Por trás do Projeto Fake News Vs Covid-19

fake news

Qual seria a correlação entre a pandemia da Covid-19 e as fake news? Essa foi a pergunta que guiou os reports especiais da Knewin sobre o novo coronavírus ao longo de 5 meses de 2020.

De 1º de março a 31 de julho, a equipe da Knewin se dedicou a monitorar e analisar diariamente as notícias relacionadas à Covid-19 e às notícias falsas em 4 países da América Latina: Brasil, México, Colômbia e Argentina.

Além disso, também cruzamos essas informações monitoradas com os números oficiais de cada país, bem como com as medidas anunciadas pelos governos. 

Por que iniciamos o Projeto sobre Fake News Vs Covid-19

Um dos nossos propósitos é tornar a informação útil e acessível aos nossos clientes. Em tempos de fake news, isso é fundamental para apoiar marcas na tomada de decisão e para evitar a disseminação de desinformação, principalmente no contexto de uma crise de global de saúde pública e com impacto local.

Aliás, um pouco antes do novo coronavírus chegar ao Brasil, a Knewin fez um levantamento sobre a repercussão do termo fake news na imprensa brasileira entre janeiro de 2017 a janeiro de 2020. O resultado obtido foi que as menções sobre esse assunto cresceram 96% nesse período.

Isso fez com que a nossa equipe ligasse um alerta quando os primeiros casos de Covid-19 começaram a ser notificados de forma oficial no Brasil. Assim, nos perguntamos: será que vai haver uma correlação entre o aumento dos números do novo coronavírus no país e a disseminação de notícias falsas?

Com o tempo, iríamos notar que sim, essa correlação existiria. Inclusive, observaríamos que seriam criadas diversas iniciativas para combater as notícias falsas sobre a pandemia e que a população brasileira ficaria mais consciente sobre o assunto.

Por exemplo, 52,5% dos entrevistados do levantamento da NZN afirmaram que passaram a ter mais cuidado com a veracidade dos conteúdos que consomem no meio digital.

Acesse os balanços do Projeto, com as principais notícias e medidas, clicando nos links abaixo:

Como foi feito o Projeto Covid Vs Fake News da Knewin

A partir da pergunta relacionada à correlação entre notícias falsas e casos do novo coronavírus, a equipe da Knewin selecionou 4 países da América Latina para fazer o levantamento diário: Brasil, Argentina, Colômbia e México.

Com isso, dividimos o estudo em duas etapas: monitoramento de notícias e organização dos dados oficiais (casos, óbitos e medidas anunciadas pelo governo)

1. Monitoramento de notícias

Para fazer o monitoramento das notícias nos 4 países de forma otimizada e abrangente, utilizamos o Knewin News, nossa ferramenta self-service para monitorar e analisar conteúdos jornalísticos em formato impresso, online, rádio e Tv.

Na plataforma, criamos uma busca automatizada para cada país, filtrando com palavras-chave relacionadas à Covid-19 e às fake news e por idioma. Confira o exemplo abaixo da pesquisa do Brasil.

Essa busca automatizada fica salva na plataforma. Com isso, a equipe da Knewin monitorava diariamente as notícias, exportando os conteúdos em excel para, assim, analisar as principais pautas relacionadas à pandemia e às fake news.

Saiba mais sobre o Knewin News clicando aqui.

2. Organização dos dados oficiais

Para fazer o cruzamento das notícias monitoradas com dados oficiais, a nossa equipe, inicialmente, mapeou os canais que estavam sendo utilizados pelos governos para anunciar números de casos e medidas.

Para o Brasil, usamos o site oficial do Ministério da Saúde para acompanhar as últimas medidas e o Dashboard disponibilizado pelo governo para anunciar números de casos, óbitos, suspeitos e, futuramente, curados.

No caso do México, acompanhamos as medidas oficiais no site do governo e no canal do Youtube da Secretaria de Saúde, que divulgava em formato de vídeo os números oficiais.

Para a Argentina, monitoramos as medidas no site oficial do governo, que divide o assunto em duas categorias: boletins diários (com os últimos números da pandemia) e as últimas medidas do governo.

Por sua vez, para acompanhar as informações da Colômbia, monitoramos o Twitter do Ministério da Saúde, canal oficial utilizado pelo governo para informar a população sobre o aumento de casos e as medidas e iniciativas que estavam sendo tomadas para conter a pandemia.

A partir desses dados, eram criados reports para trazer, de forma clara e objetiva, as principais notícias, números e medidas de cada país. Se você não acompanhou esses reports, basta clicar aqui e acessar a nossa página especial do Projeto.

Resultados obtidos com os Reports especiais Covid Vs Fake News

Ao longo de 5 meses, a equipe da Knewin monitorou e analisou mais de 149 mil notícias relacionadas à pandemia e às notícias falsas nos 4 países da América Latina.

Além disso, acompanhou a quantidade de casos e óbitos, que foram aumentando de forma considerável ao longo de 2020, e fez o cálculo de correlação entre os assuntos.

