6 dicas para se tornar um ótimo profissional de relações públicas

Ser responsável pela imagem de uma empresa, celebridades, atletas ou instituições e órgãos públicos é uma tarefa que exige conhecimento, capacitação técnica e muita resiliência. Esse é o papel de um profissional de Relações Públicas. 

Leia também:

>> Matriz Swot: estratégia fundamental para relações públicas

>> Agência de relações públicas: 5 questões para perguntar ao seu cliente

>> Como os dados podem fortalecer as relações entre marcas e clientes

Com a evolução exponencial da tecnologia, a multiplicidade de canais digitais e a exigência cada vez maior de solucionar mais de um problema ao mesmo tempo, será que houve grandes mudanças em relação às exigências do mercado? E mais…

O que as pessoas recém-formadas ou estudantes de Comunicação Social estão fazendo para chegarem mais preparadas ao setor?

Não precisa se preocupar! A seguir nós separamos algumas dicas para ajudar quem quiser se tornar um bom profissional de Relações Públicas e para as empresas que não sabem quais características procurar em um candidato de qualidade para suas equipes.

O que muda com a chegada da Geração Z ao mercado de trabalho?

A geração de jovens nascidos entre 1997 e 2010, nativos digitais e que surgiram em meio ao “boom” da Transformação Digital tem um papel fundamental no desenvolvimento e crescimento dos negócios. Afinal, são profissionais que adoram inovar e se sentirem sempre desafiados.

Apesar do senso comum dizer que as pessoas dessa geração não estão muito abertas à conversa, ou se engajam somente em interações virtuais, isso não corresponde à realidade. No contexto do ambiente de trabalho e das relações com líderes e colegas, eles buscam essa troca de ideias. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Meio e Mensagem, 96% dos entrevistados acreditam que um bom líder é aquele que busca o desenvolvimento da sua equipe e compartilhar conhecimento.

Além disso, saber lidar com dados e tecnologia são algumas das atribuições necessárias para ser um ótimo profissional das Relações Públicas. Temas que, em geral,  a Geração Z entende bem. 

Quais são as características de um profissional de Relações Públicas?

A seguir, daremos dicas para você que está entrando no mercado se tornar um ótimo profissional de relações públicas. Vamos lá?

  • Consciência de que é importante otimizar processos

O mundo da comunicação vive em constante mudança. São estratégias que aparecem de um dia para o outro e novas técnicas que podem ser aplicadas para otimizar os processos da sua rotina.  

O profissional de Relações Públicas tem muitas tarefas para fazer e, para que elas sejam executadas com sucesso, é necessário buscar alternativas que otimizem os processos. A tecnologia, sem dúvidas, é o melhor recurso para otimizar processos. 

Uma das características mais interessantes da assessoria de imprensa digital é a possibilidade de contar com o apoio de soluções tecnológicas para implementar a automação e o uso de dados, tornando seu papel muito mais estratégico. 

Saber onde e como encontrar esses recursos é um dos diferenciais de um bom profissional de Relações Públicas.

  • Saber que os dados são seus maiores aliados

Manter a boa imagem de uma empresa é central em qualquer estratégia. 

De acordo com o relatório Intangible Asset Market Value Study (IAMVS), o valor de uma companhia, hoje, é composto por apenas 17% de ativos tangíveis, como produtos e patrimônio. Enquanto isso, os intangíveis, como a marca, processos de qualidade e relacionamento com o cliente, representam 84% de um negócio.

Desde a definição de produtos e serviços até decisões estratégicas, todas as áreas devem usar os dados coletados e analisados para definir como atuar para atingir seus objetivos. Um bom profissional de Relações Públicas precisa saber disso. 

Estudar os dados associados a mídia, seja na imprensa ou nas redes sociais é crucial, pois estes são grandes influenciadores de mercado. Pesquisas mostram que dados mal coletados custam, em média, 30% da receita de uma empresa. 

A consultoria Gartner mostrou que o custo médio da baixa qualidade de dados nas empresas chega a algo entre 9,7 milhões e 14,2 milhões de dólares por ano. Por isso, incorporar o mundo das relações públicas à cultura data-driven é essencial. 

