7 dicas para se tornar um ótimo profissional de relações públicas

profissional de relações públicas

Ser um ótimo profissional de relações públicas é algo que pessoas que trabalham com assessoria de imprensa desejam. Essa tarefa não é impossível. No entanto, para que essa missão seja cumprida, você pode investir em algumas atitudes simples e poderosas no dia a dia.

7 atitudes para o profissional de relações públicas se destacar no mercado da comunicação

O dia a dia do profissional de relações públicas é corrido e exige muito jogo de cintura. Planejamento de assessoria de imprensa, estratégias para mídias sociais, bom relacionamento com a imprensa, paciência com o cliente, entre outras coisas.

São diversas atividades que se acumulam e geram desgaste emocional. Isso pode afetar o rendimento profissional e abalar a sua imagem no mercado de trabalho.

Como sabemos que não é isso que você deseja, selecionamos 7 dicas para praticar no dia a dia. Elas são simples, poderosas e vão te ajudar a competir no mercado profissional de relações públicas.

Além disso, saiba que as informações mais importantes deste post estão disponíveis em um infográfico que elaboramos para facilitar sua rotina. Para fazer o download, é só clicar aqui.

1. Seja organizado

Organização é palavra-chave para o dia a dia de um profissional de relações públicas. Com diversos cliente para gerenciar, é possível que você se perca e esqueça determinadas atividades.

Então, para evitar que a desorganização abale sua reputação como assessor de imprensa, sempre preze pela organização. Crie cronogramas e anote as tarefas que devem ser executadas.

É possível contar com a tecnologia para facilitar essa missão. As ferramentas Trello e Planilhas Google, por exemplo, permitem que você mantenha uma rotina organizada sem desgastes.

Além disso, você pode assumir o papel do comunicador tradicional e comprar uma agenda para anotar informações importantes. É uma ótima alternativa para manter a rotina organizada e evitar a procrastinação no meio digital.

2. Capacite-se

O mundo da assessoria de imprensa está em constante mudança. São estratégias que aparecem de um dia para o outro e novas técnicas que podem ser aplicadas para potencializar a rotina.

Para competir nessa realidade, é fundamental se preocupar com capacitação. Estar atualizado sobre o universo da assessoria de imprensa é imprescindível para ficar à frente da concorrência profissional.

Fique de olho em cursos livres, pós-graduações e demais eventos da área. Além de proporcionar capacitação profissional, esses momentos permitem que você valorize outro aspecto importante para a assessoria de imprensa: networking.

3. Leia

Qualquer profissional da comunicação deveria valorizar a leitura. Independente se forem livros da área de assessoria ou não. Afinal, o ato de ler traz diversos benefícios à vida.

Ler é uma atividade que permite trabalhar a criatividade. Isso enriquece sua performance como profissional de relações públicas. Já pensou em quantas ideias você pode conquistar em momentos de ócio criativo?

Talvez você diga: “mas eu não tenho tempo para ler”. Saiba que esse momento existe. Pense em quantos minutos você passa no Facebook, por exemplo. É possível substituir as horas na rede social por um bom livro.

Além de permitir que você trabalhe a criatividade e expanda seu vocabulário, leitura significa momento de ócio. Períodos longe do trabalho são essenciais para relaxar e manter o bom rendimento profissional.

4. Otimize a rotina

Profissionais da assessoria de imprensa têm muitas coisas para fazer no dia a dia. Para que as tarefas sejam executadas com sucesso, é necessário buscar alternativas otimizadoras.

Uma das coisas mais interessantes da assessoria de imprensa digital é a possibilidade de contar com a ajuda de softwares. Essas ferramentas são desenvolvidas para facilitar processos que, de forma manual, são complicados.

Então, se você deseja evitar gargalos em sua rotina profissional de relações públicas, invista em softwares voltados para a assessoria de imprensa. NewsStream, Zmonitor, Chat.fuel, Canva e Mindmeister são ótimos exemplos de plataformas para o seu dia a dia.

Sobre essas ferramentas, saiba que o NewsStream é uma plataforma para otimizar o monitoramento de notícias, enquanto o Zmonitor facilita a gestão de mídias sociais.

O Chat.fuel é um software para automatizar o processo de chats em redes sociais, o Canva ajuda profissionais que não são designers a criarem identidade visual e o Mindmeister, por sua vez, é uma ferramenta para facilitar o brainstorming colaborativo de ideias.

5. Mantenha os pés no chão

Assessoria de imprensa envolve a elaboração de planejamento e estratégias para o cliente. Às vezes, você pode se empolgar nesse processo e criar táticas que não são possíveis de concretizar

Para evitar desgastes desnecessários em sua rotina, tenha noção de que é preciso ter calma na hora de decidir estratégias para o cliente. Não esqueça que, muitas vezes, você assessora mais de uma empresa.

Por isso, seja coerente. Estabeleça estratégias poderosas, mas que sejam simples. Por simplicidade, queremos dizer “táticas que podem ser realizadas”. Não adianta você prometer para o cliente que ele vai sair em um determinado jornal em dois dias se isso não vai dar certo.

6. Seja estratégico

Um bom assessor de imprensa sempre pensa à frente do momento. O olhar estratégico é fundamental para a conquista de resultados do cliente e para evitar falhas.

Como é possível fazer isso? Invista tempo para elaborar um planejamento de comunicação para a empresa assessorada. Além disso, não esqueça de criar um plano de gerenciamento de crise. Esses dois pontos são fundamentais para o sucesso profissional.

Se você tiver dúvidas em relação ao planejamento de assessoria de imprensa, saiba que nós criamos um guia com 8 passos para essa estratégia. É só clicar aqui para fazer o download.

7. Tenha paciência

Nossa última dica é essencial para que você tenha sucesso na assessoria de imprensa. Seja paciente. Isso vale para todos os aspectos da rotina profissional.

Tenha paciência com clientes, com jornalistas, com o público e consigo mesmo. É preciso ter noção de que assessoria de imprensa é um trabalho que proporciona resultados a passos curtos. Não é imediato. Explique isso para seu cliente.

Além disso, tenha paciência com mensuração de resultados. Entenda que determinadas ações precisam de um tempo para começar a proporcionar dados satisfatórios.

Também vamos deixar um lembrete. Se as ações não entregarem os resultados esperados, mantenha a calma e não tenha medo de mudar a estratégia. Assessoria de imprensa também significa mudar o caminho do planejamento.

Por fim, não esqueça de fazer o download do nosso infográfico com as principais informações deste post. Nosso material foi elaborado para facilitar a rotina corrida dos assessores de imprensa.