O cálculo de correlação se baseia nos seguintes parâmetros para análise dos resultados:

  • 0.40 a 0.69: Correlação Moderada
  • 0.70 a 0.89: Correlação Forte
  • 0.9 a 1: Correlação Muito Forte 

Abaixo, vamos detalhar os resultados que obtivemos em cada país de março a julho de 2020.

– Brasil

De 1º de março ao dia 31 de julho, os casos de Covid-19 confirmados pelo Governo Nacional passaram de 2 a 2.662.485. Além disso, o número de óbitos também aumentou de 0 para 92.475.

Ao longo dos 153 dias, foram monitoradas 126.859 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas com o apoio do Knewin News, ferramenta de monitoramento de notícias e inteligência artificial, o que dá uma média de 829,14 menções por dia.

Com base em nosso questionamento inicial do Projeto, a correlação entre os assuntos, no final da nossa análise, teve a pontuação de 0,92, mostrando uma correlação muito forte entre o aumento de casos do novo coronavírus no país e a repercussão de notícias falsas na imprensa brasileira.

Para facilitar a visualização desses números, observe o gráfico abaixo que compara, mês a mês, a quantidade de casos e de notícias sobre Covid-19 e fake news.

– Argentina

De 1º de março ao dia 31 de julho, os casos de Covid-19 confirmados pelo Governo Nacional passaram de 0 a 191.302. Além disso, o número de óbitos também aumentou de 0 para 3.543.

Ao longo dos 153 dias, foram monitoradas 7.272 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas com o apoio do Knewin News, ferramenta de monitoramento de notícias e inteligência artificial, o que dá uma média de 47,52 menções por dia.

Com base em nosso questionamento inicial do Projeto, a correlação entre os assuntos, no final da nossa análise, teve a pontuação de 0,70, mostrando uma correlação forte entre o aumento de casos do novo coronavírus no país e a repercussão de notícias falsas na imprensa argentina.

Para facilitar a visualização desses números, observe o gráfico abaixo que compara, mês a mês, a quantidade de casos e de notícias sobre Covid-19 e fake news.

– México

De 1º de março ao dia 31 de julho, os casos de Covid-19 confirmados pelo Governo Nacional passaram de 0 a 424.637. Além disso, o número de óbitos também aumentou de 0 para 46.688.

Ao longo dos 153 dias, foram monitoradas 13.380 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas com o apoio do Knewin News, ferramenta de monitoramento de notícias e inteligência artificial, o que dá uma média de 87,45 menções por dia.

Com base em nosso questionamento inicial do Projeto, a correlação entre os assuntos, no final da nossa análise, teve a pontuação de 0,81, mostrando uma correlação forte entre o aumento de casos do novo coronavírus no país e a repercussão de notícias falsas na imprensa mexicana.

Para facilitar a visualização desses números, observe o gráfico abaixo que compara, mês a mês, a quantidade de casos e de notícias sobre Covid-19 e fake news.

– Colômbia

De 1º de março ao dia 31 de julho, os casos de Covid-19 confirmados pelo Governo Nacional passaram de 0 a 295.508. Além disso, o número de óbitos também aumentou de 0 para 10.105.

Ao longo dos 153 dias, foram monitoradas 1.815 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas com o apoio do Knewin News, ferramenta de monitoramento de notícias e inteligência artificial, o que dá uma média de 11,86 menções por dia.

Com base em nosso questionamento inicial do Projeto, a correlação entre os assuntos, no final da nossa análise, teve a pontuação de 0,72, mostrando uma correlação forte entre o aumento de casos do novo coronavírus no país e a repercussão de notícias falsas na imprensa colombiana.

Para facilitar a visualização desses números, observe o gráfico abaixo que compara, mês a mês, a quantidade de casos e de notícias sobre Covid-19 e fake news.

Com esses resultados, a Knewin oficializa o encerramento do Projeto Especial Covid-19 Vs Fake News e reforça a necessidade dos profissionais de comunicação e das marcas se manterem sempre atentos ao monitoramento de notícias, especialmente em momentos de crise como tem sido o contexto da pandemia do novo coronavírus.

Para manter a sua marca sempre atenta e facilitar o processo de tomada de decisão, conte com o apoio do Knewin News. Solicite uma demo gratuita e conheça o potencial do monitoramento de mídias automatizado e centralizado.

Foto de Knewin

Knewin

Os artigos do blog da Knewin fazem parte do maior portal de gestão de reputação no Brasil e são produzidos pelo nosso time de Marketing. Atuando no mercado desde 2011, reunimos mais de 14 anos de experiência para oferecer conteúdos sobre gestão de reputação, gestão de crise, exposição de marca, monitoramento de mídia, mercado, tendências e concorrentes — sempre com foco em apoiar profissionais de comunicação na tomada de decisões estratégicas.

Assine nossa Newsletter

Receba e-mails com novos conteúdos