Satisfação do cliente: tecnologia a serviço da assessoria de imprensa

Alcançar a satisfação do cliente é o objetivo de toda e qualquer empresa. Na área da comunicação, que não lida diretamente com números tangíveis, fazer o assessorado reconhecer o valor do trabalho de assessoria é uma tarefa difícil. Apresentar resultados periodicamente é uma forma de manter os clientes e de reforçar a importância da comunicação para o crescimento da empresa.

As tecnologias aplicadas à assessoria de imprensa ajudam a encontrar esses resultados e a mensurá-los. Ferramentas especializadas auxiliam desde a gestão da agência de comunicação, como na organização de tarefas e checklists, até o monitoramento de veículos e notícias dos assessorados. E, quanto mais refinadas as buscas, maiores são as  chances de encontrar notícias sobre o cliente.

A tecnologia de monitoramento de veículos é o primeiro passo para se alcançar a satisfação do cliente. Isso porque determina em quais meios de comunicação o assessorado teve visibilidade. O clipping é, portanto, a principal forma de entregar e medir resultados.

Plataforma de clipping e a satisfação do cliente

A quantidade de notícias divulgadas na internet e reproduzidas em diversos canais, inclusive nas redes sociais, é incalculável. Se monitorar os veículos online de informação já é complicado, imagina monitorar isso tudo e mais os canais impressos? A tarefa fica ainda mais complexa.

A plataforma de clipping tem exatamente o objetivo de facilitar e agilizar essa busca e a indexação de notícias. Quanto maior o número de notícias sobre o cliente, melhor o desempenho do assessor de imprensa e, consequentemente, maior é o nível de satisfação do assessorado. Pelo menos em parte, essa é a lógica.

Mas, a tecnologia de monitoramento faz mais do que isso. Ela possibilita que o assessor de imprensa realize pesquisas sobre a área de interesse do seu cliente e também a do veículo que ele pretende emplacar. Com essas informações alinhadas ao planejamento estratégico de comunicação, as chances de o assessorado ser divulgado exatamente onde ele quer, aumentam, e muito. Mais do que um fator para agregar satisfação do cliente com o trabalho realizado pela assessoria, o clipping permite:

  1. Viabilizar as análises qualitativa e quantitativa do que foi publicado sobre o cliente.
  2. Acompanhar os segmentos de interesse e as áreas mais importantes para o assessorado. Assuntos que, de alguma forma, podem auxiliar na sua estratégia de comunicação.
  3. Monitorar a concorrência e saber o que está sendo divulgado sobre aqueles que têm a atenção do assessorado.
  4. Avaliar a imagem do cliente e seu porta-voz. Nem todas as notícias são positivas e parte do trabalho do assessor de imprensa é acompanhar a exposição e o que a mídia e o público pensam sobre o cliente.
  5. Encontrar novas possibilidades de pautas. Quando você monitora os veículos, os assuntos que mais são divulgados e aqueles pouco explorados, é possível descobrir novas oportunidades para emplacar o cliente.

Dica de ferramenta de clipagem

Uma plataforma de clipping, como o Knewin Monitoring, tem uma abrangência muito maior de pesquisa e possibilita agilizar e qualificar o seu trabalho. Além disso, a tecnologia proporciona a automatização das notícias para a elaboração do relatório de assessoria de imprensa. O relatório, no final, é um apanhado de tudo o que foi divulgado e de novas estratégias para inserção na mídia. Isso contribui para a avaliação do resultado e para um trabalho que garanta a retenção do cliente.