Release para a imprensa não pode ser a base da assessoria digital

Quem trabalha com assessoria já deve ter ouvido esta frase: “dispare um release para a imprensa hoje, porque precisamos aparecer no jornal”. Não pense que isso é um deja-vú. Isso é mais comum do que você imagina.

Muitos clientes e gestores de agência ainda acreditam que o release é a base da comunicação externa na era digital.

No entanto, esse é um pensamento tradicional e que pode estar prejudicando – e muito – os resultados das estratégias executadas em seu dia a dia.

Release para a imprensa é importante, mas existem outras opções

Não vamos negar que a produção e o disparo de release para a imprensa são importantes para a manutenção da comunicação externa de uma empresa. O problema não é colocar essa estratégia no planejamento do cliente, e sim depender apenas disso para a conquista de resultados.

Sabemos que, às vezes, isso nem sempre é sua escolha como assessor de imprensa.

Afinal, você conhece a importância de outras táticas para a comunicação de uma empresa, como gestão de mídias sociais, produção de conteúdo, prática de storytelling, entre outras coisas.

O que acontece é que muitos clientes ou gestores de agências de assessoria ainda estão no degrau da comunicação tradicional. Esse pensamento acaba limitando os resultados para os assessorados.

Com as diversas mudanças que ocorreram na área da comunicação, fechar os olhos para a potencialidade do meio digital significa deixar o cliente atrás da concorrência.

Disparo de release para a imprensa é importante, sim. Mas existem outras possibilidades que fazem da assessoria de imprensa digital uma área profissional poderosa para a imagem dos clientes

3 formas de mostrar que existem muitas coisas além do release para a imprensa

Temos noção de que nem sempre é fácil convencer um gestor de comunicação ou um cliente de que o release para a imprensa não resume o trabalho da assessoria.

No entanto, um dos nossos objetivos aqui no blog é conseguir, aos poucos, mostrar que o meio digital modificou o cenário da assessoria de imprensa, do jornalismo e da publicidade, por exemplo. Não adianta fechar os olhos, precisamos encarar esse novo caminho desafiador.

Para este artigo, selecionamos 3 alternativas para o trabalho do assessor de imprensa digital que não envolvem o disparo de releases e a aparição em jornais.

1. Gestão de mídias sociais

A primeira alternativa para assessores de imprensa não dependerem apenas do disparo de releases é a gestão de mídias sociais.

Os canais digitais de comunicação são ferramentas poderosas para a divulgação de empresas, bem como para a manutenção da imagem das marcas.

Se agências e profissionais valorizassem mais esse aspecto, com certeza não haveria tanto ruído e instabilidade nas relações da assessoria de imprensa digital.

As mídias sociais permitem que seu cliente alcance um público muito mais abrangente e interessado em determinado assunto.

Além disso, os canais de comunicação digital proporcionam outros aspectos interessantes para a assessoria de imprensa: produção de conteúdo próprio, capacidade de engajamento, análise da concorrência, obtenção de dados para mensuração de resultados, entre outras coisas.

Se você ainda quer mais argumentos para valorizar a gestão de mídias sociais, faça o download do nosso infográfico sobre o assunto. É só clicar aqui.

2. Parceria com influenciadores digitais

Outra alternativa à produção de release para a imprensa é a parceria com os influenciadores digitais. Essa estratégia, no atual momento da comunicação social, é uma ferramenta recheada de potencialidade para a imagem das empresas.

Os influenciadores digitais são pessoas conceituadas em diversos canais de comunicação. Existem algumas categorias. A escolha de quem será melhor para fazer parceria depende dos objetivos de seu cliente e do nicho de mercado que ele atua.

Aqui no blog, já publicamos um post sobre esse assunto. Se essa temática ainda é estranha em sua rotina, leia o nosso artigo e aproveite o momento para renovar seu olhar sobre a assessoria de imprensa na era digital.

Colocamos a parceria com influenciadores neste post porque essa estratégia permite que você não dependa apenas de releases para divulgar a imagem do cliente.

Além disso, é uma forma de garantir credibilidade à marca, já que os influencers, como também são chamados, têm um público fiel.

3. Produção de conteúdo para blog

A terceira dica que trazemos neste artigo é a produção de conteúdo para blogs. Essa é uma ferramenta muito aproveitada por usuários comuns no meio digital. No entanto, a estratégia também pode potencializar a imagem das empresas.

A partir da produção de conteúdo próprio, empresas podem trabalhar com estratégias poderosas como o Inbound Marketing. Essa ferramenta ajuda a educar o leitor em relação aos problemas e às soluções, bem como facilita a captação de novos leads.

Além de tudo isso, a produção de conteúdo para blogs proporciona o ranqueamento no Google. Claro que isso depende de estratégias de SEO e, acima de tudo, de materiais de qualidade e que acrescentam algo à vida do usuário. Vale a tentativa.

Para conhecer outras estratégias além do disparo de release para a imprensa, sugerimos o download do nosso e-book Produção de conteúdo: 7 formas de produzir conteúdo de qualidade na assessoria de imprensa digital.