Por que o monitoramento em tempo real precisa fazer parte da sua estratégia de comunicação?

Com tantos formatos de conteúdo e plataformas digitais, o monitoramento em tempo real se torna cada vez mais essencial e indispensável para as estratégias de comunicação. Entre as principais vantagens dele estão a agilidade, as informações centralizadas e mais efetividade para os seus resultados profissionais.

Além disso, também não podemos deixar de comentar que monitorar mídia noticiosa e social com o apoio da tecnologia é uma maneira de utilizar melhor o seu tempo de trabalho e o da sua equipe.

Afinal, se antes a maior parte do seu dia era dedicada para trabalhos operacionais, como é o caso do clipping tradicional, hoje é possível dedicar mais horas em estratégia, inovação e resultados alinhados aos objetivos do negócio. Quer saber mais sobre as vantagens do monitoramento em tempo real? Continue lendo este artigo.

Você também pode se interessar por:

>> Clipping: como transformar informações em insights para a estratégia de comunicação
>> Monitoramento de notícias em tempo real: por que é importante?
>> Por que investir em Clipping automatizado?

5 benefícios do monitoramento em tempo real

Qualquer plano de comunicação deve levar em consideração o alcance e a velocidade com que as mensagens e informações se espalham, principalmente pelo universo digital. Tudo acontece tão rápido que nenhuma empresa está a salvo de crises de grande magnitude.  

Por isso, o monitoramento em tempo real é um diferencial na competitividade das empresas. Conheça 5 benefícios dessa estratégia:

1. Facilidade para saber se o público está sendo impactado pela sua mensagem

O monitoramento em tempo real permite acesso a todos os comentários que mencionam sua marca nas mídias tradicionais e digitais.

Dessa forma, é possível realizar uma análise de sentimentos, que classifica as menções entre positivas, negativas e neutras. Essas informações, por sua vez, permitem uma reação rápida, caso algum problema com a mensagem ao público seja identificado. 

2. Antecipar situações de crise 

Como demonstra uma pesquisa da Mentionlytics, 30% das empresas veem suas crises se tornarem globais em menos de uma hora. Por isso, identificar conteúdos negativos com agilidade é mais do que fundamental para se preparar caso venha a acontecer uma crise.

Além disso, é possível verificar quais foram os gatilhos que geraram os conteúdos negativos e dimensionar o grau de relevância deles. Isso possibilita saber se uma crise de imagem está por vir, ou se é apenas uma situação de baixo impacto.

Afinal, mesmo se na pior das hipóteses uma crise venha a ocorrer, a equipe estará muito mais preparada para responder de maneira ágil e com assertividade, minimizando todos os impactos. 

3. Detectar informações falsas

O monitoramento em tempo real também facilita a identificação de notícias falsas. Aliás, atualmente, não basta apenas ficar atento às matérias positivas ou negativas sobre sua marca, também é necessário se atentar às fake news. Sabemos que com as redes sociais, este se tornou um problema e tanto para as organizações.

Você sabia que um estudo do MIT comprovou que esse tipo de notícia se espalha com 70% mais velocidade do que as notícias verdadeiras?

Para complicar ainda mais o cenário, um estudo da Kapersky aponta que 62% dos brasileiros não sabem reconhecer fake news. 

Nesse quesito, todo cuidado é pouco! Precisamos ficar de olho nos conteúdos que misturam fatos reais e boatos. Assim, deixar em segundo plano a análise em tempo real pode significar uma crise gerada por Fake News. 

4. Monitorar competidores e antecipar tendências

Sair com vantagem na corrida contra a concorrência também é um benefício do monitoramento em tempo real. Afinal, assim como a sua empresa, outras também estão sendo comentadas nos diferentes tipos de mídia. 

Saber visualizar o que estão dizendo sobre as organizações do seu ramo pode ser um passo importante para pensar em estratégias de atração de novos consumidores.

Inclusive, explorar o que o público aprova ou desaprova em relação ao produto da concorrência pode garantir a competitividade no seu mercado.

5. Gerar relatórios de clipping mais completos e dinâmicos

Por fim, o monitoramento em tempo real permite que as equipes de comunicação criem relatórios mais inteligentes, dinâmicos e interativos. Essas poderosas ferramentas estratégicas ajudam a mensurar todos os resultados precisão necessária para agir ou reagir rapidamente.

Aliás, lembre-se que um bom trabalho de clipping envolve análise de sentimento, levantamento do histórico dos veículos que publicam os materiais, tempo de resposta, insights estratégicos, boa apresentação visual e, claro, inteligência.

Como realizar o monitoramento em tempo real?

Agora que já falamos sobre os principais benefícios dessa atividade tão importante que é o monitoramento em tempo real, vamos ajudar você a colocar essa estratégia em prática. Afinal, de nada adianta saber os benefícios se não soubermos como implantá-la no dia a dia, certo?

1 – Defina seus objetivos com clareza

Em primeiro lugar, responda as seguintes questões logo no início do planejamento de comunicação:

  • Que tipos de conteúdo desejo monitorar? 
  • Quais são os objetivos ao monitorar esse conteúdo? 
  • Quais informações pretendo extrair? 

Essa etapa é essencial porque evita que a empresa se perca ao escolher termos e palavras-chave para o monitoramento em tempo real de diferentes mídias no meio digital.

Entenda que campanhas de comunicação, monitoramento da marca, monitoramento da concorrência e do nicho de atuação são opções que podem fazer parte da rotina do clipping.

2 – Utilize a tecnologia como sua aliada

Se monitorar notícias de forma periódica manualmente já é uma tarefa complexa, imagine em tempo real? Por isso, usar ferramentas próprias para o clipping ou a análise de redes sociais é uma forma de tornar essa atividade mais estratégica e garantir uma entrega com muito mais qualidade.

Então, escolha uma boa plataforma para ajudar a sua rotina! Existem alternativas que possibilitam o acompanhamento de conteúdos jornalísticos de forma ágil e personalizada.

Uma opção é o Knewin News, plataforma que permite monitorar marcas, personalidades e temas de mercado com a maior base de veículos do país, garantindo informações estratégicas e competitivas para a sua empresa! Veja mais:

3 – Procure extrair insights relevantes com o monitoramento

Todo conteúdo deve ser interpretado, e a obtenção de insights é necessária para traçar estratégias pensando em oferecer a melhor solução para a reputação da marca.

Assim, com um olhar aguçado no monitoramento em tempo real, é possível encontrar diferenciais que podem ser aproveitados em qualquer nicho de mercado.

Concluindo…

Por conta de tudo isso, o monitoramento em tempo real tornou-se um processo fundamental para apoiar a tomada de decisão. 

Afinal, em um contexto em que os dados e as informações estão se tornando cada vez mais indispensáveis no cotidiano das empresas, ter boas ferramentas e mecanismos de atuação para não ficar para trás não é mais um diferencial, mas uma necessidade para manter a competitividade no mercado.

Interessado em saber mais sobre o assunto? Saiba como o monitoramento em tempo real é um dos grandes aliados do gerenciamento de crise. Faça o download do nosso e-book.