autonomia também são variados, tendo como principais motivadores os seguintes pontos:

  • o crescimento de novos formatos de trabalho.
  • a escassez de oportunidades.
  • e até mesmo o desejo de fazer as coisas de uma nova maneira, de forma autônoma e diferente.

Pensando em uma forma de solucionar algumas dúvidas e trazer um novo olhar sobre como empreender em comunicação, a Knewin listou neste artigo alguns pontos que valem a pena se atentar.

As informações a seguir foram abordadas no Webinar Knewin Talks, com a participação de Bruno Pinheiro, da PiaR Comunicação, Claudia Zanuso, da Abracom, e apresentação de Fábio Rios, CMO da Knewin.

Os desafios de quem deseja empreender em comunicação

Empreender em comunicação exige um leque de conhecimentos que vai além da tradicional formação em jornalismo, RP, marketing ou publicidade. É necessário estar atento ao mercado, além de buscar o conhecimento que auxilie na administração do negócio.

Por isso, lançar mão de cursos e formações que ajudem no dia a dia de um gestor de empresas pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso. 

Nesse contexto, podemos utilizar como exemplo a Abracom, Associação Brasileira das Agências de Comunicação, que oferece uma ampla gama de cursos extremamente ricos em conteúdo.

Eles são lecionados por profissionais renomados do meio da comunicação e do empreendedorismo, que transmitem seus ensinamentos de forma didática e simples de compreender.

Quem deseja empreender deve estar atento, focado nas inovações, buscando informação e sempre se mantendo atualizado com as transformações.

Melhorar seus alicerces é fundamental

O conhecimento acadêmico pode dar uma base, mas ainda não supera a experiência e o conhecimento que virá dos desafios da rotina.

Hoje, com a internet e com as redes sociais, temos acesso a conteúdos gratuitos desenvolvidos por profissionais da área, além de webinars e cursos focados no mercado empreendedor e em sua rotina diária. 

Expandir seus conhecimentos e ampliar os horizontes podem te auxiliar a desenvolver um alicerce mais firme para que seu negócio cresça e floresça. 

Diante disso, trouxemos uma lista de livros indicados durante nosso Webinar Empreender em Comunicação: os desafios do mercado para te ajudar na jornada profissional.

  • De Zero a Um; Peter Thiel
  • Pense simples: Você só precisa dar o primeiro passo para ter um negócio ágil e inovador; Gustavo Caetano
  • A melhor estratégia é atitude: Bora vender; Alfredo Soares
  • As seis lições; Ludwig von Mises
  • A revolta de Atlas; Ayn Rand
  • O Lado Difícil das Situações Difíceis; Ben Horowitz
  • Radical Candor: Be a Kick-Ass Boss Without Losing Your Humanity; Kim Scott

Caso tenha perdido o webinar, não precisa se preocupar! Basta clicar aqui e acessar o conteúdo na íntegra.

Durante uma hora, destrinchamos os desafios de iniciar o próprio negócio, as formas de prospectar o mercado e precificar seu trabalho, além de outros pontos trazidos pelos espectadores. Não perca a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e, quem sabe, começar a empreender em comunicação.