No mundo atual, a ausência de dados reflete um modo antigo de enxergar o trabalho de relações públicas. 

  • Medir resultados para além da centimetragem

A centimetragem foi uma métrica muito relevante no passado, mas atualmente o profissional de Relações Públicas tem infinitas formas mais simples, estratégicas e tecnológicas de medir resultados. 

Estamos falando de uma métrica que foi criada em 1947. Ou seja, os recursos eram escassos e as métricas para analisar o retorno sobre a ação de comunicação eram bem limitadas. Em 2022, a realidade é outra. 

Quanto mais tecnologia e recursos disponíveis, maior a responsabilidade dos especialistas em comunicação trazerem insights estratégicos e informações detalhadas em seus relatórios, como a análise de sentimento, por exemplo.

  • Acompanhar as tendências de mercado

É uma característica fundamental para o profissional de Relações Públicas. Afinal, com o volume de empresas que buscam inovação, sabemos que ficar na zona de conforto nos dias de hoje é sinônimo de fracasso.

Como apontam Salim Ismail, Michael Malone e Yuri Geest no livro “Organizações Exponenciais” , 40% das empresas da Fortune 500 atualmente, não existirão daqui a uma década. 

Sem enxergar as tendências futuras, muitos modelos de negócio que lideram seus setores, podem simplesmente deixar de existir, mas por quê?

A realidade é que muitos líderes ainda estão acomodados às velhas práticas e subestimam a necessidade de antecipar as tendências de mercado. Nos dias de hoje, ser pioneiro não só é um grande desafio, mas tornou-se questão de sobrevivência. 

Por isso, para o profissional de Relações Públicas que está entrando agora no mercado, acompanhar tendências em busca de inovação é um valor que deve estar cristalizado!

  • Manter os pés no chão

Assessoria de imprensa envolve a elaboração de planejamento e estratégias para o cliente. Um erro cometido é, às vezes, se empolgar nesse processo e prometer coisas que não são possíveis de serem entregues. 

Para evitar desgastes desnecessários, tenha noção de que é preciso ter calma na hora de decidir estratégias para o cliente. Não se esqueça que, muitas vezes, você assessora mais de uma empresa. Por isso, seja coerente. 

Estabeleça estratégias poderosas, mas que sejam simples. Afinal, não adianta prometer para o cliente que ele vai sair em um determinado jornal nos próximos dias se você não tem a certeza de que isso irá acontecer. 

  • Fazer uma boa gestão de comunicação antecipativa

A Gestão de Comunicação antecipativa é um modelo de atuação baseado na Inteligência Estratégica Competitiva (IEA), um sistema de monitoramento do ecossistema organizacional que permite prever mudanças no ambiente de negócios.

Primeiramente, investir em sistemas de inteligência permite aumentar a capacidade de entender e antecipar cenários favoráveis ou desfavoráveis para a empresa. Quando falamos em comunicação, isso é essencial.

Ao trabalharmos para identificar antecipadamente necessidades de mercado, mudanças de posicionamento da concorrência, tendências de comportamento do público-alvo ou até mesmo crises iminentes, podemos planejar nossas ações e, assim, agir de forma mais acurada. 

E a maneira mais ágil de desenvolver a Gestão de Comunicação Antecipativa é monitorar de forma sistemática, notícias, redes sociais e demais aspectos que envolvem o relacionamento entre marca, mídia e público.

Neste webinar, você vai encontrar um material interessante sobre o mercado de Relações Públicas:

Conheça nossas soluções

Com as soluções da Knewin, é possível seguir todas essas dicas e reportar os resultados com mais precisão e agilidade. Monitore o desempenho de suas pautas de imprensa nas mídias sociais, avaliando alcance, engajamento e interação dos públicos de interesse, tudo com base em dados. 

Para conhecer as nossas soluções e alavancar o seu desempenho, tornando-se um ótimo profissional de Relações Públicas, clique aqui.